La Casa de Papel: 5 lições de marketing que a série ensinou!

La Casa de Papel 5 lições de marketing que aprendemos com a série

“La Casa de Papel” é uma série espanhola da plataforma de streaming Netflix, que fez um sucesso surpreendente e estrondoso com o público. Atualmente, ela é considerada uma das melhores atrações dentro de streamings, no momento.

O seriado tem um enredo de assalto que, a princípio, parece bem simples. O Professor analisa e recruta oito criminosos para assaltar a Casa da Moeda da Espanha. Entre esses oito integrantes escolhidos, cada um possui um conjunto de habilidades diferentes, que se complementam. O objetivo é se infiltrar na Casa da Moeda durante onze dias de reclusão, tempo necessário para que eles possam imprimir 2,4 bilhões de euros. Eles ainda têm que lidar com sessenta e sete reféns e com toda a força policial contra eles.

Durante essa semana, o trailer da terceira parte de “La Casa de Papel” foi divulgado pela Netflix, e repercutiu muito. A revelação do caminho que a trama está tomando, causou furor em muitos fãs, porém, isso foi superado pela aparição de um personagem que era dado como morto: Berlim.

Enquanto a espera dia 19 e a chegada da nova temporada, vamos pensar nas lições que a série ensinou para a gente. Com o Professor, aprendemos coisas que podemos aplicar em nossas estratégias de marketing e melhorá-las.

 

Quais as cinco lições que aprendemos com “La Casa de Papel”?

Planejamento

Para ter certeza que estamos fazendo algo muito bem feito, é preciso planejamento. Não só o Professor, como bom estrategista e a mente por trás de todas as ideias, mas todo o restante da equipe conheciam todos os passos dos planos que eram necessários. Partindo desse ponto, entendemos que é essencial planejar minuciosamente tudo que você vai fazer.

Juntos, a equipe de “La Casa de Papel” demorou 5 meses para esquematizar toda a estratégia. Obviamente, que no dia a dia da sua empresa, é impossível ficar todo esse tempo planejando estratégias de marketing. Mas, assim como o Professor, é importante pensar em todas as variáveis que poderiam vir a atrapalhar suas estratégias. Para montar uma estratégia de marketing é necessário pensar em todos os detalhes, como: persona, métricas e canais.

Gestão de equipe

Para realizar o maior assalto da história, o Professor escolheu os melhores dos melhores dentro do que eles faziam. Cada integrante tinha uma parte fundamental dentro do plano e tem sua função. Quando unimos pessoas com características e talentos complementares, você tem uma capacitação maior para atingir um trabalho bem feito.

Dentro da sua equipe de marketing, tenha profissionais que se complementam. Mantenha seu time alinhado e com foco nos resultados que devem ser atingidos. Profissionais, que são especialistas em suas áreas irão saber resolver quaisquer problemas e adversidades com mais habilidade e agilidade.

Público-alvo

Dentro do seu planejamento, o Professor tinha total noção de todos os detalhes. Um detalhe muito importante que foi pensado tem total conhecimento das personas que ele iria atingir dentro de suas ações. Então, ele sabia o perfil de cada público que queria atingir, desde a equipe policial, as pessoas de dentro do banco e os espectadores de casa. Ele tinha conhecimento das características, dores e objetivos.

Com isso, ele soube compor corretamente a mensagem que atrairia as personas que ele quer atingir. No caso dos espectadores: o plano é que as pessoas fiquem do lado dos assaltantes e torcer por eles. Fazer com as pessoas tenham interesse, se sintam atraídas pela sua marca e irem até você é basicamente o intuito do marketing, e definir sua persona é essencial para começar a definir sua estratégia.

Acompanhamento

No caso da série “La Casa de Papel”, a gente observa que o Professor acompanha todos os passos do roubo. Para tudo dar certo, o acompanhamento em tempo real é essencial. As câmeras sempre ligadas nos lugares estratégicos e telefone na mão para intervir no que fosse necessário.

Para quem trabalha com marketing, o acompanhamento em tempo real é um insight valioso. São diversas ferramentas que nos permitem monitorar e analisar o desempenho, e até mesmo sua concorrência em tempo real e mudar o que for preciso. Essa análise é muito importante, para poder ajustar o plano em tempo real, da maneira que for necessária.

Estudar é necessário

Como já falamos no primeiro tópico, além dos personagens serem especialistas em seus determinados campos. Em “La Casa de Papel” eles ficam 5 meses planejando e estudando cada passo e cada variável.

Em marketing, depois de fazer um acompanhamento e uma análise é importante estudar os dados que saíram desse monitoramento. Para assim, entender o que deu errado, o que deu certo. Por que deu errado? Por que deu certo? Quais as estratégias que ainda estão funcionando? Entender o que está indo de acordo com o plano e o que pode melhorar. Dentro desses 5 meses, a equipe do roubo consegue entender tudo isso.

Enfim, em um plano bem feito, atenção aos detalhes e trabalho em equipe é fundamental. Mesmo se você não seja tão fã da série (ou não queira assaltar a Casa da Moeda), esses são itens relevantes para alcançar os melhores resultados.

Achou que ficou faltando alguma outra lição? Comenta aí! Se gostou do texto e quer ver mais do nosso blog, clica aqui!

Fernanda Pilão

Jornalista, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Redatora da agência Thatto Comunicação, apaixonada por livros, séries e hqs.

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