Importância do marketing digital para indústria farmacêutica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Importância do marketing digital para indústria farmacêutica

Confira alguns passos para implementar marketing digital para indústria farmacêutica

A era digital já transformou os setores de saúde e farmacêutico de diversas maneiras. Graças a ela, já é possível desenvolver tratamentos cada vez mais eficazes, informações mais transparentes e comunicação com o paciente.

O marketing digital para indústria farmacêutica ainda tem se mostrado um grande desafio por conta das regulamentações exigidas. Ainda assim, vale a pena atender às regras do setor para promover a marca e determinados medicamentos, além de conquistar um público mais engajado.

Nessa matéria, apresentamos alguns passos que a indústria farmacêutica deve tomar para poder realizar um marketing digital efetivo e dentro das regulamentações.

Marketing digital para indústria farmacêutica: desafios do setor

Além dos desafios comuns a qualquer empresa com relação ao marketing, como concorrência, alinhamento da comunicação aos objetivos da empresa e dificuldade de atrair e reter novos consumidores, também existe uma série de restrições e regulações que regem a divulgação das indústrias farmacêuticas

A comunicação deve ser diferenciada, seguindo decretos e leis específicos que determinam, com um pouco mais de rigidez, as regras do setor. Até porque estamos falando de algo bastante delicado: a saúde das pessoas.

Por isso, o profissional que for realizar o marketing digital para a indústria farmacêutica precisa ficar atento a esses critérios para cumprir com as boas práticas que assegurem a qualidade e segurança dos produtos disponibilizados, assim como a propaganda adequada dos medicamentos.

Para obter sucesso e ficar por dentro das regulamentações adequadas, a melhor maneira de criar uma estratégia é pensando em entregar informação ao público e não apenas promover a venda.

Estratégias de marketing digital para indústria farmacêutica

Do marketing de conteúdo ao relacionamento com o cliente, existem diversas técnicas que sua organização pode adotar para criar uma estratégia de marketing digital eficaz e adequada. Selecionamos cinco das principais que você pode começar sem grandes investimentos:

1. Destaque seu site com o SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português otimização para os mecanismos de busca. No marketing digital, essa estratégia é primordial para fazer com que um site, e-commerce ou página apareça em destaque na pesquisa do Google e outros buscadores sem precisar pagar por isso.

Assim, quando um cliente ou médico fizer uma pesquisa, ele conseguirá encontrá-lo logo nos primeiros resultados.

Essa é uma parte importante para trazer tráfego para um site e para fazer com que os visitantes consumam o conteúdo que você publica. Para isso, é necessário preparar a página com:

  • Palavras-chaves adequadas;
  • Meta descrição atraente;
  • Títulos otimizados;
  • URLs amigáveis;
  • Conteúdo útil, informativo e original;
  • Imagens relevantes;

Entre outros aspectos. 

Esse é um trabalho para um profissional de SEO, que saberá melhor do que ninguém como deixar o seu site otimizado para os mecanismos de busca e para os seus visitantes.

2. Eduque seu público com marketing de conteúdo

Já essa outra estratégia consiste na prática de escrever, produzir e publicar informações relevantes no ambiente virtual. Geralmente é associado a postagens em blog, mas também pode incluir e-books, vídeos, infográficos, podcasts, manuais e muito mais.

Como empresa farmacêutica, é possível ainda criar outros conteúdos mais especializados, como:

Documentos FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico)

Informações sobre o transporte, manuseio, armazenamento e descarte de produtos químicos, considerando os aspectos de segurança, saúde e meio ambiente.

Guia do consumidor

Contém orientações completas sobre o produto com seus benefícios, indicações, posologia, contraindicações e outras informações que sejam relevantes para o público geral.

Bula profissional

Dados técnicos aos profissionais da saúde para que possam prescrever adequadamente determinados produtos e medicamentos aos seus pacientes. 

As três maneiras são extremamente segmentadas para a indústria farmacêutica e são complementos perfeitos para suas outras estratégias de marketing digital.

3. Redes sociais e a interação do marketing digital para indústria farmacêutica

Muitos ficam receosos de utilizar as redes sociais porque nelas não é possível efetuar vendas para o setor de indústria farmacêutica. 

No entanto, essas mídias ainda podem ser muito efetivas para que você promova novas pesquisas, revele novidades, aponte as ações internas e lance os conteúdos criados para ajudar seus seguidores e promover a marca. 

Ao integrá-las na sua estratégia de marketing digital, seja conciso e utilize os modelos multimídias. Fotos e vídeos são muito bons para atrair a atenção dos usuários!

4. Marketing de influência

Os influenciadores digitais chegaram para ficar. Segundo pesquisa do Instituto QualiBest, os influenciadores são a segunda fonte de informações para a tomada de decisão na compra de um produto, ficando atrás apenas de amigos e parentes. 

Por isso, vale citar que utilizá-los na estratégia de marketing digital é uma grande oportunidade para a indústria farmacêutica. Trabalhar com líderes respeitados do setor ajuda sua marca a ter um impacto significativo no comportamento dos consumidores.

5. Relacionamentos funcionam no marketing digital para indústria farmacêutica

O marketing de relacionamento funciona como uma ferramenta essencial para as indústrias farmacêuticas. Afinal, os médicos costumam prescrever com mais frequência os medicamentos e produtos farmacêuticos de laboratórios que eles conhecem e confiam. 

É muito simples implementar esse tipo de estratégia, que pode começar mesmo com pequenas atitudes como ser gentil e dialogar com o cliente. No marketing digital, a melhor maneira de fazer isso é mantendo uma base de e-mails e oferecer brindes, benefícios, felicitá-los em datas importantes e procurar manter um vínculo pós-venda.

Pode parecer bobagem para alguns, mas tratar o cliente como você gostaria de ser tratado é a melhor maneira de manter um público fiel e constante.


Buscando por uma agência especializada no setor farmacêutico para fazer o marketing digital do seu negócio? Conte com a Thatto Comunicação! Além de atuarmos com a indústria, também trabalhamos com distribuidoras, farmácias e drogarias de todo Brasil. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!