Catálogo Digital: 7 benefícios contra a concorrência

Catálogo Digital: 7 benefícios contra a concorrência

Com o avanço da tecnologia, está cada vez mais comum o uso dos tablets e smartphones para auxiliar o trabalho da força de venda. Por isso, cada vez mais empresas têm optado por um catálogo digital como forma de apresentar seu mix de ofertas ao mercado.

Catálogo digital, que também é conhecido como catálogo virtual, é uma ferramenta utilizada para apresentar os produtos de uma empresa em formato digital, composta por uma combinação gráfica (imagens, vídeos e textos que oferecem descrições e informações adicionais detalhadas).

O catálogo digital é uma solução que pode ser usada para os mais diversos segmentos de mercado. Toda empresa que comercialize produtos pode obter diversas vantagens ao contar com um bom catálogo digital.

Além de tudo isso, catálogo digital permite parametrizações conforme as necessidades da empresa. Por exemplo, é possível sincronizar a plataforma com um sistema de emissão de pedidos de vendas e inserir itens no pedido diretamente a partir do catálogo, segmentar os itens por regiões (filiais, unidades de negócio, representantes etc.), criar e controlar permissões de acesso (gestão da informação), entre outras vantagens que apresentamos a seguir.

Os sete benefícios que o catálogo digital traz para sua empresa

benefícios do catálogo digital

O catálogo digital traz uma série de vantagens à gestão comercial das empresas, da redução de custos até a mobilidade para a força de vendas, passando pela modernização dos processos e conferindo um verniz de sofisticação.

1 – Redução de custos

Empresas que trabalham com catálogos impressos, geralmente, gastam muito com a impressão. É necessário refazer o material de tempos em tempos, e esse processo é mais longo, certo? É preciso revisar, aprovar mais uma vez, imprimi-lo e enviá-lo aos vendedores e/ou representantes – e tudo isso tem um custo maior.

Com o catálogo digital, esses investimentos não serão mais necessários e ainda podem ser direcionados para ações mais produtivas de marketing e em outras necessidades de gestão comercial.

2 – Apresentação de produtos infinita

Diferentemente do que ocorre com os catálogos impressos, em PDF e até mesmo PPT, por exemplo, no catálogo digital não existe limite para inserção de itens a serem exibidos. O que significa isso? Isso significa que, conforme novos produtos são criados ou incorporados à empresa, inseri-los no catálogo é rápido, fácil e seguro.

Além disso, uma vez que exista uma inserção, os vendedores têm a atualização imediata, o que evita a perda de vendas por falta de apresentação, por exemplo. Da mesma forma, quando um item é descontinuado, ele pode ser retirado do catálogo imediatamente. Atualização de produtos praticamente em tempo real, diferente do catálogo impresso, que é necessário refazer e reimprimir o material.

3 – Acessibilidade e mobilidade

Não importa onde o vendedor esteja, nem com que dispositivo móvel ele trabalha, tablet ou smartphone: com uma boa plataforma de catálogo digital ele terá acesso ao mix de produtos para apresentar aos seus clientes.

Isso representa um salto muito significativo no conforto dos profissionais, uma vez que eles não precisam mais carregar materiais impressos ou se preocupar com apresentações arquivadas em seus equipamentos.

Inclusive, um mesmo profissional pode ter diversos catálogos virtuais em um único dispositivo – o que é excelente para atacadistas distribuidores que contam com várias linhas de produtos.

4 – Controle das informações

Por fim, outra grande vantagem do catálogo digital para a gestão comercial é o controle das informações. Diferentemente do que acontece nos materiais impressos, que podem ficar com informações defasadas, nesta ferramenta é possível realizar alterações a qualquer momento.

5 – Funcionalidade na emissão de pedidos

Além de ser um catálogo, permite emitir pedidos. Uma das vantagens mais interessantes, porque auxiliam na hora da venda. Além disso, a empresa ganha mais controle sobre quem pode acessar cada funcionalidade do catálogo. É possível, por exemplo, evitar que um vendedor do norte do país acabe fechando um pedido com preços praticados no sul.

6 – Praticidade na busca das informações

Outra vantagem é que o catálogo digital e permite a localização rápida de determinados itens no seu sistema, além de contar pontos com o cliente. Normalmente, os clientes associam o uso de gadgets com uma percepção positiva do representante, que é visto como alguém que está ligado nas tendências.

Ao invés de folhear um livro impresso, os vendedores podem consultar categorias, digitar o nome ou o código dos produtos e ter os dados que necessitam. Assim, vender mais fica muito mais fácil e até divertido com um catálogo digital.

7 – Potencializa vendas

Um bom catálogo digital, ajuda os vendedores a conseguirem impressionar seus clientes, que possam ver a empresa como inovadora e antenada aos movimentos tecnológico, isso gera confiança e contribui para uma boa experiência de compra.

Além disso, com a certeza de que informações relativas a preços e características dos produtos, inclusive com imagens que podem ser ampliadas e vídeos, estão sempre atualizados, os profissionais de vendas se sentem mais confiantes e ganham tempo, pois o catálogo está sempre organizado.

8 – Mensuração de resultados

Com o catálogo de produtos digital é possível mensurar os resultados por meio dos relatórios de uso. Hoje já existem no mercado, aplicativos que fornecem: quantidade de downloads por edição, quais páginas foram mais acessadas, além dos sistemas operacionais mais utilizados. Essas informações são valiosas para auxiliar nas estratégias de marketing.

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