Como implementar Marketing em escritório de advocacia

Como implementar Marketing em escritório de advocacia

O Direito é uma das práticas mais antigas dentro do mercado de trabalho. Para termos uma ideia melhor, as primeiras leis e contratos sociais nasceram no sistema egípcio, com o passar dos anos e se transformaram no sistema que conhecemos hoje. 

Mesmo que tenha acontecido de maneira lenta, a história do Direito é marcada por transformações, adaptações culturais e inovações. Ainda assim, advogar é uma tradição. Porém, em toda a categoria existem aqueles que saem na frente. Os profissionais que estão mais a frente e conseguem enxergar o futuro melhor. 

Esses advogados estão procurando aprender novas filosofias de trabalho, automatizar e monitorar seus processos, construindo um CRM e trocando o antigo juridiquês, eles estão aprendendo a falar melhor a língua do mundo dos negócios mesmo. Afinal, um escritório de advocacia é como qualquer outra empresa e precisa atrair novos clientes

Mesmo com as restrições que a OAB impôs em seu Código de Ética e Disciplina, muitos escritórios de advocacia estão conseguindo alcançar um resultado surpreendente com o Marketing Jurídico. Ele é considerado a alternativa ideal para construir e fortalecer a marca da banda no meio digital, sem ferir o código da OAB.

Vamos entender um pouco melhor sobre as restrições que a OAB colocou para o marketing para escritórios de advocacia?

O Provimento 94/2000

O Provimento 94/2000 estabelece que é permitido compartilhar uma publicidade informativa que engloba a identificação pessoal e curricular, áreas ou matérias jurídicas de exercício preferencial, horário de atendimento entre outros cartões de visita e de apresentação, menção em anuários profissionais do ramo de atuação e outros. 

A legislação também permite ter um website com fotografias compatíveis à atividade e veicular anúncios na Internet, seguindo a mesma moderação das revista e jornais especializados. 

O que não é aceito é a publicação de valores dos serviços ou forma de pagamento, utilização de meios promocionais, referência a cargos que tenha exercido, promessa de resultados, anúncio em rádio ou televisão, utilizar “dizeres próprios de atividades comerciais”, como “consulte-nos hoje mesmo”. 

Assim como, usar fotografias de órgãos públicos, relação com eventos fora da área jurídica, estampar nome profissional em objetos como calendários e chaveiros, enviar mensagens publicitárias pelo celular, assim por diante. 

Por maior que seja a lista de entraves, há caminhos comprovados que podem aumentar o sucesso do seu escritório. Em suma, os advogados podem fazer marketing desde que sigam esses princípios éticos e morais estabelecidos pela Ordem. 

A importância do Marketing para escritório de advocacia

marketing escritorio de advocacia

Marketing Jurídico é o nome que a técnica para fortalecer a imagem de advogados e bancas no meio digital sem ferir o Código de Ética e Disciplina da OAB. O método é bastante utilizado para conquistar novos clientes e destacar os diferenciais competitivos frente à concorrência.

Essa técnica expande o alcance do escritório e permite entregar valor aos possíveis clientes antes mesmo de fechar o negócio. Além disso, existem uma variedade de outros benefícios. Listamos alguns deles abaixo, veja:

Conquistar mais e melhores negócios

O boca a boca é uma prática muitíssimo comum para um escritório de advocacia, mas está longe de ser a única e talvez não seja melhor para o seu escritório. Porém, a implementação das estratégias de marketing jurídico vai permitir que você atinja mais pessoas e conquiste um público mais propenso a fechar negócio. 

Afinal, os seus possíveis clientes já vão conhecer minimamente a sua área e foco de atuação e entender como você e seu escritório se comunicam. Quando o escritório de advocacia acerta na estratégia, é mais simples atrair o perfil de pessoas mais adequado ao modelo de trabalho que você e seu escritório praticam. Então, vale a pena investir na construção de um bom marketing para escritório de advocacia

Melhoria no relacionamento com o cliente

Marketing é essencialmente sobre relacionamento. Um bom relacionamento é a maneira mais eficaz de fidelizar clientes. Colocar em prática ações de marketing jurídico aproxima a sua marca do seu público de interesse e transforma clientes em admiradores do seu trabalho.

