O catálogo de maquiagem e outros cosméticos é um dos formatos de catálogos mais comuns e faz muito sucesso com o público. Hoje em dia, ele é o principal material para as forças de venda das marcas de cosméticos. Ele é um material muito efetivo na hora das vendas.
Além dos próprios produtos, é interessante que o catálogo de maquiagem traga alguns conteúdos extras, como tendências e dicas. Por estar ligado ao segmento de moda e beleza, o catálogo de cosméticos costuma ter uma criação um pouco mais diversificada com relação aos outros segmentos.
É possível que exista uma liberdade para criar um design mais moderno, arrojado e sofisticado, seguindo a identidade visual e os valores da marca.
Para criar um catálogo de maquiagem atraente, separamos umas dicas!
Capa bem feita
Assim como as revistas, o catálogo de maquiagem precisa ter uma capa capaz de chamar certa atenção, pois é ela que vai gerar a primeira impressão e conduzir o olhar do público com relação ao seu negócio. Uma capa bonita e bem feita gera mais credibilidade.
Aposte na sazonalidade e nas datas comemorativas
Para montar o seu catálogo de maquiagem, é interessante deixar em evidência os itens da estação ou daquela data comemorativa do momento. No Natal você pode criar um layout com decorações natalinas e expor maquiagens de festa, por exemplo. Nesse nicho também é bom explorar o dia das mulheres, dia das mães e dia dos namorados, sempre criando um design que remeta às datas e/ou estações do ano e dando destaque aos produtos que são mais procurados nessa época.
Imagens profissionais
As imagens são o carro-chefe do catálogo de maquiagem, pois são usadas tanto fotos dos produtos quanto de modelos demonstrando-os. Para não ter problemas, no momento de criar o material, é ideal contar com a ajuda de uma empresa especializada em catálogos que faça fotografias profissionais ou possua um banco atualizado.
Dividir por linhas ou tendências
Para organizar e deixar o visual mais agradável é necessário diagramar usando alguma lógica para dispor os cosméticos nas páginas. Para isso, você pode separar por linhas de tratamento, áreas do corpo ou tendências sazonais.
Ofereça dicas
O catálogo de cosméticos fica ainda mais interessante quando tem conteúdo editorial em forma de pequenos textos informativos ou dicas. Esse formato dá mais dinamismo para a peça gráfica que não fica presa somente na exposição das mercadorias.
Explore os elementos gráficos
Ninguém gosta de catálogo sem graça! Quando for criar o seu, conte com um designer experiente que saiba quais ícones, cores e grafismos usar em cada página do seu catálogo de cosméticos. Esse profissional saberá otimizar o espaço para dispor de forma harmoniosa os itens, as imagens, os textos e demais elementos capazes de dar mais vida para o material.
Tamanho adequado
Você pode escolher um tamanho conveniente para seu catálogo quando ele estiver fechado. Um catálogo de maquiagem não pode ser difícil de manusear e de carregar. Isso ajuda a não criar frustração entre os clientes por não ter uma boa visualização das imagens.
Quantidade de páginas
Seu catálogo precisa ser longo o suficiente para dar aos seus clientes as informações necessárias. Mas, ele não pode ser longo demais, porque isso tira o interesse deles e pode acabar afogando eles em detalhes excessivos.
Crie um índice
Seja ele impresso ou digital. Procure criar um índice para organizar melhor e facilitar a busca do seu cliente pelo produto que ele está procurando. Se você estiver fazendo um catálogo impresso, procure manter o índice simples e claro. Se o catálogo for digital, insira hiperlinks no sumário e pense em outras funções interessantes, como zoom, facilidade de compartilhamento via redes sociais e contato com a sua loja.
Para você ter algumas referências interessantes na hora de criar o seu catálogo de maquiagem, trouxemos os cinco catálogos de maquiagem mais famosos do segmento.
Catálogo da Avon
O catálogo da marca de maquiagens, Avon, é um dos mais famosos com os consumidores. Eles ajudaram a difundir a marca de uma forma que ele se transformou em mais do que apenas um catálogo de maquiagem e atualmente, ele já tem uma variedade de produtos muito maior do que apenas maquiagem. De roupas a produtos de casa.
Catálogo O Boticário
Outro catálogo que pode ser considerado um ótimo exemplo de catálogo de cosméticos, sua marca foi bastante difundida. E o catálogo é uma potente ferramenta para quem quer trabalhar com as revendas de cosméticos.
Catálogo Hinode
Os catálogos podem funcionar também como cartão de visitas, provendo informações essenciais para seus clientes. Um exemplo é o catálogo da marca Hinode, que foi atualizado e se tornou uma revista de beleza, com dicas para as clientes cuidarem da pele e ficar ainda mais atrativo.
Com essas dicas, você vai conseguir criar o melhor catálogo de maquiagem possível para sua marca! Se precisa fazer seu catálogo, fale com a Publiks! Somos especialistas na criação de catálogos digitais e impressos.