Você já trabalhou a sazonalidade no seu negócio? A sazonalidade consiste em períodos específicos do ano, como as estações do ano e os feriados nacionais comemorativos. Para os negócios, o termo sazonalidade é usado para falar sobre as vendas, em relação aos meses em que você venderá mais e aos meses em que venderá menos.
A regra básica é manter-se atrativo para o cliente. Durante as datas sazonais é comum que toda a comunicação de um comércio, de peças promocionais a decoração do ponto de venda seja customizada de acordo com o motivo celebrado.
Também é possível trabalhar a sazonalidade na hora de fazer o seu catálogo de produtos ter mais visibilidade e reconhecimento no momento certo. Essas datas influenciam diretamente no planejamento de compras das grandes lojas e dos consumidores.
Se você tem um negócio, procure identificar a sazonalidade das vendas. Isso é importante para conseguir aproveitar boas oportunidades nos melhores meses do ano e também para organizar as finanças e enfrentar os meses difíceis. Análise em que época o lucro foi maior ou menor e quais itens foram mais vendidos. Atualize os dados anualmente para que eles estejam de acordo com as tendências do mercado.
Vamos imaginar que você tem uma loja de roupas, o seu catálogo precisa seguir as estações, correto? O mesmo pode ocorrer em uma farmácia, por exemplo, pois independente do nicho do seu negócio, a saída dos itens geralmente acompanha as tendências da estação.
Afinal, é comum que no verão as pessoas procurem por protetor solar e no inverno por remédios para gripe. Sabendo disso, é importante que essa demanda seja contemplada no seu material para que ele reverta em compras.
Enfim, estas datas influenciam diretamente no planejamento de compras das grandes lojas e dos consumidores. Por isso, é fundamental avaliar os preços dentro e fora de épocas específicas para garantir o melhor preço e evitar prejuízos para o seu negócio. Fora da sazonalidade, o preço dos produtos pode chegar a cair pela metade do original.
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Saiba mais sobre como trabalhar a sazonalidade nos seus catálogos de produtos.
Faça um planejamento anual
Para trabalhar bem a sazonalidade é preciso pensar sempre no futuro, pois um bom catálogo, seja ele impresso ou digital, requer tempo de produção, o que significa que, muitas vezes, o catálogo de produtos de primavera será feito durante o inverno. Ao longo desse processo, faça pesquisas e crie um calendário para toda a montagem do projeto gráfico (tempo necessário para a criação do conteúdo, elaboração das imagens, design e diagramação).
Analise o histórico de vendas
Para acompanhar a sazonalidade é interessante saber quais são os produtos mais procurados em cada época do ano, entender quais são esses produtos é a melhor coisa para um catálogo sazonal. Para isso, recorra ao histórico de vendas e faça um levantamento das mercadorias e do fluxo de saída. Depois de saber o que as pessoas mais buscam, você conseguirá ver qual será o foco para cada período. E, assim, montar o seu catálogo de produtos com maior assertividade.
Defina seu público-alvo
Nada mais chato do que receber um material que não tem a nada a ver com o nosso negócio não é mesmo? Por isso, ao produzir o seu catálogo de produtos sazonal, defina seu público-alvo corretamente. Por ser um material versátil, o catálogo de produtos sazonal pode ser elaborado tanto por linha de produto ou até mesmo por categoria de mercado. Conheça o perfil de seus clientes e escolha a melhor opção.
Combine o layout
O design é essencial e impacta diretamente nos resultados. Sendo assim, aproveite a sazonalidade para o layout das páginas e da capa. Relacione cores, imagens e texturas com as fases do ano, como por exemplo, o amarelo no verão, o azul no inverno e as flores na primavera. Assim, o seu catálogo de produtos vai sair com a cara da estação escolhida.
Fique por dentro das tendências
Essa dica é fundamental no momento de construir a sazonalidade do seu catálogo impresso ou digital. Analise quais são as tendências do seu mercado para a próxima estação e prepare-se para elaborar boas estratégias de vendas, como: lançamentos, serviços diferenciados ou divulgação de ofertas especiais.
Crie conteúdo relacionado
Para a criação de conteúdo a sazonalidade também funciona bem, visto que é possível desenvolver dicas e informações relevantes de acordo com a época em que seu catálogo de produtos. Se a sua empresa for de cosméticos, você pode colocar textos explicativos sobre como hidratar a pele no inverno ou como fixar a maquiagem no verão.
Deixe sua identidade visual em evidência
Toda vez que você pensar em uma peça gráfica para a sua empresa é essencial que esse material deixe a identidade visual em evidência. No momento de criar o design dos catálogos de produtos, use sua logomarca e coloque cores, ilustrações, imagens e demais elementos gráficos que remetam ao seu segmento de mercado.
O objetivo é que a pessoa saiba que aquela peça pertence ao seu negócio só de olhar para ela. Essa identificação é muito importante para o consumidor e para o desenvolvimento e reconhecimento da sua marca. Para ter ainda mais conexão com o público, também é possível incluir a história da companhia em algum espaço da peça. Essa estratégia é interessante para garantir mais proximidade, deixando os potenciais clientes mais confortáveis e confiantes com relação à possibilidade de compra.
O que você está esperando para fazer um catálogo de produtos sazonal e aumentar suas vendas? Aqui na Publiks nós desenvolvemos o impresso ideal para cada período do ano. Faça já um orçamento sem compromisso!