Como acontece o viral nas redes sociais?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Como acontece o viral nas redes sociais?

Nós já estabelecemos aqui sobre a importância de uma presença digital bem construída, certo? Parte disso é estar nas redes sociais, interagindo com seus seguidores e criando uma conexão com eles. 

E, com certeza, você já reparou em algumas imagens, vídeos, textos ou qualquer outro tipo de conteúdo que foi super compartilhado e gerou um buzz incrível, certo? O nome disso é: viral. Aposto que você já olhou um desses conteúdos e pensou: como foi que eles fizeram?

Bem, um conteúdo viral é aquele que tem a capacidade de despertar sensações positivas no público e que mexe principalmente com as emoções. Nós conseguimos reconhecer um conteúdo viral a partir do momento em que ele recebe muitos compartilhamentos em um período curto de tempo, chamando cada vez mais a atenção das pessoas. 

Não há nenhuma fórmula específica para que um conteúdo viralize nas redes sociais. Ele pode ser de qualquer formato, é tudo sobre o impacto que ele vai gerar nas pessoas. Porém existem algumas coisas que você pode fazer para o seu conteúdo viralizar na internet e nessas plataformas.

O que é marketing viral?

conteúdo viral
Um conteúdo viral é aquele que é compartilhado muito em pouco tempo

O que é um vírus? Eles são agentes microscópicos que se reproduz rapidamente dentro das células de um organismo. Os vírus se replicam em uma velocidade muito grande e se disseminam muito rápido por um ambiente, correto? Se o nome é marketing viral, podemos ter uma ideia do que estamos falando. 

Marketing viral é um termo utilizado para definir toda e qualquer estratégia de divulgação, cujo principal objetivo é incentivar o público a compartilhá-la com outras pessoas. Também é considerado uma estratégia com um custo-benefício maior, já que o canal que você está utilizando são pessoas.

Essa estratégia é uma forma de marketing muito poderosa. O marketing viral pode ajudar a sua marca a ser vista e conhecida por novas pessoas, mas também fazer com que os seus clientes se lembrem dela. Tudo isso, com o menor custo possível, já que você vai ter gastos apenas montando a campanha. E a dica é pedir para as pessoas compartilharem o que elas pensaram e como se sentiram quando viram a campanha, além de o que acharam sobre o que você fez.

Porém, queremos dizer que não são todas as campanhas que vão viralizar. Por mais que você tenha planejado e previsto. Ainda não existe uma fórmula certa para o viral, mesmo que sua campanha tenha tudo que for preciso para viralizar, às vezes não conquista o público e não viraliza. E isso não quer dizer que você deve desistir! 

Muito pelo contrário! O ideal é você continuar buscando por formatos de conteúdos e formas criativas de montar suas campanhas e, em algum momento, você vai conquistar o seu público!

Como montar sua campanha viral?

fazer um conteúdo viral
Fazer um conteúdo viral é algo sem fórmula, mas essas dicas podem te ajudar!

1 – Observe o ciclo de vendas da sua empresa

Quando você investe em marketing, você está procurando falar sobre tudo que o seu produto/serviço tem de melhor, potencializando isso. Porém, entenda que não é sair do que é a verdade, porque a pior publicidade é aquela que mente para o consumidor. 

Tenha sempre certeza de que a sua propaganda está, sim, ressaltando todos os pontos positivos do que sua empresa tem para oferecer, porém de forma que não falta com a verdade. Sempre seja sincero!

2 – Conteúdo fácil de compartilhar

Na hora de criar um conteúdo viral, faça com que ele seja fácil de compartilhar. Não dificulte, não há necessidade de formulários nem nada que torne o acesso a mensagem mais complicado. 

Por isso, é interessante pensar em um material no formato audiovisual. Esse é um tipo de conteúdo que, atualmente, está em alta nas redes sociais e podem servir de base para a geração de conteúdos relacionados. Além de tudo isso, é muito mais fácil ver esse tipo de conteúdo pelos dispositivos móveis.

3 – Pense fora da caixa

Pensar fora da caixa e produzir algo que sua audiência não esteja esperando de forma alguma. É importante usar gatilhos emocionais na hora de fazer o seu conteúdo viral.

Surpreender a audiência é uma ótima forma de chamar ainda mais a atenção! 

4 – Canais de massa

Para sua estratégia de marketing viral, é ESSENCIAL escolher o canal certo! Essa dica casa totalmente com a nossa segunda dica de ser fácil de compartilhar. O canal que você escolher deve ter um botão que incentive o compartilhamento na hora. Por isso, as redes sociais são ótimos canais com alto potencial de viralização. 

5 – Não planeje um viral

Como assim? Pode parecer meio estranho, eu sei, mas uma das melhores formas de viralizar um conteúdo é quando você não planeja que ele será um viral. É importante que você não tome a viralização como algo garantido, mesmo porque para viralizar um conteúdo você tem um fator que nunca pode ser previsto: o público. 

Quer fazer marketing viral para a sua marca? Fale com a Thatto! Nós podemos te ajudar.