Call To Action: faça bom uso dessa ferramenta

Vamos começar com a seguinte pergunta: o que é Call To Action?

Diariamente, somos impactados por milhares de mensagens de diferentes contextos em diversos ambientes. Muitas delas são apenas palavras com uma sugestão para o que devemos fazer e como interagir com certos objetos ou ambientes. Vou dar um exemplo, elas vêm mais ou menos assim:

“Puxe”

“Empurre”

“Aberto”

“Não entre”

“Pare”

Todas essas palavras estão naquele modo verbal, o imperativo, e contam pra gente o que fazer naquele momento. Bem, no meio digital não poderia ser muito diferente, certo? É aí que entra o Call To Action. O CTA serve de sugestão e indicador para mostrar ao cliente o que você gostaria que ele fizesse a seguir. Geralmente, eles dizem:

“Fale Conosco”

“Ligue agora”

“Mande um e-mail”

Resumindo, o Call To Action é uma ponte entre o consumidor e o que você gostaria que ele fizesse. O CTA colabora no processo de conversão do lead aplicando um conceito chamada AIDA (Atenção > Interesse > Desejo > Ação). De acordo com esse conceito, quando estamos em um processo de compra, passamos por todos esses momentos até chegarmos na ação. Os botões de CTAs são muito importantes nas etapas de Atenção, Interesse e Ação.

Agora, como podemos utilizar o Call To Action dentro das nossas estratégias digitais?

Em primeiro lugar, temos que desenvolver um textinho bem atraente para ele. Por mais que os mais comuns sejam “Fale Conosco” e “Clique Aqui”, esses não são os melhores exemplos, já que a ideia é justamente criar uma curiosidade.

Em segundo lugar, sempre temos que utilizar o CTA com um contexto. Ele nunca pode estar sozinho, sem nada para explicar o porque ele está ali em primeiro lugar. O Call To Action precisa sempre estar junto de um texto, ou um parágrafo, e até mesmo com uma frase que dê qualquer tipo de explicação sobre ele.

É obrigatório, que o Call To Action esteja sempre junto ao seu conteúdo, em qualquer página de blog, site e rede social, em um local chamativo da página. Além disso, tem de ser chamativo, com uma cor ou fonte diferente para atrair o olhar do leitor. Procure ser específico para que seu cliente saiba no que ele está clicando. Também é interessante criar um tom de urgência, para incentivar o consumidor e mostrar a rapidez de serviço. Pode colocar preços ou porcentagem de descontos. Assim, seu leitor tem noção do bom negócio que está fazendo.

Importante: sempre se certifique de que ele seja a coisa mais chamativa da sua página. Sublinhe links, coloque botões em 3D, e coloridos também. E, claro, tenha certeza do que está oferecendo.

Adorou o texto, quer utilizar os CTAs, mas ainda não tem uma estratégia pronta para começar? Fala com a gente! A Thatto pode ajudar você com isso!

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Abraços,

Equipe Thatto

Fernanda Pilão

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