Como funciona a criatividade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Como funciona a criatividade

“Criatividade, do latim ‘creare-creatus’ representa a capacidade de criar, desenvolver e produzir algo novo”. 

Além de criar algo novo, ser criativo remete à inovação e melhoria. Criatividade é o repertório adquirido até o momento por meio de experiências, filmes, músicas, leitura de livros, viagens, observações e aprendizados. Tudo que acrescente conhecimento e experiência é utilizado na hora que a criatividade é “ativada” no pensamento humano.

“A criatividade é a inteligência se divertindo”.

Albert Einstein
criatividade é a inteligencia se divertindo
Inteligência se divertindo

Pensamento criativo

O ser humano já nasce com o senso criativo de imaginar situações inusitadas a todos os momentos. Já foi visto em análises e estudos que a infância é a fase na qual existe a maior ativação da criatividade. Em números, uma criança tem 98% do pensamento em linha criativa, já um adulto entre os 30 e 40 anos utiliza 2% do pensamento criativo para solucionar problemas.

Conforme os anos vão passando, o ser humano tende a ‘desativar’ a criatividade por conta de situações que a vida traz, desenvolvem algumas ansiedades e medos, amadurecem sentimentos como vergonha, introversão e introspecção. Por conta desses fatores, os adultos costumam ficar menos criativos com o passar do tempo. Mas, ainda existem técnicas que auxiliam na floração da criatividade:

1 – Renove-se

Tente mudar o caminho que faz todos os dias enquanto vai para o trabalho, coloque roupas diferentes das que costuma usar, almoce em um restaurante diferente, mude a sua rotina! Além de conhecer e ter experiências novas, você ainda auxilia o seu processo criativo.

2 – Qual foi a última vez que fez algo pela primeira vez?

Qual foi a última cidade que você conheceu? Qual estilo musical você descobriu nos últimos tempos? Quantos amigos novos? Essas perguntas podem servir como gatilho para você procurar algo novo para fazer e sentir aquele frio na barriga que só uma experiência inédita consegue passar.

3 – Crie algo todos os dias

Mesmo que seja só em pensamento, tente produzir algo, procure por soluções para problemas simples, crie roteiros de filmes e histórias imaginárias, desvende mistérios, crie cenários ou até mesmo pense em novos aplicativos e tecnologias para os próximos anos!

4 – Treine a criatividade

Manter-se criativo é algo necessário para o dia a dia da pessoa e não só para o ser humano, mas em âmbito empresarial também. Crie contextos e tente prever quais os possíveis caminhos que as suas ações podem te levar. Acione a sua imaginação.

5 – Observe as coisas igual uma criança

Uma criança enxerga o mundo com olhos inocentes, com curiosidade, sempre em busca de novos horizontes. Ela encontra leveza no meio do caos, encontra amor no meio do ódio.

6 – Dê um respiro

Para encontrar a solução criativa para problemas, é preciso observá-los de fora ou de outro ponto de vista. Dê uma volta, tome um ar, observe um pouco o céu. Assim, com a cabeça mais tranquila e observando a situação de fora, fica mais fácil encontrar soluções criativas para os problemas.

7 – Seja curioso

A curiosidade é a melhor amiga da criatividade. É por meio da curiosidade humana e da questão de elaborar perguntas que faz a inovação ser algo tão presente no processo criativo. Para encontrar uma solução, primeiro precisamos responder algumas perguntas certo? Essas perguntas já fazem parte de um processo de curiosidade, no qual a pessoa vai em busca de formas mais inteligentes para resolver determinada situação.

8 – Estude

Nunca pare de aprender e de aumentar o seu conhecimento. A criatividade só existe a partir do momento que você começa a absorver informações ao seu redor e colocá-las em uma linha de pensamento com algum objetivo e foco. 

9 – Medite

Não adianta ter uma cabeça cheia de ideias bagunçadas, com a meditação o cérebro aprende a se concentrar e focar em um único pensamento. Você pode meditar a qualquer hora do dia e lugar. Além da meditação famosa, na qual você precisa ficar em silêncio absoluto, sentado e controlando a respiração, existem outras formas de administrar a sua consciência como a atenção plena, meditação guiada e outras.

meditação para melhorar o foco nos pensamentos
Meditação melhora o foco nos pensamentos

A criatividade está presente em todos os processos e momentos da vida pessoal e empresarial. Podemos citar exemplos aplicados no dia a dia como encontrar uma forma diferente de apoiar o copo em cima da cama, pintar a parede com um rolo de tinta improvisado ou até mesmo acender o fogão usando um pedaço de macarrão cru como fósforo.

Já dentro das empresas, podemos levar em conta as soluções para problemas, criatividade e inovação na estratégia de captação de leads, conteúdos inéditos para uma postagem nas redes sociais, a forma que são analisados os dados de uma campanha para a melhor geração de insights, o trabalho de um designer que remete 100% à criatividade e experiências, entre outros exemplos de criatividade aplicada ao dia a dia empresarial.

Para aqueles que duvidam da criatividade nas empresas, vamos citar algumas pessoas que tornaram seus sonhos em realidade de forma criativa:

“Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor”; “Não deixe que os seus medos tomem o lugar dos seus sonhos”; “Hoje já não durmo para descansar, durmo para sonhar.” 

Walt Disney

“Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona. É criatividade”.

Steve Jobs

“O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos?”; “A lógica pode levar de um ponto A a um ponto B. A imaginação pode levar a qualquer lugar”.

Albert Einstein

“A criatividade ama os limites”.

Marissa Mayer

Essas dicas sobre criatividade servem tanto para a vida pessoal e profissional. Quando bem adaptadas ao seu dia a dia, você conseguirá desenvolver muito mais e de uma forma mais inteligente. No marketing digital, a criatividade e inteligência são essenciais para desenvolver campanhas que atraem clientes potenciais e otimizar as rotinas de uma empresa. Aproveite para conversar sobre criatividade e como implementá-la nas rotinas de trabalho! Vem com a Thatto Comunicação!

Gostou do conteúdo? Compartilhe conhecimento!