Como o Digital Influencer pode impulsionar sua marca?

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Como o Digital Influencer pode impulsionar sua marca?

Indicações ainda são uma das melhores estratégias para qualquer marca, independente do tamanho. Assim como todo o resto de todas as coisas, a internet mudou a dinâmica do bom e velho marketing boca a boca e a indicação tomou uma nova proporção. Porque agora, nós pegamos indicações com os influenciadores digitais. 

Os digital influencers estão em todas as redes sociais e fazem parte de um grupo de criadores de conteúdo que impulsionam o Marketing de Influência. Essas pessoas, que possuem milhares de seguidores, desempenham um papel muito importante para seus seguidores e os profissionais de marketing começaram a apostar no trabalho integrado com essas pessoas.

O que é Marketing de Influência?

Marketing de Influência, ou o famoso Influencer Marketing é uma estratégia de marketing digital que utiliza os produtores de conteúdo independentes que possuem uma grande influência com uma audiência extremamente engajada.

Mas, por que trabalhar com essas pessoas?

Bem, a ideia de trabalhar com os produtores de conteúdo, conhecidos como digital influencer, é justamente criar um vínculo entre sua marca e o público influenciado por eles, impactando positivamente na sua estratégia de marketing digital. Dessa forma, você cria um impacto positivo na sua estratégia de marketing digital. 

Todo aquele processo de atrair novos clientes, criar valor e confiança para sua marca. Além de reter clientes já existentes e conseguir influenciar a decisão de compra de um público específico se torna mais fácil, quando essas pessoas já confiam e se identificam com algum influenciador e sentem mais “próximos” dele. 

É uma forma de se fazer uso da identificação do público com o influenciador, as marcas encontram uma oportunidade de estabelecer parcerias com eles para que utilizem, apresentem e divulguem seus produtos e serviços.

Quem são os “Digital Influencers”?

Os Digital Influencers, ou influenciadores digitais, são aquelas pessoas que estão nas redes sociais e outros canais de troca de informação no meio digital que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo (números que podem chegar a milhões de seguidores) e alto poder de influência sobre elas. 

Quais são os tipos de digital influencers?

digital influencer celebridade
Celebridades
Provavelmente esse é o tipo de influenciador digital mais óbvio. Porque, foram as celebridades que são o início de tudo. As pessoas, geralmente, olham as celebridades para entenderem o que é tendência. Eles influenciam decisões de compra desde antes da transformação digital, da internet e da proliferação das redes sociais. A imagem das celebridades é usada para influenciar comportamentos e decisões de consumo em comerciais de TV, nos acessórios que utilizam em novelas e nos palcos, para fotos em revistas ou programas de entretenimento. As celebridades são ótimas para aumentar a visibilidade de sua marca ou gerar tráfego, mas são notoriamente difíceis de se conectar, e, dependendo do produto ou serviço ofertado, tem um potencial de conversão maior.
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Autoridade
Os digital influencers de autoridade são as pessoas que conquistaram a confiança da sua audiência por ter uma ampla e profunda experiência sobre uma temática. Sua conexão com o nicho vai além de um hobby e das redes. Eles escrevem livros, fazem palestras, hospedam podcasts e administram seus próprios negócios com base na temática. A maior vantagem de trabalhar com esse influenciador é a relevância que a recomendação tem. Porém, essas pessoas não vendem suas opiniões para qualquer produto ou serviço. Suas indicações são focadas nos benefícios que o produto vai trazer no determinado produto ou serviço.
Marca Pessoal
Esse influenciador, em geral, surgiu e amadureceu na internet. Ele ganhou espaço não somente pela temática que ele aborda, mas também pelo estilo de vida ou autenticidade. O influenciador digital de Marca Pessoal, nos quais você - e sua empresa - deve apostar, são aqueles que produzem conteúdo e informação. Não é apenas imagem que conta. Dentro desse grupo você tem aqueles influencers que atuam mais regionalmente, ou seja, ainda não alcançaram o status de milhões de seguidores espalhados pelo Brasil e mundo, mas, já influenciam as decisões de pessoas de sua cidade ou estado, por exemplo.
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Ativista ou TrendSetter
Esse tipo de digital influencer vai muito além de conteúdos sobre um universo amplo, eles possuem uma causa pela qual lutam. Para você se aproximar desse tipo de influenciador digital uma marca deve ter uma proposta associada aos ideais desse influencer. Você deve mostrar sua relevância para a causa. Eles têm uma grande relevância para o público e um amplo engajamento, entretanto, seu alcance não é tão extenso como as demais opções de influencers.

Como escolher o influenciador certo para minha marca?

Depois de você analisar tudo isso, quer contratar um digital influencer para sua marca? O próximo passo deve ser o de analisar os profissionais do mercado e decidir por aquele que irá representar a sua marca.

Sem dúvidas, uma parceria como essa pode gerar bons frutos, mas isso depende de uma decisão assertiva. Não se trata de contratar um profissional famoso, mas sim aquele que se encaixa melhor à proposta da empresa. E como escolher o digital influencer certo para sua marca? Veja a seguir:

Público-alvo: quando você está buscando um influencer, provavelmente estava buscando, entre outros objetivos, ampliar sua audiência. Porém, o trabalho só será realmente eficiente se atingir o público certo. 

Por isso, a primeira coisa a se analisar é quem são as pessoas que fazem parte da audiência pela influenciador. Verifique se aquele público é condizente com os potenciais clientes que sua marca quer atrair. É fundamental que haja coerência para que você obtenha bons resultados.

Linguagem e conteúdo: depois de se certificar que determinado influencer conta com o público que sua empresa precisa, é o momento de analisar o tipo de linguagem e os conteúdos com os quais ele costuma trabalhar. 

Isso precisa estar de acordo com os valores da sua marca, já que o profissional será uma espécie de porta-voz de sua empresa e, por isso, a forma com que ele aborda os assuntos e se comunica com o mercado faz toda a diferença.

Engajamento: o influenciador pode ter um grande número de seguidores, mas não ter as melhores taxas de engajamento ou interação. É legal fazer uma análise dos seus conteúdos e se eles realmente estão despertando o interesse da audiência, ou seja, se o público interage com o profissional e compartilha as suas postagens ou vídeos. 

Custos: por último, mas não menos importante, é o momento de analisar se os custos do influencer estão dentro do orçamento que você tem. Lembrando que são diversas formas de negociação, como valores fixos mensais, custo por exibição do anúncio (CPM), custo por clique no anúncio (CPC) e conversão. Alguns influenciadores aceitam até mesmo pagamentos em permutas por produtos ou serviços, caso sejam do seu interesse. 

Você já usou o Marketing de Influência na sua estratégia? Conta pra gente como foi!