Automação: qual a importância para sua empresa?

Precisamos falar sobre automação de marketing. Ela pode ser definida como: uso de softwares para executar tarefas e fazer gestão de marketing de maneira mais eficiente e organizada.

É através da automação de marketing que você consegue acompanhar, identificar e agir de forma personalizada para seu público. A automação de marketing irá permitir que você melhore o relacionamento com seu público e aumente suas vendas. Para conseguir se movimentar dessa maneira deve entender e trabalhar profundamente os interesses do seu lead e seu estágio no funil de vendas.

Quero deixar bem claro que automação de marketing é uma ferramenta maravilhosa, mas ainda não é milagreira. Não adianta ter um baita software de automação sem uma equipe preparada para pensar suas campanhas, conhecer e converter seus leads, ok? Assim como toda tática de marketing, a automação também não é infalível, por isso a equipe é fundamental.

Mas, afinal, qual é a importância da automação?

A automação vai permitir a criação de ações de marketing personalizadas. Eles podem atingir sua base de potenciais clientes por meio de diferentes canais de comunicação online. Porém, o papel dela vai muito além disso, trazendo uma serie de benefícios para as empresas, tais como:

Nutrição de leads

Construir uma base sólida e relevante é um dos primeiros passos percorridos pela equipe de marketing digital. Aqui, o papel da automação não é apenas convertê-los, mas também seguir trabalhando com aqueles que ainda não estão prontos para a compra. Com o processo automatizado, ele segue mandando novos conteúdos. Esses têm de estar diretamente relacionados com o momento do lead na jornada de compra.

Portanto, se ele ainda não estiver pronto para ser convertido, a automação te ajuda a fomentar o relacionamento com o cliente em potencial, procurando educa-los e trazer cada vez mais informações para gerar demandas. Mesmo que seja uma questão de timing, a automação te torna cada vez mais próximo, assim quando o momento da compra finalmente chegar, você será a primeira opção.

Eficiência no funil

Toda compra é um processo, certo? Já citamos a jornada do cliente aqui no blog. Cada processo é único e conforme o consumidor vai avançando as etapas de sua jornada, ganha os requisitos necessários para a próxima. Com um processo de automação estruturado, você consegue identificar com facilidade em qual estágio ele se encontra.

O trabalho da automação chega a ir além disso. Ela mapeia os interesses daquela pessoa e envia os conteúdos mais adequados a ela, fazendo com o lead caminhe na sua jornada de compra. Por isso, seu funil de vendas irá se movimentar com maior rapidez e assertividade.

Tickets mais caros

A automação de marketing nutre sua base, correto? Então é bom estar ciente de que quanto mais eles aprendem sobre o assunto e sua importância, mais entendem o quanto seu produto é necessário. Leads maduros geram tickets maiores.

Dentro das campanhas de automação, conseguimos segmentar as campanhas, criando funis diferenciados para cada persona. O resultado dessa prática são potenciais clientes mais maduros, com alta probabilidade de gerar um ticket ainda maior e uma eficiência extremamente alta. Resultando em um melhor relacionamento entre público e empresa.

Esses são apenas alguns benefícios que a automação de campanhas pode trazer para seu time. Quer saber mais sobre? Entre em contato conosco!

Para ver mais de nossos conteúdos, clica aqui!

Abraços,

Equipe Thatto

Fernanda Pilão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *