5 coisas que você precisa saber para ter o catálogo promocional perfeito!

5 coisas que você precisa saber para ter o catálogo promocional perfeito!

Confira algumas dicas para ter um catálogo promocional perfeito para sua empresa!

Toda empresa (seja ela grande ou pequena) tem um objetivo: vender. Para aquelas que possuem uma ampla gama de produtos ou serviços e necessitam apresentá-los para seus clientes de alguma forma, o catálogo promocional é o material perfeito. Essa peça ajuda a divulgar as empresas, atrair novos clientes, aumentar as vendas e ainda oferece suporte aos vendedores para apresentações comerciais. 

Se você também planeja criar esse tipo de material em seu negócio, saiba que as vantagens são muitas. Aqui estão algumas etapas e coisas que você precisa ter em mente ao desenvolver um catálogo promocional. Essas dicas vão ajudá-lo a maximizar as vendas e fazer a peça perfeita!

Entenda como ter o catálogo promocional perfeito

Os benefícios de ter um catálogo promocional são para empresas de qualquer porte. Para ele ser efetivo, no entanto, é necessário planejar todos os detalhes, elaborar bem o conteúdo e contar com materiais de qualidade. Por isso, apresentamos abaixo tudo que o seu catálogo promocional precisa ter para passar uma boa imagem e ajudar a aumentar aspe vendas.

1. Design planejado

O design de um catálogo promocional perfeito é composto por diversos elementos que vão desde as imagens atraentes, layouts bem pensados e até a organização adequada das caixas de texto. Por isso, tudo deve ser muito bem pensado e planejado antes de começar.

É necessário ainda conhecer bem o produto e o público para adaptar a arte. Um catálogo promocional de uma loja de roupas masculina é bem diferente de uma rede de lojas de departamento. O catálogo deve seguir tanto a identidade visual da marca como também o gosto dos clientes.

2. Uma imagem vale mais que mil palavras…

O seu catálogo deverá ser preenchido com imagens atrativas e profissionais. A menos que você seja um expert em fotografia, é melhor contratar um profissional para o trabalho. Quando o seu cliente tiver o catálogo em mãos, as imagens serão a primeira coisa que ele irá observar, por isso é essencial que elas incentivem o leitor a comprar.

Se, por algum motivo, você precisar tirar as fotos sozinho, configure a câmera para a melhor resolução possível. Fotografe os produtos individualmente em um fundo claro e estude sobre posições e iluminações para obter bons resultados.

3. … mas as palavras também importam!

É importante saber ainda que você vai precisar explorar ao máximo o seu produto. Todos os recursos e informações contam e isso inclui desde os seus benefícios até especificações técnicas e preço.

Para um redator, pode ser tentador escrever parágrafos longos, com informações completas sobre cada produto. Porém, diferente de uma publicação digital, o espaço do catálogo promocional é limitado. O cliente precisa apenas das informações que o ajudarão a tomar uma decisão. 

4. Tamanho do catálogo promocional perfeito

Ao criar esse material, deixe espaço suficiente para que todas as ofertas sejam incluídas, destacando os principais produtos e serviços. O catálogo promocional precisa ser longo o suficiente para fornecer as informações de que os leitores precisam, mas curto o bastante para não se tornar cansativo.

Inclua ainda o sumário, páginas informativas adicionais como histórico da empresa e matérias editoriais relacionadas ao seu mercado. Certifique-se de que a paginação esteja adequada e coloque o número de telefone e site nas folhas.

5. O que funcionou?

Em algum momento, você precisará analisar como foi o desempenho do seu catálogo. Afinal, se esse material exigiu tempo e dinheiro, é essencial que ele apresente os resultados esperados. 

Estude quais produtos venderam bem e quais não conseguiram ganhar tanta força. Onde eles estavam localizados no catálogo? Como foi realizada a compra? Busque feedback tanto dos seus vendedores como também dos clientes. Assim, na próxima vez que for realizar um catálogo promocional, já saberá o que deve ser mantido, excluído ou alterado.


Há bastante trabalho envolvido na montagem de um catálogo, mas você não precisa fazer tudo sozinho. Conte com a Publiks para criar um catálogo promocional perfeito para o seu negócio. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Converse com a gente!