Publicidade, propaganda ou marketing

Publicidade, propaganda ou marketing

Descubra como é a área de comunicação voltada a Publicidade, Propaganda e Marketing.

Publicidade, propaganda ou marketing? Hoje, vamos contar um pouco sobre este setor que vem crescendo muito, principalmente no Brasil.

Com o avanço das tecnologias, redes sociais, quantidade de produtos novos a venda e necessidade de estratégias de lançamento de produtos, os profissionais do ramo de Comunicação Social, estão sendo cada vez mais solicitados, tendo um aumento nas vagas de 4% no primeiro semestre de 2019.

Esta área é uma das mais antigas do mundo, tendo históricos de dois mil anos atrás, desde a sua criação ela já evoluiu muito, e continua avançando cada vez mais rápido. 

Confira este infográfico onde contamos um pouco sobre publicidade e propaganda e damos um gatilho para o marketing!

COMUNICAÇÃO SOCIAL
A comunicação social é uma ciência aplicada, cujo objeto tradicional de estudo são os meios de comunicação de massa como material visual, on e off line, Redes Sociais comunicações em geral, (também chamados mass media ou simplesmente “média” ou “mídia”).

PUBLICIDADE
A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de empresas, produtos ou serviços. Pode ser qualificada como uma “propaganda comercial”. É a divulgação de produtos, serviços, e ideias junto ao público, tendo, em vista, induzi-lo a uma atitude dinâmica favorável. Nesse sentido geral, a publicidade é parte da técnica de comunicação. Em sentido estrito, tem um caráter comercial e, então, é parte de um todo que se chama mercadologia, que abarca o conjunto de meios adotados para levar o produto ou serviço ao consumidor

PROPAGANDA
A propaganda possui várias técnicas em conjunto com a publicidade, podendo ser usada tanto para promover um produto comercial quanto para divulgar crenças e ideias religiosas, políticas ou ideológicas. Exemplos de propaganda são os panfletos.

O PUBLICITÁRIO
O publicitário cuida da criação de campanhas e peças publicitárias. Trabalha para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promove sua venda ou garante a boa imagem da marca ou empresa junto ao público.
Pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, escolaridade, renda, costumes e hábitos de consumo. Desenvolve a arte de embalagens, cria logotipos para produtos e empresas e produz material promocional impresso, como cartazes, outdoors e folhetos.

MARKETING
Sistematicamente, no uso cotidiano, significa “comercialização”, mas também “realização”. Engloba todo o conjunto de actividades de planejamento, concepção e concretização que visam à satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos. O marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade.
Em suma, o profissional de marketing pode atuar com publicidade e vice e versa! A área de atuação é bem dividida e com especialidades mútuas entre elas.

PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO
• Produção
• Criação
• Planejamento publicitário
• Marketing
• Pesquisa de mercado
• Comunicação digital
• Promoção de vendas
• Consultoria
• Social Média
• Analista digital
• Especialista em comunicação
• Endomarketing
• Professor de Faculdade
• Propagandista
• Planner de Projetos
• Designer

Gostou do conteúdo? Confira mais um material complementar, sobre Branding clicando AQUI

Converse com a gente!