Para ter um catálogo digital de sucesso, confira as dicas para criar ou aprimorar o seu!
Com tantas empresas vendendo na internet, o catálogo digital pode ser um dos fatores determinantes para conseguir se destacar. Ele pode inclusive ser considerado uma vantagem competitiva para a empresa e para o próprio usuário, que pode acompanhar os produtos de qualquer lugar, a qualquer momento.
Por isso, apresentamos aqui algumas dicas para que você crie um catálogo digital de sucesso. Esperamos que, com isso, você consiga potencializar ainda mais suas vendas no ambiente virtual! Confira:
Dicas para criar um bom catálogo digital de sucesso
Também conhecido como catálogo virtual, o catálogo digital é utilizado para apresentar os produtos de uma empresa na internet. Para algumas empresas, o catálogo digital pode ser uma das principais fontes de vendas, principalmente em relação ao B2B.
Quando feito da forma correta, o catálogo virtual pode ser muito poderoso, e trazer diversos benefícios, como:
- Atualização facilitada de produtos e preços
- Acesso do cliente para encontrar produtos de qualquer lugar
- Diversas possibilidades de alcance
- Otimização no processo de vendas
- Personalização da experiência de compra
- E muito mais!
Logo, é evidente a importância de ter um catálogo digital de sucesso. Alguns cuidados são muito importantes, como em relação ao design, divulgação e até mesmo frequência de sua criação. Fique atento para as dicas:
A primeira impressão é a que fica
Sabe aquela frase que diz “não julgue um livro pela capa”? Bom, mesmo em um catálogo digital, as pessoas analisam a capa em primeiro lugar.
Desperte a curiosidade do leitor com títulos atrativos e insira alguma chamada para promoções ou descontos. Assim, você desperta a vontade de leitura do cliente e aumenta as chances de o seu catálogo digital ser um sucesso.
Atenção ao português
Apesar de os catálogos digitais terem a vantagem de serem adaptados e corrigidos facilmente, diferente dos impressos, ainda assim é necessário ter cuidado com os pequenos erros.
Antes de lançar o seu catálogo, analise as paginações, revise muito bem a gramática, fique atento a pontuações, e garanta que nenhum erro passe despercebido.
Erros de português podem tirar toda credibilidade da marca se forem notados pelo seu cliente.
Cuidados com as fotos utilizadas
Um dos elementos mais importantes de um catálogo digital são as fotografias dos produtos. Elas devem ser ao mesmo tempo profissionais e atrativas, para incentivar o cliente a realizar a compra. O ideal é contratar um fotógrafo para realizar esse tipo de serviço, preferencialmente em uma sessão fotográfica em estúdio.
O catálogo digital tem a vantagem de permitir que você utilize diversas imagens para um mesmo produto. Aproveite isso! Mostre ângulos diferentes, opções de cores, texturas, e tudo mais que ajudar a valorizar o item.
Trabalhe um bom design
Além do produto e do conteúdo em si, o design também é muito importante para que um catálogo digital venda por si só. A disposição dos produtos, as cores utilizadas, diagramação e tamanhos são alguns elementos que devem ser observados.
Caso sua empresa não possua uma equipe de designers para realizar o trabalho, conte com orçamentos de empresas especializadas na criação de catálogos. Não se esqueça de encaminhar todos os dados e informações relevantes para que o seu catálogo digital seja um sucesso.
Mantenha a periodicidade
Assim como o impresso, é necessário atualizar seu catálogo digital constantemente. Afinal, nada pior para o cliente do que escolher um produto e só depois descobrir que não possui estoque. Ou até mesmo que ele parou de ser comercializado!
Você não apenas perde a venda, como também pode perder o cliente.
Por isso, renove o seu catálogo sempre que possível. As atualizações podem ser mensais, mas se seu estabelecimento possuir uma alta rotatividade de produtos, faça-o com mais frequência.
Divulgue bem seu catálogo digital
De que vale fazer um catálogo maravilhoso e não contar a novidade por aí? Seus clientes não vão ficar sabendo se você não fizer uma boa propaganda.
Vale a pena utilizar uma boa estratégia de e-mail marketing para fazer a divulgação do material, mas sem spams. Use uma ferramenta adequada para fazer os disparos para não correr o risco de ter seus e-mails caindo na caixa de spam.
Além disso, as redes sociais também podem ser poderosas aliadas na hora de divulgar seu catálogo digital. Compartilhe o link de acesso para o seu catálogo nas redes da sua empresa e também com os amigos.
Deixe os contatos disponíveis
Se o seu cliente tiver interesse em comprar um produto, a primeira coisa que ele irá procurar será o seu número de telefone e e-mail. Por isso, é muito importante mantê-los atualizados e visíveis. Afinal, se ele ligar e cair apenas na caixa postal, ou mandar um e-mail e não obter uma resposta, ele provavelmente irá desistir de contactá-lo.
Se você estiver disponível e for fácil de se comunicar, conseguirá estabelecer uma relação mais confiável com seu cliente. E se você tiver horários de atendimento personalizado, demonstre isso ao cliente também. Assim, ele se programa para falar com a empresa no momento certo.
Ter um catálogo virtual bem desenvolvido, atualizado e com as informações corretas pode ser o fator crucial para as suas vendas. Gostou dessas dicas para ter um catálogo digital de sucesso? Se precisar de um catálogo, conte com a Publiks! Peça um orçamento sem compromisso, vamos adorar atendê-lo.