Os catálogos, que também podem ser conhecidos como brochuras, são uma forma sofisticada e efetiva de apresentar seus produtos e serviços e aumentar as vendas da sua empresa.
Esse material impresso é considerado um dos itens mais importantes para qualquer força de vendas, porque ele facilita a abordagem do vendedor. Isso faz com que o contato na hora de fechar negócio seja muito mais transparente.
Ele tem uma das funções mais importantes que um material impresso pode ter: apresentar os produtos para os clientes. Com ele, seus consumidores conseguem ter uma boa ideia sobre a qualidade da mercadoria que sua marca vende e também da organização e profissionalismo que podem esperar do seu negócio.
O conceito dos catálogos de produtos
Como adiantamos, anteriormente, o catálogo de produtos é um material gráfico que representa a totalidade de serviços ou produtos, bem como os diferenciais da sua marca.
Em outras palavras, é um portfólio que o seu cliente em potencial pode levar para todos os lugares — e a sua empresa também. Assim, diante de um evento do seu segmento de atuação, fica mais fácil explorar os diferenciais competitivos do seu negócio.
Imagine, por exemplo, que você tem uma reunião urgente e pouco tempo para preparar uma apresentação institucional ou o local não possui uma boa recepção de internet.
Assim, o catálogo de produtos pode acompanhar você na bagagem, sem ocupar espaço e com todas as informações que o seu prospecto necessita.
Ou mesmo podemos reutilizar o exemplo anterior: em um evento, com congressos, feiras, palestras e workshops, entre outros, o catálogo é um material à mão, fácil de distribuir e de usá-lo como ferramenta de orientação para explicar algo ao público-alvo.
Claro, cada um desses catálogos de produtos vai ser confeccionado de acordo com os seus objetivos. Do contrário, você vai distribuir livros impressos com tudo o que gostaria de explicar às pessoas sobre o seu negócio. E isso não vai estimular a leitura delas.
Portanto, enxergue no catálogo de produtos uma verdadeira porta de entrada para abordar e relacionar-se com o seu consumidor e cliente em potencial. Use-o estrategicamente, de acordo com as suas demandas e objetivos.
Porém, para tornar o seu negócio mais rentável com o seu catálogo, o ideal é que seja um catálogo de produtos feito com cuidado e qualidade.
Pense no catálogo de produtos como uma vitrine, não apenas dos seus produtos, mas também da sua empresa. Ele ajuda a refletir a seriedade e o profissionalismo do negócio. Quanto melhor estruturado o material está, melhor é a imagem transmitida ao cliente.
Além disso, um catálogo bem organizado garante que o consumidor tenha uma boa ideia de como são os produtos vendidos pela empresa – algo que reflete positivamente nas vendas. Quanto mais informações o cliente tem, maior é a probabilidade de ele concluir a compra.
Um bom design também reflete positivamente nas vendas da empresa. Com os elementos certos, o cliente consegue focar no produto e nas suas características principais. Sendo assim, podemos citar como benefícios de um catálogo bem elaborado:
- Aumento da credibilidade da empresa;
- Consolidação da imagem profissional da marca;
- Mais destaque para os produtos no material de divulgação;
- Melhores materiais para que os vendedores desenvolvam o seu trabalho.
Todos estes são benefícios que refletem em uma grande consequência para o negócio: o aumento das vendas. E, com isso, seu negócio passa a se tornar muito mais rentável.
Comunique claramente a qualidade do seu produto
Um catálogo de produtos que se preze sempre possui ótimas fotos, especificações técnicas, uma descrição, entre outras informações úteis para o cliente. Quanto mais dados relevantes forem oferecidos, maior é a chance de venda.
Contratar um designer profissional e um fotógrafo para construir o conteúdo pode ser um bom investimento, já que transmite mais confiança e seriedade. Além disso, é importante lembrar que a qualidade oferecida deve ser a mesma entregue.
Nunca coloque informações deliberadamente falsas em seus catálogos, como material incorreto ou medidas erradas. O cliente no mínimo vai pedir uma devolução e no máximo vai processar a sua empresa, além de toda a propaganda negativa que isso geraria.
Organize melhor cada atendimento
Uma vantagem considerável do catálogo de produtos é que ele melhora o processo de atendimento ao consumidor. Muitas empresas disponibilizam um consultor ou atendente para ajudar na escolha do cliente, mas estes acabam se perdendo em meio ao mar de opções, especialmente quando o vendedor é inexperiente ou não identifica a real demanda.
Porém, com o catálogo como guia, dificilmente haverá problemas nesse sentido. Basta olhar primeiro a lista e depois mostrar o modelo disponível no estoque. Isso economiza tempo e facilita o fechamento da compra.
Deixe o cliente escolher com toda a calma
Todo atendente ou consultor tem pressa em fechar negócio. Ele precisa conseguir a venda para ganhar seu pagamento e não quer ficar parado em um cliente indeciso, mas também não quer deixar nenhum comprador passar.
Ao oferecer a esse cliente um catálogo de produtos, é possível deixá-lo avaliar as opções no seu tempo, enquanto o vendedor atende outro prospecto, talvez um que esteja mais interessado em já fechar o negócio. Assim, nenhum cliente é perdido.
Sempre se disponha a tirar dúvidas
Todo cliente tem perguntas. Sejam elas sobre o produto, atendimento, entrega, critérios de devolução, montagem, complementos, promoções ou outros motivos. Muitas dessas informações podem ser disponibilizadas no próprio catálogo de produtos, o que reduz o custo de tempo mais uma vez.
E quando um cliente trouxer lacunas, reserve um tempo para preenchê-las. Além de oferecer a chance de mais uma venda, isso também aumenta o caráter consultivo e a credibilidade do seu negócio.
Agora que você sabe como os catálogos de produtos pode ajudar nas suas vendas, é hora de começar a usar esse recurso na sua empresa. Quer ver outras dicas para alavancar o rendimento da sua companhia?