E-commerce para farmácia: vale a pena investir?

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E-commerce para farmácia: vale a pena investir?

Saiba como o e-commerce para farmácia pode ajudar seu negócio a aumentar as vendas

A internet mudou completamente a maneira de fazer negócios. Empresas de todos os setores podem se comunicar e efetuar vendas com seus clientes no ambiente digital. Isso significa que o comércio eletrônico está cada vez mais importante para poder adquirir novos clientes e ampliar os lucros.

Para as farmácias, os e-commerces também podem trazer resultados muito positivos. Com essa tecnologia, o público pode solicitar MIPs (medicamentos isentos de prescrição) e outros produtos pelos seus computadores ou celulares. Além disso, realizar vendas online também pode ajudar a sua farmácia a se destacar dos concorrentes. 

Essa matéria irá apresentar alguns dados sobre e-commerce para farmácia, assim como suas vantagens, para que você entenda se vale a pena investir nesse setor.

Devo investir nessa tecnologia para meu negócio?

Muitos proprietários ficam relutantes em mover sua farmácia para o ambiente digital. Isso porque esse mercado trabalha, tradicionalmente, com o atendimento de profissionais especializados. 

Alguns até achavam que os e-commerces seria uma ameaça ao seu papel de orientação confiável aos clientes. No entanto, a conveniência dos pedidos online permite, cada vez mais, que a equipe tenha mais tempo para ser consultiva e melhorar o atendimento ao consumidor. 

Vale citar que os números do e-commerce são cada vez mais positivos. No primeiro semestre de 2019, o comércio eletrônico teve um crescimento de 12%, representando um faturamento de R$ 26,4 bilhões, de acordo com o estudo Webshoppers 40.

Já em relação com o volume de pedidos, o crescimento registrado foi de 20%. Segundo a análise da Ebit/Nielsen, esse aumento não está sendo causado por uma recuperação da economia, mas sim por uma migração e uma descoberta do canal online.

Portanto, com essa transição para o mundo digital, muitas farmácias já se aproximaram do comércio eletrônico para expandir seus negócios. 

Vantagens do e-commerce para farmácia

O comércio eletrônico abrange muito mais do que apenas um sistema de pedidos online. As vantagens são diversas, tanto para as farmácias, que ampliam seus negócios, como para o público, que obtém muito mais comodidade e facilidade para efetuar suas compras. 

  • Clientes podem comprar medicamentos sem prescrição e outros produtos de forma rápida e conveniente, seja pelo celular ou computador;
  • Como a loja virtual pode ficar aberta 24 horas por dia durante os 7 dias da semana, as pessoas podem realizar suas compras a qualquer hora;
  • A farmácia pode os pedidos através da entrega e assim oferecer outras soluções personalizadas para seus clientes;
  • O site permite ainda incluir informações completas sobre as medicações, posologia, efeitos colaterais e muito mais;
  • Os produtos ficam bem organizados para que o público visualize e encontre facilmente aquilo que precisa;
  • Outro ponto que podemos citar é proporcionar ao cliente uma maior discrição na hora de comprar.

Recursos do e-commerce para farmácia

Se você deseja iniciar um e-commerce para farmácia, saiba que alguns recursos podem ser incluídos para proporcionar uma experiência melhor aos visitantes.

Favoritos

Essa seção é essencial para que os usuários organizem rapidamente os itens e encontrem novamente depois que entrarem novamente no site.

Promoções

Todos gostam de pagar mais barato em algo. Por isso, inclua os produtos que possuem descontos ou packs promocionais para aumentar as vendas.

Mais vendidos

Esse espaço instiga os visitantes a adquirirem alguns produtos que outras pessoas estão comprando.

Aplicativo móvel

Lembre-se que os clientes podem levar suas lojas favoritas no bolso, por isso aposte em um aplicativo para que eles acessem seu e-commerce de qualquer lugar.

Retirada física e geolocalização

Se sua farmácia faz parte de uma rede, é possível ainda incluir a compra online e retirada no local, oferecendo a geolocalização para que ele identifique o local mais próximo.

Chat integrado

Esse tipo de abordagem permite que as empresas conversem com seus clientes em tempo real, oferecendo suporte a segurança dos produtos, restrições e muito mais. 


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