Apesar de muitas pessoas pensarem que o e-mail está ultrapassado, esse meio ainda é muito utilizado, especialmente para as empresas que desejam estreitar o relacionamento com seu público.
De acordo com a pesquisa Email Marketing Trends, da Rock Content, 77,2% das empresas adotam essa estratégia seja para distribuir conteúdo, criar relações ou para oferecer seus serviços/produtos.
Se bem elaborada, pode ajudá-lo ainda a gerar conversões e aumentar a receita. Segundo o estudo Email Marketing Industry Census 2018, 74% dos entrevistados consideram o e-mail marketing como principal canal em termos de ROI.
Fica evidente que essa ferramenta tem o poder de ajudar o seu negócio a crescer. Porém, para aproveitá-la ao máximo, é necessário criar uma boa estratégia. Separamos abaixo algumas dicas para que você crie um e-mail de sucesso e conquiste os seus leads!
Defina o objetivo do seu e-mail de sucesso
Antes de planejar a estratégia, é essencial definir quais são seus objetivos. Determinar o que deseja alcançar no fim da campanha é crucial para que você saiba exatamente onde manter o foco.
Alguns dos objetivos mais comuns são:
- Aumentar a visibilidade da marca
- Ampliar as vendas
- Adquirir novos clientes
- Construir relacionamentos com clientes existentes
- Aumentar a lealdade à marca
- Potencializar o tráfego do site
Trabalhe sua própria base e crie uma lista
Muitos profissionais, para encurtar o tempo e o esforço, compram listas de e-mails de outras empresas. No entanto, essa é uma prática muito ruim e que pode prejudicar muito a reputação da sua empresa.
Suas mensagens podem acabar caindo no spam ou até mesmo na caixa de pessoas que não estão interessadas, fazendo com que você invista e se esforce em uma campanha que não vai trazer bons retornos.
Por isso, para elaborar uma estratégia de e-mail de sucesso, é necessário criar essa base de maneira orgânica. Uma maneira fácil de fazer isso é incluindo um botão de “inscreva-se” em seu site para que as pessoas se registrem e recebam novidades sobre a empresa, serviços ou produtos.
Outra tática é oferecer algo em troca como e-books, manuais, cursos, podcasts ou até mesmo avaliações gratuitas. Dessa maneira, elas obtêm algo que desejam, demonstram interesse genuíno em seu negócio e você ainda consegue montar uma boa lista para disparar os e-mails.
Crie linhas de assunto chamativas
Quando um usuário recebe um e-mail, a primeira coisa que ele vê é o assunto. Portanto, por mais que o seu conteúdo seja muito interessante, esse campo é o único fator decisivo para que ele abra a sua mensagem ou não.
Linhas de assunto atraentes são aquelas que despertam a curiosidade do leitor e chamam sua atenção. Vale lembrar que não existe uma fórmula mágica para escrevê-las, no entanto, existem algumas dicas que você pode seguir para elaborá-las e conquistar os seus leads:
- Seja breve: faça assuntos curtos e aproveite bem os 47 caracteres para que o seu texto não seja cortado;
- Ofereça uma oferta: todos gostam de receber algo de graça ou, pelo menos, com desconto (só cuidado para não cair no spam);
- Explore a curiosidade: deixe algumas pontas soltas no assunto indicando que o melhor está dentro do e-mail;
- Crie senso de urgência: isso faz com que as pessoas reajam rapidamente e aproveitem enquanto ainda há tempo;
- Use um remetente humanizado: os usuários se sentem mais confortáveis e familiarizados em clicar;
- Personalize: inclua o nome da pessoa para engajá-la desde o primeiro contato;
- Faça com que se sintam especiais: crie senso de exclusividade para criar lealdade e aumentar as taxas de abertura!
Tom de voz e tempo certos
É necessário ainda criar um bom conteúdo para que, ao clicar, o usuário se identifique e fique com vontade de clicar. Enquanto escreve os textos, mantenha-se fiel ao tom de voz da sua marca. Além disso, inclua CTA’s e frases para incentivar os leitores a tomarem uma ação.
Outro fator importante a considerar é o melhor momento para disparar esses e-mails aos visitantes. É necessário testar horários e dias diferentes e ver quando as pessoas se engajam mais. Assim, você poderá realizar os próximos envios de uma maneira mais efetiva com base no seu público.
Crie um design atraente para um e-mail de sucesso
Outro fator crucial, porém muitas vezes subestimado para um e-mail de sucesso, é o layout. Isso também deve ser planejado com cuidado para que não seja nem tão simples e nem tão poluído, a ponto de não atrair o usuário.
Alguns fatores que você deve ter em mente para a criação de modelos de mensagens eletrônicas são:
- Use um layout vertical;
- Aproveite o espaço em branco;
- Mantenha suas frases e parágrafos curtos;
- Destaque o botão de ação (CTA);
- Evite usar muitas imagens;
- Forneça seus dados de contato na assinatura ou no rodapé.
Otimize para dispositivos móveis
De acordo com a empresa Opinion Box, o celular é utilizado por 33% das pessoas como principal meio para abrir todos os seus e-mails. Muitos de nós aproveita o trânsito, tempo de espera do metrô ou outro tempo ocioso para checar a caixa de mensagens no celular.
Na hora de projetar seus e-mails, pense nisso. É necessário criar mensagens que sejam boas tanto para os computadores quanto para os dispositivos móveis. Se você não otimizar o design, muitos dos seus leitores podem acabar ignorando o conteúdo porque algo foi cortado ou simplesmente porque não conseguem ler.
Algumas dicas que podem ajudá-lo a otimizar seu e-mail de sucesso são:
- Não incorpore imagens muito grandes e redimensione pela proporção da tela;
- Divida o seu texto, usando frases e parágrafos curtos e concisos;
- Use um modelo de e-mail responsivo;
- Destaque os botões do CTA usando cores contrastantes;
- Ajuste o tamanho das fontes para serem visíveis em telas menores;
- Antes de enviar, visualize todos os seus emails no próprio celular.
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