Conheça as opções de uso do catálogo impresso e veja como utilizá-lo em sua empresa!
Grande parte das organizações surge com não apenas um, mas diversos produtos e/ou serviços. A tendência é que esse número cresça ainda mais com o tempo e a demanda que vai surgindo.
Porém, para o cliente, isso pode ser um pouco confuso se não houver uma boa organização. Um material gráfico como o catálogo impresso surge como uma solução para esse problema, já que oferece uma visibilidade melhor para todos os tipos de negócios e informações detalhadas para o consumidor.
Para auxiliá-lo a entender todas as opções de uso do catálogo impresso e também dar algumas dicas, preparamos esta matéria que você confere abaixo.
Diferentes opções de uso do catálogo impresso
Muito utilizados pelas campanhas de marketing, os catálogos impressos são um ótimo material de divulgação. Porém, engana-se quem acha que eles estão restritos apenas para esse fim.
É possível contar com diversos tipos de utilização dessa peça gráfica que funciona bem para empresas de todos os segmentos. Confira alguns dos principais usos dos catálogos impressos e identifique aquele que melhor se encaixa na sua organização.
Encontros corporativos
Empresas que possuem grande linha de produtos e serviços podem ter uma certa dificuldade de se apresentar ao cliente. Pode ser um pouco complicado lembrar de tudo em um momento tão delicado quanto reuniões, feiras, congressos e outros eventos. Por isso, o catálogo é um impresso muito útil nessas situações.
Nele, é possível incluir diversos conteúdos, sem se preocupar em limitar informações. É possível ainda entregar o portfólio ao potencial cliente para que ele leia depois com mais calma e prestando atenção aos detalhes, não ficando restrito apenas ao encontro.
Catálogos temáticos
Seja para um evento, comemoração ou simplesmente pelo fato de querer que seu catálogo se destaque, ele pode contar com um tema específico. Isso é uma ótima forma de chamar a atenção do público de forma criativa e divertida.
Se você possui uma empresa de assistência técnica de celulares, por exemplo, pode apostar em um layout que remete a isso, investindo em páginas que remetem à tela do celular. Isso não só entretém o cliente como também apresenta as informações do serviço com classe.
Lançamento de nova coleção
Quando falamos em empresas do setor têxtil e da moda, esse material impresso é essencial para apresentar as novas coleções e exibir as peças para o público. Tanto os catálogos de moda quanto os lookbooks funcionam para expor roupas, sapatos e acessórios.
Porém, vale lembrar que cada um deles possui suas particularidades e objetivos. Enquanto um serve para criar contexto e narra uma história com personagens, o outro é muitas vezes feito em fundo branco e disponibiliza possibilidades de looks com cada item.
Exposição para investidores
No ambiente corporativo também é comum que as micro e pequenas empresas se encontrem com investidores. Essa forma de obter recursos para fazer a empresa crescer exige jogo de cintura. Qualquer passo em falso pode levar a ideia por água abaixo.
Por isso, é muito importante também apresentar o negócio e os dados de maneira formal. Nesse momento, o catálogo também surge como uma possibilidade bem organizada de introduzir estatísticas e números da organização. Esse material impresso pode ficar com o possível investidor para que ele analise, aumentando as chances de ser escolhido.
Dicas de ouro: uso do catálogo impresso
Agora que você já sabe como esse material gráfico pode ser utilizado, saiba que ele exige alguns cuidados.
Para que funcione bem na estratégia da sua organização, o catálogo impresso precisa ser feito por um profissional ou uma empresa especializada. Isso porque só eles saberão como refletir exatamente a qualidade que sua empresa precisa para que o cliente enxergue valor no material.
Oferecemos abaixo algumas dicas para que você tenha um catálogo bem produzido.
Mantenha seu catálogo atualizado
O catálogo é um material que deve ser atualizado constantemente principalmente porque as empresas estão sempre mudando. Transformações nos seus produtos ou serviços são normais e o material impresso precisa andar na mesma linha para fazer sentido. Diferente do digital, que pode ser alterado a qualquer momento, o impresso precisa de mais atenção logo que exige mais trabalho de produção para acompanhar essas alterações.
Distribuição adequada
Esse material pode até ter um custo baixo, mas não é de graça. É importante que a sua distribuição seja feita com cautela para o público certo, ou seja, se a entrega for feita pela equipe comercial, por exemplo, opte pelas feiras e reuniões com clientes estratégicos. Já se o impresso for enviado por malas diretas, pode ser feita uma embalagem especial ou até uma carta personalizada para agregar valor ao cliente e criar uma experiência positiva.
Atenção ao conteúdo
Se o catálogo tem como objetivo vender, é necessário ter bem claro o que será vendido. É essencial que as informações estejam claras e bem escritas, as fotos sejam de boa qualidade e os dados de contato sejam fáceis de encontrar. Uma boa ideia é incluir também uma breve história da empresa ou produzir uma introdução para inserir no material. Se fizer sentido à sua empresa, elabore também matérias para complementar, pois isso passa mais credibilidade para a organização.
Impressão de qualidade
Independente de qual seja o uso do catálogo impresso, uma má qualidade de impressão pode estragar todo seu objetivo. A atenção ao papel, tipo de catálogo, materiais utilizados e acabamento é essencial para que você obtenha o resultado esperado. Assim como outras peças gráficas, é importante fazer uma prova de teste antes de sair imprimindo seu catálogo e fazer a revisão junto à gráfica de confiança.
Ficou com alguma dúvida sobre o uso do catálogo impresso? Aqui no nosso blog oferecemos outras matérias que podem ajudá-lo.
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