Por que contratar uma agência de marketing médico?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Por que contratar uma agência de marketing médico?

Em nossos últimos posts falamos um pouco sobre marketing médico e como fazer suas redes sociais bombarem, sem burlar nenhuma das regras impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Hoje, viemos falar com vocês sobre o trabalho que uma agência de marketing médico faz e quais são os benefícios e vantagens que contratar esse tipo de serviço irá trazer para sua clínica e consultório. 

O que é marketing médico?

Médicos podem trabalhar na divulgação de seus serviços, porém por tratar-se de um assunto delicado que é a saúde, há alguns limites do que se pode fazer em termos de conteúdo de publicidade.

Mas, isso não quer dizer que seja uma área extremamente limitada. Na verdade, ainda há diversas estratégias e canais que podem ser trabalhados para divulgar o trabalho de um profissional ou de um estabelecimento da saúde. Então, dentro do marketing médico é possível:

  1. Criar uma identidade visual própria e ter um site e redes sociais;
  2. Enviar e-mails marketing e outros comunicados para lembretes de consultas e check-ups;
  3. Engajar uma campanha online para promover mais saúde e prevenir doenças;
  4. Participar de matérias jornalísticas ou criar artigos sobre a sua especialidade para ganhar visibilidade com o público;
  5. Fazer campanhas pagas em Google Ads e em redes sociais.

O que NÃO podemos fazer em marketing médico?

Para garantir que os médicos seguiriam todas as regras impostas pela ética, o CFM criou um Manual de Publicidade para médicos, que você pode encontrar na íntegra aqui. Mas, separamos os principais exemplos do que não pode ser feito.

  1. Publicar fotos de antes e depois de pacientes, mesmo com a autorização deles;
  2. Divulgar os equipamentos da sua clínica ou consultório como milagrosos e oferecer garantias nos tratamentos;
  3. Divulgar protocolos e tratamentos que não são protocolados diretamente com o CFM;
  4. Divulgar materiais sobre especialidades que não são suas;
  5. Divulgar preços dos serviços.

Como começar a fazer marketing médico?

Primeiramente, o ideal é estudar o manual que o CFM criou e certificar-se de que está tudo de acordo com as normas de ética. Dessa forma, nada poderá ser questionado e você terá uma divulgação de sucesso e passando a devida autoridade.

Outra coisa que é importante percebermos é que, quando falamos de saúde, não podemos tratar as pessoas como clientes que estão consumindo qualquer outro produto. 

O marketing tradicional aborda indivíduos como consumidores antes de pessoas, quando for conversar com sua audiência, temos que colocar o paciente na frente. O marketing médico digital traz o melhor de dois mundos, juntando divulgação com serviços de saúde e espera alcançar pessoas de maneira mais massiva. 

E, aqui, chegamos em um ponto importante. Depois de considerar tudo aquilo que citamos acima, você deve estabelecer uma estratégia e, para isso, uma agência de marketing médico é uma boa ajuda.

Os benefícios de contratar uma agência de marketing médico

Na hora de montar uma estratégia de marketing digital assertiva para suas redes sociais, site e e-mail marketing, você precisa de uma ajuda profissional. Um especialista em marketing saberá como criar formas de comunicação mais certeiras que irão alcançar um público ainda maior. Veja outras vantagens que uma agência pode trazer para sua clínica!

Especialistas no assunto

Um dos principais pontos a ser pensado na hora de citarmos benefícios que uma agência trará para sua clínica é o custo-benefício. Como você precisa de um especialista para bolar sua estratégia, a agência especializada acaba saindo mais em conta do que montar uma equipe interna. 

Outro fato é: ao escolher uma agência especializada em marketing médico, você sabe que os profissionais entenderão sobre o assunto e saberão quais ferramentas são as melhores, como alcançar mais gente e falar adequadamente com o público. E, consequentemente, obter resultados mais rapidamente.

Conteúdo de qualidade

Na internet, conteúdo é rei! Já ouviu essa frase? Ela é uma das grandes verdades sobre o marketing digital. Os textos, vídeos e imagens são fundamentais para obter a atenção das pessoas e, ainda, otimizados para os mecanismos de busca (Google). 

Identidade visual

Identidade visual são todos os elementos gráficos que compõem a imagem da sua clínica ou consultório. Portanto, cores, tipografias, logo e materiais de divulgação em geral. É muito importante, pois é uma das principais formas pelas quais seus potenciais clientes irão identificar sua clínica. 

Para criar sua identidade visual, profissionais de comunicação e design são imprescindíveis, para um trabalho que irá ser marcante e ficará fixo na mente das pessoas.

Campanhas segmentadas

Para toda a estratégia funcionar e trazer muitos novos pacientes, é essencial entender quem é o seu público e com quem você conversa. Ao contrário das estratégias mais tradicionais de marketing, que são mais invasivas e generalizadas, o marketing digital permite que você crie uma persona e segmente seus conteúdos para cada perfil. 

Uma agência especializada irá criar campanhas específicas para cada perfil, trazendo um impacto ainda maior para o seu negócio. 

Quer saber mais sobre os serviços que uma agência de marketing médico pode oferecer? Entre em contato conosco! Nós podemos te ajudar.