04 maneiras de fidelizar seus clientes

Nós já falamos aqui sobre o impacto que os valores e sonhos de uma marca projetam e como eles são muito importantes para conseguir novos clientes e agregar valor ao negócio. Agora, vamos conversar um pouco sobre como criar o hábito de comprar com você. Fidelizar seus clientes é uma prática tão necessária quanto trazer novos.

Quando um cliente é fidelizado, ele é um potencial difusor e faz o melhor tipo de propaganda que todos conhecemos, o bom e velho boca a boca.

Separamos algumas dicas para te ajudar a fidelizar seus clientes.

  1. Monitore e personalize
     

Como toda boa estratégia, vamos começar com o mapeamento dos hábitos de consumo desse cliente. Do que ele gosta? Do que ele não gosta? A partir dessas informações, personalize o atendimento do seu cliente. Procure melhorar o atendimento para determinados clientes, observando como eles gostam de ser atendidos.

Também é importante ver o que eles dizem sobre sua marca. Como se sentiram quando fizeram uso dos serviços ou de seus produtos. E, caro, sempre preste atenção às reclamações, pois com elas aprendemos em quais aspectos podemos melhorar.

  1. Canais de comunicação abertos
     

Possuímos uma diversidade de meios de comunicação atualmente: Facebook, WhatsApp, SMS, chats, formulários em sites entre outros. Então, mostre para o seu cliente que você realmente se importa com a opinião dele e quer melhorar seu serviço.

Manter seus perfis nas redes sociais é muito bom nesse momento de abrir a comunicação. Procure se manter sempre atualizado das novidades e faça bom uso dessas ferramentas, compartilhando todas as conquistas e interagindo com o público.

  1. Invista no pós-venda
     

Tudo que estamos falando ali em cima não se aplica somente ao momento anterior a compra, isso também se aplica ao pós-venda também, então entre em contato com seu cliente, pergunte como foi sua experiência. Enfim, peça um feedback honesto sobre o que ele pensa dos seus serviços. Coloque-se à disposição para tirar dúvidas e forneça dicas e informações sobre o produto.

  1. Programas de fidelidade e promoções
     

Surpreenda de maneira positiva o seu cliente. Construa programas de fidelidade, montando fichas cadastrais e dando uma recompensa baseada em quantidade de compras ou nos gastos que ele teve com seus produtos.

Não precisa parar por aí… crie promoções ou distribuir brindes em algumas ocasiões para surpreendê-lo cliente e criar uma relação de troca com ele.

Esses são apenas alguns métodos que separamos os quais podem ser utilizados na hora de fidelizar seus clientes.

Fernanda Pilão

Jornalista, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Redatora da agência Thatto Comunicação, apaixonada por livros, séries e hqs.

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