Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home1/thatto07/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home1/thatto07/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home1/thatto07/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home1/thatto07/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home1/thatto07/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

11 dicas para um catálogo impresso de sucesso

11 dicas para um catálogo impresso de sucesso

É comum que as empresas nasçam com o objetivo de oferecer mais do que um serviço e/ou produtos. Conforme o tempo vai passando, é comum que esse número aumente cada vez mais, conforme suas demandas vão aumentando.

No entanto, diversos produtos sofrem com a falta de visibilidade. Também pode acontecer que consumidores fiquem perdidos e confusos ao buscar pelo que querem na sua empresa.

Indo ainda mais além, existem aqueles momentos de crescimento e expansão de negócios, onde você não está buscando somente consumidores. Na verdade, quer apresentar seus produtos e/ou serviços para investidores ou revendedores, onde ter um material gráfico organizado oferece praticidade e maior chance de fechamento de propostas.

Uma forma de resolver todas essas questões, o ideal é fazer um investimento em um catálogo impresso. Ela indicará todas as informações que o público precisa saber sobre seu produto, e o incentivo-lo a adquiri-lo.

Um catálogo impresso é uma peça gráfica elaborada com fotos, textos, ilustrações e outros elementos que tem como principal objetivo apresentar aos diferentes públicos os produtos/serviços de uma empresa. Por esse motivo, desde o momento que os produtos são categorizados para entrar em um catálogo, até a impressão e distribuição merecem cuidado especial para que ele cumpra sua função.

Essencial para garantir que todas as informações estejam alinhadas com o objetivo e identidade da empresa, o design para catálogo impresso utiliza ferramentas como a edição de fotos, organização do layout, seleção de cores e tipografia e outros elementos para criar a peça gráfica ideal.

Se você ainda tem dúvidas se um catálogo impresso é uma boa ideia para o seu negócio, vamos falar sobre algumas vantagens que ele vai trazer para a sua marca:

Visibilidade de produtos – da mesma forma que uma vitrine de uma loja do varejo ou um e-commerce, o catálogo impresso é uma forma de estratégia de marketing e vendas. Por meio dele, você consegue mostrar seus produtos e linhas, além de apresentar e/ou reforçar sua marca aos consumidores. É comum a utilização deste tipo de material para revendas.

Potencializar o valor agregado – além do produto, o catálogo impresso vai seguir a identidade visual da sua marca e, de acordo com o nicho do mercado, é possível personalizar diferentes tamanhos, formatos de paginação, tipos de impressão, tipo de papel e etc. Trata-se de um espaço para exposição da trajetória da empresa, conceito de criação de produtos entre outros.

Aumentar o potencial competitivo – contar com um belo catálogo de produtos é um fator que ajuda a aumentar o diferencial competitivo. Além do caráter utilitário, esse material gráfico tem o potencial de encantamento através de uma experiência sensorial.

Com todas essas vantagens explicadas, você já deve estar pensando em fazer o seu próprio catálogo impresso, não é mesmo? Então, separamos onze dicas para o seu catálogo impresso.

Confira onze dicas para o seu catálogo impresso!

dicas de catálogo impresso

  1. Invista na qualidade das imagens! Contrate um fotógrafo ou, pelo menos, tenha um bom equipamento. Cuidado com a economia, ela pode ser uma armadilha! Então, sempre procure os melhores parceiros especializados para criar a arte e diagramar, ou seja, distribuir as fotos e textos de forma harmoniosa e no espaço do papel. A diagramação precisa ser clara e arejada. Os profissionais de design entendem quais os tipos de letras são mais adequados para o seu catálogo impresso e irão combinar a sua identidade visual com o conteúdo dele;
  2. Evite sempre colocar muitos produtos na mesma página para não poluir demais o seu catálogo impresso. Separe sempre os produtos por linha/categoria. Assim, o leitor irá encontrar muito mais facilmente o que está procurando;
  3. Preste MUITA atenção ao português! Gramática, ortografia, acentuação e pontuação, revise quantas vezes for necessário e, antes de mandar para a impressão, garanta que não há nenhum erro. Nada tira mais credibilidade de uma marca do que erros de português;
  4. Na hora de colocar os preços, a atenção deve ser redobrada! O Código de Defesa do Consumidor obriga toda e qualquer empresa a cumprir todas as informações que estão em peças publicitárias;
  5. Torne o seu catálogo impresso ainda mais atraente para o público! Inclua conteúdos extras para seus clientes, coisas como dicas, receitas, matérias, formas de usar os produtos entre outros. Essas informações vão trazer mais proximidade entre você e o seu cliente;
  6. Use formas, cores e outros destaques, para colocar em evidência informações sobre o seu produto. Essa é uma forma de chamar a atenção dos clientes para produtos que você quer que tenham mais importância;
  7. A qualidade do papel é um assunto único e fundamental na hora de pensar em um catálogo impresso. Dê preferência para papéis como o papel vegetal, papel couchê e papel diamond;
  8. Invista na tiragem certa e sempre verifique a saída de edição anterior para ter uma ideia da quantidade para o próximo lote;
  9. Em sua loja física sempre tenha os produtos que estão em maior destaque no catálogo no estoque;
  10. Cuide da distribuição para que ela cumpra o seu objetivo. Trazer clientes ou investidores ou, até mesmo, revendedores;
  11. Na hora de montar o conteúdo do seu catálogo impresso, pense em seu público-alvo antes de começar qualquer coisa. Essa é nossa última dica do dia, mas é essencial para o sucesso da sua estratégia.

Depois de todas essas dicas, você está pronto para construir o seu catálogo impresso! Fale com a Publiks, nós podemos te ajudar a montar o catálogo que você precisa para a sua marca.

Converse com a gente!