Como fazer um impresso personalizado? A impressão de dados variáveis é uma forma de otimizar as suas vendas por meio de informações realmente relevantes sobre produtos e serviços. Dados variáveis é uma das maiores tendências dentro do marketing editorial e da comunicação promocional em todo o mundo, mas para obter o efeito desejado é preciso pensar na qualidade.
Se você quer fazer um material para uma campanha de marketing e comunicação dirigida sejam eficientes, a impressão digital com tecnologias avançadas de hardware e software é essencial, a segmentação da impressão de materiais com dados variáveis de acordo com seu público-alvo não é mais diferencial, mas uma necessidade de quem quer se destacar entre a concorrência.
Personalização é cada vez mais importante para o consumidor, uma comunicação feita para todos, com pouca individualidade. A coisa mais comum é recebermos um panfleto comum, convites iguais aos demais e que demonstram ser generalistas demais. Esses são só alguns exemplos de impressos “xerocados”, se podemos dizer assim.
Buscar a personalização demonstra grande preocupação por parte de sua empresa e pode encantar seus clientes de modo mais fácil do que se pensa. Ao receber uma mensagem com seu remetente você não presta mais atenção? É o mesmo raciocínio!
O melhor da personalização é que ela pode ser feita para pessoas e sobre produtos. Ou seja, você consegue escrever aquilo que realmente deseja, seja para clientes específicos ou sobre os produtos mais vendidos de sua empresa, por exemplo.
Um catálogo de produtos personalizado é a melhor forma de expandir os negócios, aumentar suas vendas e melhorar a forma como seus potenciais clientes enxergam sua marca. A impressão de dados variáveis vai permitir que você personalize o seu material e faça com que passe uma impressão ainda mais positiva para os seus consumidores.
A impressão de dados variáveis é um investimento
Estamos em um momento onde a segurança é extremamente valorizada, por isso que trabalhar com impressão de dados variáveis é um grande investimento para a empresa.
No entanto, para garantir total segurança das suas informações é necessário escolher uma empresa que tenha equipamentos de ponta, com sistemas robustos, que vão garantir tráfego de dados criptografados, controle de acesso às informações e sistemas de monitoramento avançados.
Dentro desse contexto, é importante garantir que existe um gerenciamento de impressão, já que é uma ferramenta indispensável para elaborar boas práticas na implementação das melhores tecnologias. Isso mantém um foco maior na eficiência da entrega dos documentos impressos, garantindo qualidade, agilidade e, principalmente, segurança.
Mesmo que sua empresa tenha um enorme banco de dados de clientes, é possível garantir uma redução de custos com impressão, falhas e desperdícios. Já entendemos que uma das grandes vantagens de imprimir com dados variáveis é a segurança de utilizar um sistema que irá manter a integridade de dados.
Cuidados ao produzir para impressão de dados variáveis
Tenha uma base de dados bem gerenciada
Para entender como é importante administrar bem as bases de dados que serão utilizadas nas impressões variáveis é preciso entender como essa tecnologia funciona. Esse recurso só é possível quando as empresas têm informações o suficientes sobre os consumidores que receberão esses materiais.
Isso acontece porque o processo utiliza planilhas com esses dados para gerar cada arte ao longo da impressão. Ou seja, sem que esses arquivos estejam íntegros e organizados da maneira correta é impossível obter um bom resultado.
Conte com a equipe e as ferramentas certas
Para que seus impressos saiam conforme o esperado, equipamentos de ponta são indispensáveis, mas também a sua expertise para a elaboração de um bom projeto de impressão de dados variáveis conta muito no processo. Dessa forma você é capaz de aliar seu conhecimento prático à qualidade de um material produzido com a melhor e mais moderna tecnologia.
Planeje os seus materiais com cautela
Para que as impressões variáveis tenham o melhor efeito possível é preciso planejá-las nos mínimos detalhes. Digamos que você esteja criando artes para um pet shop e vá utilizar um nome customizado, um texto diferente para cada tipo de animal de estimação (gatos, cachorros, passarinhos) e a idade desses bichinhos.
Tenha atenção com a diagramação
As impressões com dados variáveis precisam ser diagramadas com um cuidado especial. Utilizando um software de diagramação, como o InDesign, quem cria o material deve incluir um dos dados variáveis na posição em que deseja que os demais apareçam. Assim, ele criará um modelo que será seguido pela impressora.
O ideal é fazer uma prova desse conteúdo, circulando todas as áreas com elementos variáveis, como nomes, comprimentos específicos e outros elementos que mudam de arquivo para arquivo.
Para fazer a impressão de dados variáveis do seu catálogo, fale com a Publiks! Nós temos essa tecnologia. Fale conosco e saiba mais sobre esse processo!