Mudanças no Instagram em 2019: como elas impactaram sua empresa

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Mudanças no Instagram em 2019: como elas impactaram sua empresa

Entenda como as mudanças no Instagram estão impactando as empresas

Todos os anos, presenciamos as mudanças tecnológicas, novas tecnologias que surgem e alterações naquelas que já conhecemos. Essas transformações impactam significativamente na forma como as pessoas interagem com as marcas e é importante que elas estejam atentas para não serem passadas para trás.

O próprio Instagram é utilizado por 1 bilhão de pessoas, sendo 66 milhões apenas no Brasil. Segundo o site Exame, o país é o segundo com maior número de usuários na rede.

Grande parte das organizações já percebeu a importância de estar presente no aplicativo. Porém, algumas alterações recentes estão fazendo com que elas tenham que se reinventar. Para que você fique por dentro das mudanças no Instagram em 2019, apresentamos abaixo quais foram e porquê você deve ficar atento. Continue lendo.

Principais mudanças no Instagram

Fim do número de curtidas

A mudança no Instagram mais polêmica desse ano foi, provavelmente, com relação à remoção do número de curtidas em fotos e vídeos. A rede social resolveu ocultar a quantidade de likes nas publicações e isso desagradou algumas pessoas (em especial os digital influencers).

O principal objetivo dessa alteração, de acordo com a empresa, é fazer com que os usuários interajam com outros perfis por conteúdo de qualidade e não pela quantidade de likes. Além disso, a companhia destaca que pretende diminuir a competitividade por popularidade e combater o bullying. 

De acordo com Adam Mosseri, principal executivo do Instagram, a modificação faz parte de testes realizados no Canadá e Brasil, mas se seus benefícios forem confirmados, poderá se expandir para todos os países. “Não dá para dizer se vai dar certo, mas é algo que estamos tentando para melhorar o ambiente”, afirma.

Foto: Época

Publicações programadas

Mais uma mudança no Instagram impactante, mas muito positiva para as empresas: agora é possível agendar as publicações! O recurso não exige nenhum programa ou aplicativo, basta ter uma conta comercial vinculada à uma página do Facebook.

Fotos e vídeos do feed ou no IGTV podem ser programados por meio do Estúdio de Criação. Dessa forma, os perfis comerciais podem selecionar o dia e horário em que o post será publicado.

Esse recurso já era muito esperado por muitas organizações, logo que o próprio Facebook já o disponibiliza há alguns anos. 

Lançamento de produtos

O Instagram Shopping já existe desde 2018 na rede social e se trata de uma ferramenta gratuita para marcação de produtos. Assim, como é possível marcar amigos em uma foto, o Shopping permite que mercadorias sejam destacadas para compras. 

Com a ferramenta, as empresas conseguem vender seus itens diretamente pela rede, sem que o usuário precise necessariamente ir até a loja virtual para efetuar a compra. 

A novidade agora é um adesivo de lembrete nos Stories e também uma tag no feed principal para lançamentos de produtos. Ambas as opções permitirão que os usuários criem lembretes para quando um item for lançado por meio de notificação push.

A novidade ainda está em fase de testes nos Estados Unidos com 20 grandes marcas e empresas parceiras como Adidas, Levis, Revolve entre outras. O Instagram afirmou:

“Marcas e criadores se conectam com compradores que desejam ter esses produtos no instante em que estão disponíveis. A convergência dessas atividades faz do Instagram o local onde colaborações e lançamentos limitados acontecem.”

Isso é um incentivo não apenas ao lançamento de novidades como também para que o cliente efetue a compra dentro da rede social de forma facilitada.

Foto: TechTudo

Nova câmera dos Stories

O novo layout é moderno e facilita a navegação entre os filtros por meio de uma roda de opções. Com o carrossel, o usuário pode visualizar todos os filtros disponíveis, o que só era possível antes se você pressionasse a tela. 

A atualização também liberou o modo “Criar” para substituir a ferramenta “Digitar”. Seu objetivo é que as pessoas continuem fazendo suas publicações mesmo quando não tiverem um vídeo ou foto para postar. 

A novidade reúne diversas funções criativas para os Stories. Além dos textos com fundo colorido, outras funções muito usadas como teste, enquete, perguntas e GIFs também podem ser utilizadas nessa nova versão.

Adesivos e figurinhas para os Stories

Para incrementar as postagens feitas na rede social, novos recursos são adicionados constantemente, principalmente os adesivos. Esse ano foi recheado de novidades, e algumas das principais mudanças no Instagram Stories foram:

Testes: por meio dessa figurinha, o usuário pode criar questionários dentro dos seus Stories. Os seus seguidores interagem, respondendo a questão de múltipla escolha e votando para descobrir se acertaram ou não.

Músicas: a função foi lançada em 2018, mas estava restrita a alguns países. Nesse ano, finalmente chegou ao Brasil, permitindo que os usuários coloquem trilha sonora e peçam recomendações de músicas.

Chat: os usuários podem convidar amigos para participar de um bate-papo em grupo. Ao visualizar o adesivo, basta o usuário tocar nele e solicitar o acesso. Quem fez o convite seleciona então os participantes e podem trocar mensagens pela caixa de entrada.

Doações: no início do ano, o Instagram anunciou a novidade para usuários dos Estados Unidos. Com esse adesivo, os usuários puderam recolher fundos para organizações sem fins lucrativos. De acordo com a empresa, todo dinheiro arrecadado é enviado para as ONGs.

Modo noturno

Outro recurso novo no aplicativo é o modo noturno. Essa opção foi feita para aqueles que se incomodam com o fundo claro quando usam o aplicativo em ambientes escuros.

Com a mudança, o app fica com o fundo preto e a navegação toma tons de cinza. Além de deixar a visualização mais confortável em ambientes com pouca luz, também poupa a bateria do celular. 

Porém, a novidade ainda não foi disponibilizada por grande parte das fabricantes de celulares. Logo, é necessário aguardar caso o seu modelo ainda não tenha essa opção.

Foto: TNH1

Impacto das mudanças no Instagram

Ainda não se sabe ao certo quais são os impactos que essas medidas terão nos usuários, mas é essencial que as empresas estejam atentas à essas mudanças. Elas certamente estão revolucionando a forma como as pessoas se relacionam dentro e fora da rede social.

É muito provável que as novas tecnologias ditem a forma como os consumidores se comportem no futuro. Por isso, acompanhar e observar como essas transformações estão guiando o mercado é essencial para empresas que desejam crescer ainda mais no ambiente digital.


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