Como fazer uma gestão de trade marketing efetiva com equipes externas?

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Como fazer uma gestão de trade marketing efetiva com equipes externas?

Antigamente, as equipes de campo saíam para coletar dados sem a menor ajuda da tecnologia. Todas as informações eram coletadas por meio de formulários de papel que eram preenchidos e enviados para as agências que faziam gestão de trade marketing. Lá, eles eram passados para o computador e analisados. Somente depois de um estudo em cima dos dados coletados, as novas ações e projetos eram criados.

Com o avanço da tecnologia, surgem novas formas de coleta de dados e, com isso, a área do trade marketing passou a ter muito mais facilidades, tanto na gestão das equipes de campo, quanto na recepção do que foi recolhido. Com isso, as ações e projetos se tornam mais assertivos, por conta da maior disponibilidade de informações e o aprofundamento das análises feitas. 

Por isso, hoje em dia, as empresas que fazem uma boa gestão de trade marketing costumam enviar suas equipes de campo equipadas com smartphones, assim eles coletam os dados por meio das ferramentas e o que for obtido por eles já fica automaticamente dentro do banco de dados para ser observado.

Gestão das equipes de campo 

Já apontamos como o processo da coleta de dados em campo está mais rápido e efetivo por conta dos avanços tecnológicos. Porém, como fazer uma gestão de trade marketing efetiva com as equipes de campo? 

Bem, existem algumas formas de monitorar sua equipe para ter certeza de que o processo está sendo completamente assertivo e funcionando da melhor forma para o seu negócio. Afinal, as pessoas que estão trabalhando diretamente no PDV são aquelas que sabem dizer se a operação toda está obtendo sucesso ou não. 

Por isso, a primeira dica que podemos oferecer para gestores é que seja criado um guia de execução muito bem estruturado. Para montar um bom guia, a melhor forma é o supervisor sentar com a equipe de campo e propor quais passos que absolutamente precisam fazer parte do trabalho externo. Assim, é possível monitorar se os promotores estão de acordo com o que foi proposto.

O que o guia deve ter?

Um guia de execução é uma forma de manter sua equipe de campo alinhada com as estratégias da sua empresa. Dentro desse documento, seu time irá colocar quais são os passos mais assertivos. Um bom exemplo é: um pequeno tutorial de como colocar os dados coletados ao longo do dia dentro da base da sua empresa. 

Além disso, o guia deve conter uma visão geral dos seus produtos e a equipe. Como ele deve proceder caso esteja com dúvidas sobre a estratégia? A resposta deve estar muito bem explicada dentro do manual. 

Ter um material como esse dentro da sua empresa facilita e deixa todos os colaboradores que não estão trabalhando internamente por dentro das estratégias que são adotadas.

Comunicação com os promotores

Comunicação é chave para uma boa gestão de trade marketing – e não somente no trade -. Para isso é necessário estar em contato com a equipe que está trabalhando no campo. Atualmente, existem uma infinidade de aplicativos que estão aí para ajudar na comunicação, um grande exemplo são os apps WhatsApp e Telegram. Por meio desses aplicativos é possível compartilhar mensagens, documentos e imagens. 

Tenha em mente que, quando estamos falando da gestão do trade marketing, o celular é uma ferramenta muito necessária e não é possível inibir o uso deles.

Softwares de gestão de trade marketing

Uma outra evolução tecnológica que chega para auxiliar quem quer fazer uma boa gestão de trade marketing e de sua equipe de campo, são os softwares. Criados especialmente para auxiliar com o gerenciamento, eles ajudam a fazer análises de estoque, concorrentes, preços e uma variedade de outros indicadores. 

Com um software como auxílio, é possível detectar e corrigir quaisquer falhas no seu sistema interno e tomar ações de maneira mais rápida, sem gerar muito prejuízo para sua empresa. 

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