Como criar uma estratégia de e-mail marketing para farmácia

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Como criar uma estratégia de e-mail marketing para farmácia

Fazer uma campanha de e-mail marketing para farmácia é sempre uma boa ideia. Esse canal de comunicação permite que sejam utilizadas diversas abordagens para atingir seu público e suas estratégias podem ser as mais variadas. Além disso, eles são comprovadamente uma mídia de alto impacto e conversão.

O e-mail marketing é mais efetivo do que, por exemplo, as redes sociais, já que é mais comum que as pessoas abram diariamente o e-mail do que as redes. Mesmo durante o período de expediente do trabalho é mais aceitável abrir o e-mail do que o Facebook ou Instagram, por exemplo. 

Foi pensando em você e em como fazer a sua farmácia crescer que hoje trouxemos um breve passo a passo sobre como criar uma estratégia de e-mail marketing para farmácias. 

Descubra como montar uma estratégia de e-mail marketing para farmácias

Construa sua lista

Como primeiro passo para estabelecer uma estrutura de e-mail marketing para sua farmácia, é necessário elaborar uma maneira de começar a captar os contatos de e-mail das pessoas que irão receber suas comunicações. 

IMPORTANTE: não compre listas de e-mail. A nossa caixa de entrada é algo extremamente pessoal e ninguém gosta de ficar recebendo e-mails de listas para as quais não se inscreveu. 

As técnicas de captação de mailings são as formas como você constrói sua base de leads (potenciais clientes), porém as duas mais utilizadas são as landing pages (LPs) e os pop-ups. A landing page é a forma mais tradicional de se captar novos e-mails, pois há uma troca entre o negócio e o seu público. Por exemplo: você pode disponibilizar um e-book, mas, para o cliente baixá-lo, terá que preencher alguns campos, incluindo o endereço de e-mail.

Já os pop-ups são inseridos nas áreas mais estratégicas dentro do seu site. Eles podem ser programados para aparecer depois de uma série de ações que o visitante fez dentro do seu site.

Escolha a ferramenta de disparo

Estão disponíveis diversas ferramentas de disparo de e-mail marketing para farmácias e cada uma delas funciona de um jeito diferente, de acordo com cada  necessidade. Analise aquelas que cabem para o seu negócio, tanto nas funcionalidades quanto no preço. Não tenha medo de testar e passar um tempo na hora de escolher, é muito importante que você entenda que não são todas as funções que serão necessárias dentro da sua estratégia.

Nome do remetente

Uma coisa é fato: o consumidor está cansado de receber e-mail de remetentes como contato@empresa. Isso não incentiva que ele abra um canal de troca com a sua farmácia. O ideal é você escolher o nome com o qual quer assinar suas comunicações.

Ao aplicarmos a “pessoalidade” e dar um nome e, às vezes, até uma foto influencia nas taxas de abertura e cliques. Sentir que está falando com uma pessoa real estimula a empatia nos leitores.

Defina sua estratégia de comunicação

Aqui, iremos responder algumas perguntas que são fundamentais na hora de criar o e-mail marketing. Quem é seu público? Quais as ações que você quer realizar? Qual linguagem combina mais com seu negócio? 

Analisar o público-alvo é uma forma de entender melhor com quem você quer estabelecer uma conversa e a planejar os textos com mais assertividade. Ter essa informação faz com que você economize tempo.

O que você espera alcançar criando uma estratégia de e-mail marketing para farmácia? Determine seu principal objetivo e, a partir dele, é possível entender quais peças são necessárias para alcançá-lo.

Criar uma voz para o seu negócio é, também, uma forma de tornar sua marca mais conhecida pelo público, porque eles já vão saber que é você quem está falando com ele. Ao estudar com quem você quer falar, é possível também descobrir como se dirigir a essas pessoas. 

Pensando no seu objetivo final, quando você considera que está chegando lá? Ao realizar 10 vendas? Gerar 20 contatos? Educar seus leads? Basicamente, é o quão perto você está de atingir o resultado final.

Crie um template especial

Depois de estabelecer o que você quer dizer, para quem vai falar e onde quer chegar, crie um template de um e-mail com a cara do seu negócio. É fundamental padronizar  a sua comunicação. 

Primeiro, é necessário que o template esteja dentro da identidade visual da sua empresa. Assim, o seu cliente irá abrir o material e já reconhecerá logo de cara que é uma peça sua. Isso também confere credibilidade às peças. Depois, pense em acrescentar botões e CTAs ao longo do e-mail, direcionando seu cliente para onde você quer que ele chegue. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como criar estratégias de e-mail marketing, pode começar a ir pensando na sua! Se precisar de ajuda, fale com a Thatto Comunicação, nós somos especialistas em criar ações de marketing para farmácias, distribuidoras e indústrias farmacêuticas.