Chatbots 15 motivos para automatizar o seu atendimento

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Chatbots 15 motivos para automatizar o seu atendimento

Chatbot, de uma forma resumida, se trata da Inteligência Artificial que simula a interação do ser humano na hora da comunicação digital. Em outras palavras, é um robô de atendimento que interage de forma inteligente com o público final. Os Chatbots servem para se comunicar com clientes pelos chats, Whatsapp, redes sociais e automações.

Nós falamos em outra matéria sobre a Inteligência Artificial e o atendimento humanizado. Aproveite para ler este conteúdo aqui.

É um termo muito falado desde de 2005, mas a sua origem vem dos estudos de Alan Turing em 1950, no qual já se previa robôs se comunicando com humanos, teoria tão famosa que se tornou um teste de IA (Inteligência Artificial) conhecido como “Teste de Turing” definido que: “se um computador puder dialogar com uma pessoa por meio de um chat, sem que ela perceba que está conversando com uma máquina, o computador em questão pode ser considerado ‘inteligente’.”

Mas, só em 1965 que um pesquisador do Massachusetts Institute of Technology, (Ou MIT para os íntimos) Joseph Weizenbaum, lançou a ELIZA, um software robô que simula a atuação de uma psicóloga. Ela é conhecida como a mãe dos bots e conseguia reconhecer cerca de 250 frases.

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Eliza a “Mãe” dos Chatbots

A tecnologia continua evoluindo, seguindo os princípios de Turing e a cada novo dia nos surpreendemos com a Inteligência que os Chatbots têm adquirido! Separamos 16 bons motivos para você fazer parte dessa inovação e não deixar a sua empresa ficar para trás:

1 – Ganhe tempo

Com a implementação de Chatbots no seu relacionamento com o cliente, você consegue otimizar as respostas criando um caminho de conversão, seguido de perguntas e respostas esperadas para direcionar o Lead a uma conversão ou resolução de problemas. Com essa automação você ganha tempo para pensar em outras estratégias, novos produtos, analisar dados da empresa…

2 – Otimize suas conversões

Ao invés de investir o seu tempo tentando influenciar os compradores, com horas de conversa, reuniões e cafés, com a automação e Chatbots você consegue atrair clientes mais focados na compra em si (fundo de funil). As empresas podem criar fluxos nos quais o cliente é atendido em diversas etapas do funil de marketing e chega em suas mãos com o real interesse de compra.

3 – Melhore o relacionamento com seus clientes 

Manter um relacionamento forte com o seu cliente é essencial, pois além de comprador de produtos ou serviços ele ainda pode se tornar um defensor da sua marca. Essa técnica de relacionamento auxilia na criação de uma identidade forte.

4 – Aproveite o tempo para focar em estratégias

Com a otimização de tempo que as automações e chatbots oferecem, você ganha um prazo maior para focar em um planejamento de marketing estratégico, campanhas, tirar insights para novos produtos e serviços que facilitam a vida do seu-público alvo.

5 – É o futuro

Da mesma forma que o marketing digital vem evoluindo e as empresas que não aderirem à ele provavelmente entraram em uma curva negativa, com a automação e chatbots a história é a mesma. Já é previsto um aumento significante para os próximos anos com relação à tecnologia em empresas e Inteligência Artificial.

6 – Agilidade

Responda o seu cliente na hora que ele estiver precisando. Em um conjunto que o Chatbot atende o cliente assim que ele entra em contato com a empresa, a automação funciona para manter os leads alimentados com conteúdos e informações sobre o seu negócio. 

7  – Atendimento em massa

Quantos atendimentos simultâneos um ser humano consegue fazer? Até mesmo a pessoa mais capacitada, com agilidade sobre-humana e expertise no assunto tratado, não conseguiria atender 10 mil pessoas em um dia! Com um Chatbot a capacidade de atendimento se torna infinita (só dependerá da tecnologia colocada nele e no ponto de entrada como site, blog ou outra plataforma de chat).

chatbot-aplicativos
Aplicativos auxiliam na comunicação

8 – Valores de campanhas reduzidos

Com a otimização do relacionamento com o cliente e entrada de tecnologias como chatbot e automações de marketing, o índice de qualidade do seu site aumenta, a entrada de leads de forma orgânica fica mais rápida e, assim, o investimento para campanhas em redes de pesquisa diminui.

9 – 24 horas ativo

Sabe aqueles clientes que costumam entrar no seu site ás 3 horas da manhã? Eles podem ser atendidos pelos Chatbots. Não deixe passar nenhuma oportunidade para conquistar leads.

10 – Métricas de conversão

Mensurar resultados e analisar os dados são duas das maiores vantagens do mundo digital. A análise de dados do seu negócio serve como um check-up rotineiro de um médico, se você deixar passar e ficar sem fazer as consultas, provavelmente não terá boas notícias no futuro.

11 Melhore a experiência de usuário

Agilidade e conforto são as palavras para melhorar a experiência do usuário. Com a criação dos chatbots, esses termos ficaram mais próximos e trabalham muito bem juntos. 

12Conexão

Chatbot não é exclusividade de sites e blogs, você ainda pode automatizar respostas nas redes sociais e plelo Whatsapp. Um bom exemplo que podemos dar é quando se faz uma compra nas lojas Americanas, caso você coloque o seu número de celular e aceitar os termos, logo começará a receber respostas no aplicativo de mensagens sobre status do pedido e ofertas.

13 – Baixo custo

Existem plataformas gratuitas e completas para atendimentos automatizados, plataformas pagas com diversas integrações e que oferecem cursos de como implementar em sua empresa. Nós, da Thatto, podemos ajudar em todo o processo de automatização e implementação de chatbot em sua empresa. 

14 – Omnichannel

É preciso estar presente onde o seu cliente está, independentemente do canal que ele utiliza, porém oferecendo a mesma experiência em qualquer uma dessas plataformas, seja ela um site, blog, Facebook, Instagram ou comunicação por meio de plataformas de parceiros.

15 – Histórico de conversas

Histórico de conversa é algo essencial para otimização e aprendizado sobre o seu cliente, você consegue observar as principais dúvidas e os problemas que o atingem. Assim fica mais fácil de pensar uma estratégia que resolva a vida do seu público.

Com essas informações, podemos perceber a constante evolução digital e como ela está cada vez mais rápida! As empresas que não a acompanharem estão com os dias contados. Se você precisa de alguma ajuda para atualizar a sua empresa ou não sabe por onde começar, conte com a Thatto Comunicação.

Chatbots e Inteligência artificial

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