O catálogo online é uma versão digitalizada do seu catálogo impresso. Mesmo que você esteja se perguntando porque ter uma versão online de um catálogo que você já possui impresso, é importante que você entenda que ele é muito importante para impulsionar vendas e alcançar novos potenciais clientes.
Para a gestão comercial das empresas, o catálogo online traz uma série de vantagens, desde redução de gastos até a mobilidade para a força de vendas, passando pela modernização dos processos e conferindo um toque de sofisticação.
Também conhecido como catálogo digital ou catálogo virtual, o catálogo digital é uma ferramenta que é utilizada para apresentar os produtos da sua empresa online. Essa solução, que tem uma complexidade tecnológica por trás, em especial, os atacadistas distribuidores.
O ponto positivo do catálogo online ao qual devemos conferir ainda mais ênfase é que ele permite parametrizações conforme as necessidades da empresa. Um exemplo é que é possível sincronizar a plataforma com um sistema de emissão de pedido de vendas e inserir itens no pedido diretamente a partir do catálogo, segmentar os itens por regiões (filiais, unidades de negócio, representantes, etc.), criar e controlar permissões de acesso (gestão da informação), entre outras vantagens.
Vantagens do catálogo online
As empresas que trabalham com catálogos impressos, geralmente, gastam muito com impressão do material. De tempos em tempos é preciso refazer o material, imprimi-lo e enviá-lo aos vendedores e/ou representantes, tudo isso vem com um custo relativamente alto.
Com o catálogo online, o investimento não é mais necessário, e pode ser direcionado para ações mais produtivos de marketing e em outras necessidades da gestão comercial. Por isso, temos uma redução de custos com o catálogo online.
Diferentemente do catálogo impresso, ou em um arquivo de PDF ou PPT, por exemplo, o catálogo online não possui limites para inserção de itens a serem exibidos. Isso significa que, conforme novos produtos são criados ou incorporados à empresa, inseri-los no catálogo é muito rápido, fácil e seguro.
Além disso, uma vez que haja uma inserção, os vendedores têm a atualização imediata, o que evita a perda de vendas por falta de apresentação, por exemplo. Da mesma forma, quando um item é descontinuado, ele pode ser retirado do catálogo de forma imediata pelos responsáveis pela gestão. Isso permite que a apresentação de produtos seja infinita.
Onde quer que seu vendedor esteja, nem com qual dispositivo móvel ele trabalha, tablet ou smartphone: com uma boa plataforma para o catálogo online, ele tem acesso ao mix de produtos para apresentar aos seus clientes. Isso representa um salto muito significativo no conforto dos profissionais, uma vez que eles não precisam mais carregar materiais impressos ou ficar preocupado com apresentações arquivadas em seus equipamentos.
Com acessibilidade e mobilidade, um mesmo profissional pode ter diversos catálogos virtuais em um único dispositivo, o que é excelente no caso de atacadistas distribuidores que contam com várias linhas de produtos.
Por fim, outra grande vantagem do catálogo digital para a gestão comercial é o controle das informações. Diferentemente do que acontece nos materiais impressos, que podem ficar com informações defasadas, nessa ferramenta é possível realizar alterações a qualquer momento.
Além disso, a empresa ganha mais controle sobre quem pode acessar cada funcionalidade do catálogo. É possível, por exemplo, evitar que um vendedor do norte do país acabe fechando um pedido com preços praticados no sul.
Catálogo online: potencializando suas vendas
Redução de custos, apresentação de uma quantidade exponencial de produtos, fornecer mais acessibilidade às informações, mobilidade aos vendedores e controlar acesso já são vantagens que ajudam nos resultados da equipe de vendas.
E tem mais: um catálogo online bem feito, permite que os vendedores consigam impressionar seus clientes, que passam a ver a empresa como inovadora e antenada aos movimentos tecnológicos, o que gera confiança e contribui para uma boa experiência de compra.
Ao ter certeza de que as informações relativas a preços e características dos produtos, inclusive com imagens que podem ser ampliados e vídeos, estão sempre atualizados, os profissionais de vendas se sentem mais confiantes e ganham tempo, pois o catálogo está sempre organizado.
Ao invés de folhear um livro impresso, os vendedores podem consultar categorias, digitar o nome ou código dos produtos e ter os dados que necessitam em segundos. Vender mais e melhor fica muito mais simples com um catálogo digital.
Dicas de como criar um catálogo online
CAPA – o catálogo online permite que você insira uma capa ou até mesmo um pequeno índice para que os seus clientes se orientem. Coloque informações a respeito de promoções e desconto para incentivar a visualização e despertar nos consumidores a vontade de obter mais informações.
DESIGN – todo público-alvo possui afeição por determinados padrões. Portanto, é preciso entender o que atrai seus consumidores a fim de criar um catálogo que desperte a emoção necessária para a aquisição de um produto. Evite poluição visual, que torna a leitura confusa, e se atente à clareza. Utilize cores que contribuam para páginas harmoniosas. As imagens também precisam estar em alta qualidade.
ESPAÇOS DEDICADOS – outra estratégia interessante explorada por algumas empresas é a criação de páginas com os 10 produtos mais vendidos, edições limitadas ou kits exclusivos. Ações como essas fogem do padrão e atraem os consumidores. É possível, inclusive, inserir depoimentos positivos ao lado de determinados produtos ou pequenas citações a respeito da história de sua empresa. A legitimidade e confiança causadas por estratégias assim são essenciais para que seus clientes em potencial se sintam mais confortáveis e confiantes.
ATUALIZAÇÃO – de nada adianta criar um catálogo de não atualizá-lo, pois os consumidores poderão se sentir lesados se perceberem que o conteúdo visualizado não possui mais validade. Por isso, não torne sua estratégia uma dor de cabeça. As atualizações podem ser mensais, pois não lotam as caixas de e-mail e transparecem profissionalismo.
CONTEÚDO – conteúdo é indispensável e eles devem contar com um espaço diferenciado, exageros devem ser evitados. Porém, é importante tomar cuidado com os exageros. Tenha em mente de que catálogo é diferente de livro e que os conteúdos excessivos podem tornar a leitura desinteressante. Outra dica é inserir vídeos naqueles produtos que você considera como um diferencial de venda, já que a mídia pode tornar seu catálogo interativo e ainda gerar diferenciais sobre a concorrência.
A criação de um catálogo virtual poderá expandir suas vendas de maneira significativa com um investimento pequeno se comparado a outras estratégias de marketing digital. Não perca tempo e foque seus esforços em meios comprovados de retorno financeiro. O bom empreendedor deve saber aproveitar todas as possibilidades que os meios digitais oferecem.