Comunicação para a força de vendas: como fazer de maneira assertiva?

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Comunicação para a força de vendas: como fazer de maneira assertiva?

Toda empresa nasce com o objetivo de vender: seja um produto, serviço ou uma ideia. No entanto, isso pode não ser tão fácil quanto parece. É com esse objetivo que a força de vendas, área de profissionais altamente qualificados, motivados e engajados, trabalha.

Mas, afinal, você sabe se sua empresa possui esse time ou até mesmo o que ele representa? Nessa matéria falaremos um pouco mais sobre a comunicação especificamente para a força de vendas, com dicas práticas, para que você retenha seus melhores colaboradores. 

O que é força de vendas?

Muitas pessoas acabam confundindo força de vendas com a equipe comercial ou o time de vendas. Tecnicamente, não está errado, porém não se trata apenas disso. 

A força de vendas pode ser definida por todos aqueles que direcionam seus esforços em oferecer/vender um produto ou serviço de uma maneira mais especializada, com conhecimento profundo sobre a organização e o que é ofertado. 

Por conta disso, é possível afirmar que estão integrados tanto os profissionais de vendas como também os de marketing, além de todos aqueles motivados por alcançar os objetivos estratégicos e resultados esperados da empresa.

Principais características da força de vendas

Para ter esse time em uma organização, é necessário compreender que os profissionais devem possuir determinadas características. Alguns dos principais aspectos para uma força de vendas eficiente envolvem:

Compreensão profunda dos produtos e serviços

Para poder auxiliar o cliente da melhor maneira, é necessário possuir um conhecimento intenso sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Somente assim é possível conciliar as necessidades do consumidor e as soluções disponíveis pela organização. 

Postura diferenciada 

Esse profissional, além de ser altamente persuasivo, também precisa adotar uma postura diferente. Ele deve possuir responsabilidade, dedicação, disposição e muita proatividade. Um grande fator de sucesso é também acreditar e gostar daquilo que se vende.

Equilíbrio entre objetivos da empresa e cliente

Além de focar em bater as metas e atingir os objetivos da empresa, os profissionais da força de vendas também precisam acompanhar as necessidades dos clientes, observando suas dores e propondo soluções. Assim, a empresa conquista resultados positivos, maior lucratividade e também um consumidor satisfeito. 

Time especializado em vendas 

Para obter sucesso, essa equipe deve ainda manter seus conhecimentos atualizados constantemente. Isso significa que, além da experiência, esses profissionais devem também buscar ensinamentos acadêmicos como cursos e treinamentos específicos, a fim de unir prática e teórica.

Como criar uma comunicação efetiva para a força de vendas

Para os gestores, montar uma força de vendas que esteja totalmente alinhada e comprometida com os resultados da empresa pode ser uma tarefa trabalhosa.

Além de metas, é necessário ainda fazer o planejamento e acompanhamento constante, assim como realizar algumas ações para que eles se mantenham engajados com o negócio. Oferecemos abaixo algumas soluções para envolver seu time por meio de uma comunicação efetiva:

1. Entenda os desafios

O primeiro passo é compreender quais são os desafios enfrentados. Para isso, a pesquisa interna é essencial tanto para sentir o clima em que a equipe está trabalhando como também para identificar quais as melhores ações para solucionar as dificuldades.

Com base nesse estudo, o gestor poderá tirar alguns insights sobre o perfil dos seus colaboradores, o nível de satisfação, os pontos de melhoria, relacionamento entre a equipe entre outros dados importantes para criar a estratégia mais adequada de comunicação.

2. Utilize os canais de comunicação interna

Além disso, utilizar os canais de comunicação da própria organização também faz com que a mensagem chegue melhor à força de vendas se eles forem usados e divulgados da maneira certa. 

Ferramentas como intranet, jornal interno e newsletter, além de comunicados nos televisores e panfletos espalhados no espaço, são muito positivos e facilitam o relacionamento com o público interno para passar informações sobre a empresa. Além disso, eles costumam ser bem versáteis para que você utilize recursos como vídeos e fotos.

3. Ofereça incentivos

A vontade primária de qualquer vendedor é bater sua meta e conseguir um comissionamento. No entanto, alguns se mostram menos empenhados em obter resultados melhores para a empresa após alcançarem seus objetivos. 

Uma forma de contornar essa situação com a força de vendas é oferecer incentivos que ultrapassem a meta. A comunicação pode ser feita com ações de pontuação, por exemplo, nas quais os vendedores melhores ranqueados recebem um prêmio. 

Esse sistema de gamificação, conceito que simula um jogo, já é muito utilizado pelas empresas e pode ser aplicado em todos os campos da organização. A comunicação deve ser clara, apresentando as regras e critérios de pontuação.

4. Reconhecimento sobre resultados

Se alguém do time está se destacando, seja por trazer mais clientes, se mostrar mais envolvido ou por ajudar os colegas, por exemplo, por que não recompensá-lo por isso?

O reconhecimento pode ser feito tanto de maneira palpável, oferecendo um presente, jantar ou um bônus, como também de forma simbólica, divulgando os bons exemplos dentro da empresa para que outras pessoas se inspirem e sigam o modelo.

homem celebrando com a força de vendas

5. Promova a qualidade de vida

Não só de serviços e produtos se vive um profissional da força de vendas. Eles também possuem uma vida fora da organização e é importante lembrar que os gestores se preocupam com isso.

Portanto, uma comunicação que também é positiva para os colaboradores e para a organização é aquela que se preocupa com a saúde, lazer e bem-estar dessas pessoas. 

É possível criar informativos sobre os shows e eventos que acontecerão no final de semana, sugerir restaurantes próximos da empresa, fazer uma lista de livros interessantes (recomendados pelos próprios funcionários) e muito mais.

6. Desenvolva as habilidades

Outro tipo de comunicação que também é muito efetivo para a força de venda são aqueles voltados ao desenvolvimento do colaborador. 

Para isso, é possível enviar e-books, vídeos, convites de palestras, eventos, cursos online e todo tipo de conteúdo profissionalizante que os façam melhorar seus conhecimentos

Esse tipo de aperfeiçoamento é favorável não apenas para o funcionário, que amplia seu leque de aprendizagem, como também para a empresa, que retém um profissional cada vez mais engajado e especializado.

7. Solicite feedbacks

Outra forma positiva de gerar resultados e melhorar a comunicação com a força de vendas é solicitar feedbacks. Realize reuniões, questione os vendedores e incentive-os para que tragam informações construtivas. 

Dessa maneira, além de preparar e motivar o time, também é possível obter informações sobre o que está funcionando e o que precisa ser mudado. Com esses dados você poderá pensar também nos treinamentos adequados para que eles estejam em constante evolução.


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