Já falamos sobre a importância de um bom design, do branding e da identidade visual, certo?
Hoje, falaremos sobre um assunto adjacente aos três, o design no PDV. Temos sempre que pensar que o ponto de venda é um dos momentos onde o cliente está tendo maior contato com sua marca.
Por isso, ele tem que ter uma experiência completamente positiva. Para te ajudar com isso, existe o design no PDV.
Vamos só dar uma repassada rápida, ok?
O design tem o objetivo de: fixar a imagem da marca, trabalhar comunicação visual adequada para envolver o cliente e propagar valores, produtos e serviços da marca.
O design no PDV vai ajudar a contar a história que a sua marca quer contar para o consumidor.
Como ele faz isso? Através da escolha das cores, iluminação, decoração e outros estímulos visuais.
Em um resumo, é uma forma de encantar o cliente, tem a ver com atração, conforto e identificação do produto. O design no PDV estuda o perfil do seu consumidor para construir uma narrativa coerente, gerando identificação e apelo aos olhos de seu público.
O design no PDV aborda uma variedade de segmentos diferentes. Desde a decoração do local, até todo o material impresso ligado à marca.
Já que, no varejo é onde as promessas da comunicação se concretizam, onde a “personalidade” da empresa mais se sobressai.
Portanto, todos os pontos de contato precisam ser sempre bem pensados, procurando obter funcionalidade, agilidade e harmonia para o cliente.
Principais elementos de Design no PDV
Faixas de gôndola
Pequenas peças retas ou dobradas em L, que são colocadas junto ao produto no ponto de venda. A faixa de gondola tem como função atrair a atenção dos clientes para o produto exposto e diferenciá-lo dos concorrentes. Essa peça é basicamente a extensão do produto no PDV, por isso, deve enfatizar os diferenciais da marca. Além disso, o material deve estar bem impresso e bem acabado.
Stopper
Com diversos tamanhos e formatos, o Stopper deve sempre estar na altura dos olhos do cliente. Então, é um material altamente eficaz para chamar a atenção do consumidor para alguma promoção ou lançamento.
Banner
Clássico da divulgação no PDV, os banners estão presentes nos centros comerciais há décadas e podem cumprir várias funções. Desde a indicação do produto, até a divulgação de promoções.
Porta take one
O porta take one é uma peça gráfica promocional que fica exposta em mesas ou balões, perfeita para colocar folhetos informativos sobre produtos/serviços. Por isso, sua presença no PDV é fundamental.
Totens
Itens visuais versáteis que podem ser encontrados em três variedades
– Totens Promocionais: peça que chama bastante atenção dos consumidores no ponto de venda, tem alto impacto.
– Totens Dobrável: ideal para estandes de feiras ou ações promocionais que precisam de alto impacto. Sua principal diferença com o totem promocional é que ele diminui os gastos com transporte.
– Totem Pessoa: forma criativa e inusitada na hora da divulgação do PDV. É bastante interativo e eficaz na hora de divulgar, justamente porque chama a atenção. Lembrando que esse totem tem muito mais impacto quando desenvolvido em tamanho real.
Curtiu nosso conteúdo, e quer ver mais?
Então, clica aqui!