Campanhas de Natal, como atrair mais público

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Campanhas de Natal, como atrair mais público

O Natal está chegando e com ele chegam as campanhas de boas festas e promoções de virada de ano, mas a sua empresa está sabendo aproveitar as melhores oportunidades dessa época para atrair clientes? Alguns pecam no excesso e outras fazem o caminho oposto, não planejando as estratégias. Por isso, separamos algumas dicas para melhorar as vendas na época do Natal e nas festas de fim de ano, confira!

Com a chegada do fim do ano, os grandes varejistas e comerciantes começam a se preparar para o grande volume de vendas, começando pela logística na hora de distribuição e entrega, passando pelo planejamento de produtos dentro do estabelecimento com técnicas de Trade Marketing e a entrega dos objetivos de faturamento. Mas, não dão a atenção necessária para a estratégia de marketing na hora da divulgação e esse é um dos pontos principais para o sucesso das suas campanhas no Natal e fim de ano

A reta final do ano é ótima para oferecer pacotes de descontos e, também, para fortalecer o institucional de uma empresa. Conheça algumas dicas e referências para a hora de definir a estratégia:

Otimizando as vendas no Natal
Papai Noel

Campanhas para o Natal

Aproveite o clima de compras natalino tanto para presentes quanto para decoração. Essa época do ano é marcada pelo aumento expressivo em vendas de aparelhos eletrodomésticos, roupas, comidas para ceia e brinquedos. Já na parte de decoração podemos citar as guirlandas, enfeites de árvore de natal, luzes pisca pisca, decoração com quadros de Papai Noel e plantas para incrementar o ambiente natalino. O setor de varejo é o mais beneficiado nesse período elevando as vendas em até 40% a mais do que em outras épocas do ano.

Vale a pena ressaltar que entre 2018 e 2019 houve um crescimento exponencial com relação ao consumo por meio das plataformas digitais como e-commerce e compras pelas redes sociais. Isso representa a evolução tecnológica constante no varejo e atacado. Então, não deixe de montar o seu e-commerce com uma identidade festiva e que represente o espírito do fim de ano  

Ambientalize o PDV

O público costuma ser apaixonado por enfeites de Natal, aproveite isso para decorar o seu estabelecimento com luzes, árvores, papais noéis, bengalas açucaradas e o que mais estiver ao alcance para tornar o PDV um ambiente repleto com a “magia do natal”. Dessa forma, o consumidor se sentirá mais à vontade e motivado a fazer as compras no estabelecimento. Outra vantagem da ambientalização de Natal é que, se for bem planejada, acaba se tornando um lugar “instagramável”, ou seja, as pessoas começam a tirar foto e marcar o estabelecimento na rede social, o que gera um ótimo buzz marketing e gratuito. 

Campanhas para Ano Novo

Para o Ano Novo, aconselho campanhas mais voltadas às novidades e superação. A virada de ano representa novos ares, novos objetivos e promessas, viagens e festas. Com isso em mente fica fácil elaborar uma estratégia para atrair o público que busca por inovação. O último mês do ano possui um espírito alegre e familiar, pense em uma linguagem que siga isso para atrair o público. 

Campanhas institucionais para o Natal e Ano novo

Você já organizou sua base de e-mails para enviar as felicitações de fim de ano? Preparou alguma mensagem que informa os horários de funcionamento, recessos e informações importantes sobre o seu estabelecimento no fim do ano? Se a resposta foi não, comece agora a preparar! 

Nada melhor que demonstrar atenção e carinho pelos clientes. Essa demonstração pode ser feita por e-mails personalizados com o nome dos clientes, desejando boas festas e votos para o início do próximo ano. E que tal ser mais próximo ainda, enviando, além do e-mail, uma carta diretamente na caixa postal? Em tempos de WhatsApp e e-mail, quem recebe carta é exclusivo.

Pós-festas

Não esqueça de analisar os resultados, observar as métricas e desenvolver insights por meio delas. Esse processo é extremamente importante, principalmente para gerar dados analiticos e histórico de ações que deram certo ou não. Com essas informações tabuladas é possível replicar ações de sucesso nos anos seguintes, apenas realizando algumas atualizações para as referências do período. 

Planeje uma comunicação integrada para os leads captados no fim do ano. As empresas tendem a gerar mais conteúdo nessa época do ano, o que acaba sobrecarregando o consumidor de informações. Então, para resolver o problema de má indexação da marca na mente do consumidor final, você precisa gerar uma linha de comunicação completa e que atenda as necessidades do seu público, partindo de automações em e-mails, proximidade nas redes sociais e até mesmo o disparo de SMS que também auxilia na hora de gerar um relacionamento com o público-alvo.

Essas foram algumas dicas que separei para melhorar as vendas e o relacionamento com o público no fim do ano. Aproveite para elaborar uma estratégia completa tanto de vendas quanto institucional para sua empresa. E se você ficou com dúvida sobre alguma coisa ou precisa de dicas, entre em contato!

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