Um catálogo impresso de produtos é uma ótima forma de conquistar um cliente, principalmente se ele for criativo e bem elaborado. Afinal, um catálogo impresso de divulgação é uma ferramenta de marketing importante para a empresa apresentar o que tem de melhor para oferecer.
A impressão de catálogo leva ao comprador a oportunidade de conhecer melhor os artigos da marca, para que ele possa fazer comparações e estudar a compra. Além de detalhar a qualidade e as características de cada mercadoria, um catálogo impresso também ajuda a informar sobre as vantagens de realizar um bom negócio.
Entretanto, se não souber como criar catálogos bons poderá perder potenciais consumidores, que não se sentirão motivados para realizar uma compra através de um catálogo de produtos com informações confusas e insuficientes.
Para efetuar boas vendas, não basta fazer um catálogo impresso de qualquer jeito e sair distribuindo por aí, é preciso ter conhecimento de como fazer um catálogo de qualidade que seja atrativo e eficaz.
Por isso, na hora de criar um catálogo impresso é importante selecionar um bom papel para a capa e para o miolo e definir seu acabamento. Também é aconselhável criar o catálogo com códigos diferentes para os produtos, definir as possibilidades de adquirir artigos de cores e formas diferentes, separar as informações do catálogo impresso por categorias e incluir uma foto ou ilustração para indicar facilmente o produto.
Também é importante entender o tamanho ideal de um catálogo é preciso avaliar quais são os formatos de catálogo que vai comportar toda a informação que você precisa entregar para os seus consumidores. Além disso, ele precisa ser prático para ser entregue em determinada ocasião.
Sete motivos para fazer um catálogo impresso
Se você ainda está em dúvidas se este é o momento ideal para criar um catálogo impresso para sua empresa, veja alguns pontos que podem te ajudar nessa decisão. O principal deles tem a ver com o custo-benefício, ainda que a produção desse tipo de material gráfico, impresso ou digital, envolva uma atenção maior. Veja alguns motivos:
Visibilidade de produtos – assim como a vitrine de um ponto de venda ou e-commerce, o catálogo é utilizado para estratégia de marketing e vendas. Através dele, é possível revelar seus produtos e linhas, além de apresentar e/ou reforçar sua marca aos consumidores. É comum a utilização deste tipo de material para revendas.
Potencializar o valor agregado – além do produto, o catálogo segue a identidade da marca e, de acordo com o nicho de mercado, é possível personalizar diferentes tamanhos, formatos de paginação, tipos de impressão, tipo de papel (se impresso) e etc. Trata-se de um espaço para exposição da trajetória da empresa, conceito de criação de produtos etc.
Melhorar a organização e categorização – a organização de um catálogo auxilia a categorizar em linhas de produtos ou modalidades de serviço, bastante úteis quando é necessário realizar apresentação de propostas com descrição de informações técnicas. Os capítulos do catálogo podem ser divididos em linhas de produtos, utilidade e outras formas de categorização que facilitem a visualização dos produtos.
Aumentar o potencial competitivo – contar com um belo catálogo de produtos é um fator que ajuda a aumentar o diferencial competitivo. Além do caráter utilitário, esse material gráfico tem o potencial de encantamento através de uma experiência sensorial.
Apresentação corporativa – esse tipo de peça gráfica serve como uma espécie de portfólio para apresentação dos produtos e serviços da sua empresa durante reuniões, feiras, congressos e outros tipos de eventos.
Esse tipo de uso permite demonstrar profissionalismo, criar aproximação com futuros clientes, representantes e até mesmo investidores, quando necessário. Nesse caso, além dos produtos, é necessário que o catálogo contenha informações gerais sobre a empresa, como um breve histórico e formas de contato. Já em situações de apresentação para investidores, é possível inserir ainda informações técnicas sobre a empresa, relatórios, balanços e gráficos que deem suporte a uma apresentação completa e dinâmica.
Divulgação de linhas novas – na ocasião do lançamento de uma nova linha de produtos, o catálogo de produtos é um item complementar que pode fazer toda a diferença para apresentação ao cliente, podendo ser distribuídos no ponto de venda ou mesmo oferecido à veículos de imprensa como press kits. O cuidado com a produção desse material com relação ao conceito da marca e sazonalidade também são pontos importantes para garantir a viabilidade.
Distribuição ao público alvo – é comum que a distribuição de catálogos seja feita em pontos de venda ou enviadas diretamente para os clientes através de malas diretas. Nesses casos, pode-se criar uma embalagem especial personalizada com a identidade aplicada ao catálogos. Além de agregar valor ao catálogo, o impacto desse detalhe pode ser extremamente positivo para a lembrança da marca.
Um catálogo de produtos é essencial e não somente para mostrar produtos, mas também para agregar valor a uma marca. Principalmente no impresso, a qualidade é o elemento primordial na hora de criar um projeto gráfico que encante seus consumidores.