Passo a passo para criar uma estratégia de e-mail marketing de sucesso

Passo a passo para criar uma estratégia de e-mail marketing de sucesso

Apesar de muitas pessoas pensarem que o e-mail está ultrapassado, esse meio ainda é muito utilizado, especialmente para as empresas que desejam estreitar o relacionamento com seu público.

De acordo com a pesquisa Email Marketing Trends, da Rock Content, 77,2% das empresas adotam essa estratégia seja para distribuir conteúdo, criar relações ou para oferecer seus serviços/produtos. 

Se bem elaborada, pode ajudá-lo ainda a gerar conversões e aumentar a receita. Segundo o estudo Email Marketing Industry Census 2018, 74% dos entrevistados consideram o e-mail marketing como principal canal em termos de ROI.

Fica evidente que essa ferramenta tem o poder de ajudar o seu negócio a crescer. Porém, para aproveitá-la ao máximo, é necessário criar uma boa estratégia. Separamos abaixo algumas dicas para que você crie um e-mail de sucesso e conquiste os seus leads!

Defina o objetivo do seu e-mail de sucesso

Antes de planejar a estratégia, é essencial definir quais são seus objetivos. Determinar o que deseja alcançar no fim da campanha é crucial para que você saiba exatamente onde manter o foco.

Alguns dos objetivos mais comuns são:

  • Aumentar a visibilidade da marca
  • Ampliar as vendas
  • Adquirir novos clientes
  • Construir relacionamentos com clientes existentes
  • Aumentar a lealdade à marca
  • Potencializar o tráfego do site

Trabalhe sua própria base e crie uma lista

Muitos profissionais, para encurtar o tempo e o esforço, compram listas de e-mails de outras empresas. No entanto, essa é uma prática muito ruim e que pode prejudicar muito a reputação da sua empresa. 

Suas mensagens podem acabar caindo no spam ou até mesmo na caixa de pessoas que não estão interessadas, fazendo com que você invista e se esforce em uma campanha que não vai trazer bons retornos. 

Por isso, para elaborar uma estratégia de e-mail de sucesso, é necessário criar essa base de maneira orgânica. Uma maneira fácil de fazer isso é incluindo um botão de “inscreva-se” em seu site para que as pessoas se registrem e recebam novidades sobre a empresa, serviços ou produtos.

Outra tática é oferecer algo em troca como e-books, manuais, cursos, podcasts ou até mesmo avaliações gratuitas. Dessa maneira, elas obtêm algo que desejam, demonstram interesse genuíno em seu negócio e você ainda consegue montar uma boa lista para disparar os e-mails.

Crie linhas de assunto chamativas

Quando um usuário recebe um e-mail, a primeira coisa que ele vê é o assunto. Portanto, por mais que o seu conteúdo seja muito interessante, esse campo é o único fator decisivo para que ele abra a sua mensagem ou não.

Linhas de assunto atraentes são aquelas que despertam a curiosidade do leitor e chamam sua atenção. Vale lembrar que não existe uma fórmula mágica para escrevê-las, no entanto, existem algumas dicas que você pode seguir para elaborá-las e conquistar os seus leads:

  • Seja breve: faça assuntos curtos e aproveite bem os 47 caracteres para que o seu texto não seja cortado;
  • Ofereça uma oferta: todos gostam de receber algo de graça ou, pelo menos, com desconto (só cuidado para não cair no spam);
  • Explore a curiosidade: deixe algumas pontas soltas no assunto indicando que o melhor está dentro do e-mail;
  • Crie senso de urgência: isso faz com que as pessoas reajam rapidamente e aproveitem enquanto ainda há tempo;
  • Use um remetente humanizado: os usuários se sentem mais confortáveis e familiarizados em clicar;
  • Personalize: inclua o nome da pessoa para engajá-la desde o primeiro contato;
  • Faça com que se sintam especiais: crie senso de exclusividade para criar lealdade e aumentar as taxas de abertura!

Tom de voz e tempo certos

É necessário ainda criar um bom conteúdo para que, ao clicar, o usuário se identifique e fique com vontade de clicar. Enquanto escreve os textos, mantenha-se fiel ao tom de voz da sua marca. Além disso, inclua CTA’s e frases para incentivar os leitores a tomarem uma ação.

Outro fator importante a considerar é o melhor momento para disparar esses e-mails aos visitantes. É necessário testar horários e dias diferentes e ver quando as pessoas se engajam mais. Assim, você poderá realizar os próximos envios de uma maneira mais efetiva com base no seu público. 

Crie um design atraente para um e-mail de sucesso

Outro fator crucial, porém muitas vezes subestimado para um e-mail de sucesso, é o layout. Isso também deve ser planejado com cuidado para que não seja nem tão simples e nem tão poluído, a ponto de não atrair o usuário.

Alguns fatores que você deve ter em mente para a criação de modelos de mensagens eletrônicas são:

  • Use um layout vertical;
  • Aproveite o espaço em branco;
  • Mantenha suas frases e parágrafos curtos;
  • Destaque o botão de ação (CTA);
  • Evite usar muitas imagens;
  • Forneça seus dados de contato na assinatura ou no rodapé.

Otimize para dispositivos móveis

De acordo com a empresa Opinion Box, o celular é utilizado por 33% das pessoas como principal meio para abrir todos os seus e-mails. Muitos de nós aproveita o trânsito, tempo de espera do metrô ou outro tempo ocioso para checar a caixa de mensagens no celular.

Na hora de projetar seus e-mails, pense nisso. É necessário criar mensagens que sejam boas tanto para os computadores quanto para os dispositivos móveis. Se você não otimizar o design, muitos dos seus leitores podem acabar ignorando o conteúdo porque algo foi cortado ou simplesmente porque não conseguem ler.

Algumas dicas que podem ajudá-lo a otimizar seu e-mail de sucesso são: 

  • Não incorpore imagens muito grandes e redimensione pela proporção da tela;
  • Divida o seu texto, usando frases e parágrafos curtos e concisos;
  • Use um modelo de e-mail responsivo;
  • Destaque os botões do CTA usando cores contrastantes;
  • Ajuste o tamanho das fontes para serem visíveis em telas menores;
  • Antes de enviar, visualize todos os seus emails no próprio celular.

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