O catálogo é o tipo de material essencial de uma empresa. Como você está apresentando seus produtos para seus potenciais clientes? Fazer um catálogo virtual é uma forma chamativa, interativa e profissional de deixar seus produtos expostos na internet.
Afinal, ele é o mostruário no qual o cliente tem acesso a informações e características dos produtos ou de serviços de forma sistematizada, e que igualmente serve de material de apoio para a equipe de vendas. Sem contar outros atributos, como reforço e posicionamento da marca.
Um catálogo virtual de produtos vai permitir que você expanda sua base de clientes e mostre todos os produtos e serviços que sua empresa oferece de forma simples, com o facilitador do seu consumidor já estar conectado com o site de vendas, podendo assim fazer a compra imediata de qualquer item.
O catálogo virtual tem uma capacidade de atingir aqueles consumidores que não conseguiriam ir até sua loja, por motivos de distância, não conhecimento ou qualquer outro desses fatores de impedimento. Isso é uma grande vantagem mercadológica para todas as empresas.
Uma excelente alternativa para complementar os catálogos impressos, os catálogos virtuais podem ser visualizados em iPads ou notebooks, de forma objetiva e interativa, com vídeos para demonstrar o funcionamento de seus produtos ou serviços.
Se aplicar funcionalidades avançadas, você pode implementar formulários de contato ou disponibilizar a compra de seus produtos diretamente dentro do catálogo. Tornando-o uma loja virtual disponível todos dias, em todos os horários.
Ele também se torna uma arma para melhorar as chances da sua equipe de vendas fechar negócios e é uma boa forma de disponibilizar e compartilhar materiais que ajudem sua equipe de vendas é através de um catálogo virtual de produtos. Já que ele está disponível para qualquer dispositivo com acesso à internet.
Além disso, com um catálogo virtual, qualquer visitante terá acesso. de forma completamente interativa, com recursos de folhear páginas, vídeos e zoom aos seus produtos e promoções. Você poderá enviar seu catálogo virtual por e-mail para seus prospects e proporcionar uma experiência diferenciada de visualização do seu catálogo em qualquer dispositivo. Pensando em tudo isso, trouxemos hoje uma lista com os cinco maiores segredos do catálogo virtual para você.
Confira os cinco segredos do catálogo virtual!
Responsivo
A “responsividade” é a característica de uma peça que se ajusta automaticamente a qualquer dispositivo. Assim, ele proporciona uma experiência de leitura muito positiva independente da tecnologia usada (notebook, tablet, smartphone, etc.). O ideal é que qualquer elemento da sua marca que esteja disponível online seja responsivo. Incluindo o catálogo virtual.
Economia e sustentabilidade
Se a sua empresa atualiza o catálogo com uma frequência maior, por conta de novidades em serviços e produtos, o catálogo virtual vai representar uma economia considerável, já que as impressões deste tipo de material têm um custo significativo, variando conforme o número de páginas e tipos de papel.
Já que você não vai mais ter a necessidade de fazer diversas impressões a cada pequena mudança, economiza. Porém, além do dinheiro, você também estará sendo mais sustentável com seu catálogo virtual. Pare um momento e pesquise quantas árvores são necessárias para produzir folhas de papel. Assim, quanto mais reduzir a quantidade de impressões, menos impacto no meio ambiente, correto? Se sustentabilidade é um dos valores da sua empresa, o catálogo virtual é uma ótima solução.
Administração e manutenção
Você prefere mandar as alterações para a empresa que vai fornecer seus catálogos virtuais ou prefere administrar você mesmo sua conta? O catálogo virtual permite que você possa fazer essa escolha, porém se quiser ficar responsável pela administração do seu catálogo virtual, você terá que ter uma equipe de prontidão para prestar esse serviço para sua empresa.
Funcionalidades multimídia
O catálogo virtual permite que você ofereça diversas possibilidades de interação com o leitor, isso faz com que ele preste ainda mais atenção aos seus produtos. Existem muitas possibilidades de interação, depende da qualidade da ferramenta que você vai escolher ou de quem for montar o seu catálogo, por exemplo:
- Criação de índice automático;
- Sistema de busca;
- Marca-páginas e botões de compartilhamento;
- Zoom, opção full screen;
- Diaporama;
- Links internos dentro do próprio catálogo virtual, links externos para website, email ou outros publicações;
- Inserção de vídeos ou animações flash;
- Gestão de controle de acesso (proteção com login e senha).
Monitoramento
A solução disponibiliza estatísticas sobre os leitores de seus catálogos virtuais? Entre os principais indicadores sobre os hábitos de leitura existe a taxa de cliques em cada elemento, produto e nas páginas mais consultadas. Você poderia controlar também a quantidade de download do seu catálogo virtual.
Algumas ferramentas mais avançadas proporcionam a integração com Google Analytics, a principal ferramenta de análise de comportamento de visitantes em sites. É uma ferramenta grátis do próprio Google. Se você tem um website, é provável que o Google Analytics já esteja implementado.
Além disso, o monitoramento permite fazer um controle de estoque, entender quais produtos que estarão em falta e que precisam ser repostos. Isso permite que você reaja com mais rapidez e atenda o cliente com mais assertividade.
BÔNUS: Maior abrangência
Diferente do catálogo impresso, que depende de questões logísticas, a versão eletrônica permite o acesso ilimitado de leitores, ao disponibilizar o catálogo virtual no site da sua empresa, os seus itens acabam tendo mais alcance o que é essencial para o conhecimento do seu portfólio por diversas pessoas e, consequentemente, ampliar as suas vendas. Além disso, ele possui a possibilidade de ser baixado para ser visualizado quando o internauta estiver offline.
Você já tem um catálogo?
A versão virtual é desenvolvida com base no catálogo que sua empresa já tem. Assim, o formato e informações são adaptados em um novo layout para a disponibilização em sites, blogs e envio por aplicativos, e-mails e redes sociais.
O catálogo virtual também permite a interatividade, com a inserção de links para outros canais e materiais, além de contatos diretos e quase que imediatos com o cliente.
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