É claro que, para atingir todo o potencial de um bom marketing para escritório de advocacia, é preciso dedicar tempo e pensamento estratégico no planejamento e na execução. Mas vamos dar mais atenção a outros tópicos mais para frente.

Atingimento de metas e objetivos do escritório

Investir em marketing jurídico é uma forma de acelerar as metas de crescimento do escritório. A partir de um planejamento estratégico para escritórios de advocacia baseado nos objetivos gerais do negócio é possível colocar em práticas ações rotineiras que aproximam você do sucesso desejado.

Quanto maior for o alinhamento dos objetivos de negócio e do marketing para escritório de advocacia, mais possível eles se tornam de serem alcançados.

Competitividade no mercado

Um bom atestado de sucesso da aplicação de marketing jurídico é quando o seu público prefere confiar no seu trabalho do que se arriscar na hora de contratar um advogado. Quanto mais você trabalha estrategicamente a sua imagem e a do seu escritório, melhor é a sua reputação entre seus clientes e concorrentes. 

A implementação do Marketing Jurídico

marketing escritorio de advocacia

Aqui vão algumas dicas para começar o seu marketing para escritório de advocacia:

Fixação de metas

Antes de partir para a ação, é fundamental reservar um momento para traçar os objetivos do seu marketing jurídico. Que resultados você quer atingir e em quanto tempo? Para mapear esses números, se baseie nas metas financeiras e de crescimento do escritório.

Diluir as metas anuais em ciclos menores pode ajudar no acompanhamento e no engajamento da equipe. Conquistar 16 novos clientes por mês parece bem mais possível do que fechar 200 novos negócios em um ano, certo?

Definição de público-alvo

Quanto mais informações você souber sobre o seu público-alvo, mais fácil vai se definir a estratégia ideal para alcançá-lo. Comece analisando as informações dos seus clientes atuais e busque por padrões.

Qual tipo de emprego eles possuem? Quais atividades eles fazem depois do trabalho e aos fins de semana? Seus clientes se comunicam mais por ligações ou mensagens no Whatsapp? Qual o estado civil deles? Eles possuem filhos? Quantos e de qual idade? Eles usam computador com frequência? Como eles consomem notícias e informações?

Responder essas perguntas vai ajudar você a traçar o perfil das pessoas mais propensas a fechar negócio com o seu escritório. Esses dados vão ser muito úteis para escolher como, onde e quando aplicar o marketing para escritório de advocacia.

Escolha de canais

Site. blog, perfil em todas as redes sociais e tempo para advogar e atender com qualidade. Esse é o sonho, né? Mas a realidade é que nem todos os canais disponíveis vão atrair os seus clientes e o seu tempo deve ser ocupado com sabedoria. Por isso, analise o seu público e escolha os canais que eles mais utilizam. 

Mapeamento de ações

Você entende seus objetivos, conhece o seu público e sabe em quais canais vai atuar. Agora, é preciso destacar as atividades sazonais e rotineiras, definir responsabilidades e fixar prazos para a execução das tarefas. Para o marketing jurídico, constância importa. Leve isso em consideração na hora de montar o planejamento. 

Delimite sua área de atuação

O seu negócio precisa ter um foco. Se não, sua estratégia vai ser a sorte. Bem, contar com a sorte não é a melhor estratégia, não é mesmo? O primeiro passo para estabelecer o foco do marketing jurídico para o seu escritório de advocacia é escolher uma área de atuação. O segundo é comunicá-las em seus canais.

Se a atuação do seu escritório possui uma limitação geográfica, é importante delimitar também a região dos clientes que você deseja atender. Dessa forma é mais fácil saber como atraí-los, entender o comportamento deles e atender ao que eles precisam. 

Com essa dicas, você consegue implementar marketing digital com sucesso no seu escritório de advocacia. Não sabe por onde começar? Fale conosco, nós podemos te ajudar!

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