Já falamos antes sobre a importância do Trade Marketing para empresas. Agora, vamos discutir e entender: por que ele está ficando cada vez mais importante dentro do varejo?
Para responder essa pergunta, vamos contextualizar alguns pontos!
Primeiro, o canal (seja ele on ou offline) é relevante e temos que estar atentos. Há algum tempo, pensaram que a loja física estaria extinta, mas não foi bem o que aconteceu (na verdade foi o oposto).
Somente em 2018, o número de consumidores passou de 55% para 61%. Isso mostra o quanto o meio de compra está se tornando cada vez mais relevante.
Dito isso, uma vez que o shopper se torna “omnishopper” e sua jornada de compra passa por diferentes canais, o preço já não tem mais tanta relevância como costumava ter. Isso somente comprova a necessidade de criar estratégias que integrem as ferramentas digitais com as ferramentas offline.
Afinal, cada vez mais o processo de compra deixa de ser uma ação impulsiva para ser algo que vem de uma reflexão.
Mas, o que o futuro do Trade Marketing tem a ver com isso?
Absolutamente tudo. Com toda essa movimentação dentro do varejo, o Trade Marketing precisa tornar cada vez mais customizado. Estratégias integradas e personalizadas tendem a ser o foco.
Jamais podem tratar o consumidor como “apenas mais um”. Além de demonstrar os produtos, as lojas físicas devem ter um algo mais, para que o cliente tenha vontade de ficar ali.
Tudo isso faz parte do trabalho que estuda os movimentos do consumidor para mapear as melhores estratégias.
Conforme o varejo vai evoluindo, o Trade cresce logo atrás, se moldando às novas necessidades do mercado. No atual momento, o maior desafio é justamente a discussão entre off e online.
A abordagem ideal vai além dessas discussões e integra as duas formas em uma única estratégia.
Fazendo essa integração, a eficiência das vendas melhora e acelera significativamente. A consequência é que, cada vez mais, podemos observar um crescimento do Trade Marketing no Brasil.
Nosso país tem um grande mercado, com uma grande população consumidora. O futuro do Trade Marketing parece algo realmente promissor dentro das propostas.
Tanto que, para marcas internacionais conhecidas, o Brasil é um mercado a se pensar na hora de fazer um investimento e chegar com força para os consumidores.
Outra função, é justamente fazer a nacionalidade da marca trabalhar a seu favor.
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