Estratégia de marketing: como está a sua?

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Estratégia de marketing: como está a sua?

Estratégia de marketing é o planejamento de ações em uma ou mais plataformas com o intuito de atingir, atrair e converter o público alvo, otimizar interações com a marca e criar uma sequência de gatilhos para despertar interesse.

Pense em uma estratégia de marketing de sucesso
Monte a sua estratégia

Quando falamos em blog, estamos nos referindo a melhor ferramenta para atrair o público. Uma técnica muito usada para gerar essa atração é a de marketing de conteúdo. Confira algumas regras para otimizar o conteúdo:

  • Tamanho de postagem

Não existe um número mínimo de palavras para uma boa postagem, mas com relação à otimização em mecanismos de busca e ranqueamento de SEO é extremamente recomendável o uso de no mínimo 1000 palavras! Assim as ferramentas de busca conseguem indexar e ranquear da melhor forma possível a sua página de acordo com as palavras-chave escolhidas e a qualidade do conteúdo.

  • Qualidade em primeiro lugar

Sempre busque pela qualidade. Escreva materiais completos com conteúdos relevantes e que despertem o interesse do seu público. É por meio desses materiais ricos em informação que a sua autoridade sobre algum assunto será formada.

  • Assuntos de interesse

Descubra quais assuntos que interessam sua audiência. Faça isso por meio da revisão de dados estatísticos e veja o tipo de conteúdo que está fazendo mais sucesso. Observe as informações e, com elas, crie mais textos que satisfaçam os interesses do seu público-alvo. Seus leitores vão compartilhar o conteúdo que mais fornecer valor para eles. 

Quais são os melhores horários para postar?

Na hora de criar a estratégia de marketing para o seu blog, é importante entender quais são os melhores horários para publicar e alcançar a maior parte da sua audiência. Nós observamos que a publicação do mesmo conteúdo, em horários diferentes, apresenta diferentes níveis de tráfego. 

Por isso, fique de olho nos horários em que sua audiência está online, eles são os mais oportunos para suas postagens. Para obter essas informações é necessário dar uma olhada nas análises do Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e Analytics. Uma vez que você estabeleceu seus horários de maior movimento, faça sua programação baseada nessas informações.

Em quais formatos você está apostando?

O valor de um conteúdo único e de qualidade é imensurável. Porém, lembre-se que o formato deve ser sempre variado. Você deve postar textos com imagens, textos, guias, referências, desenvolver quiz, infográficos, imagens, GIFs e vídeos. Atualmente, o conteúdo em vídeo é preferido por, pelo menos, 60% dos internautas.

Material Bônus

As redes sociais são ferramentas essenciais para qualquer estratégia de marketing digital bem fundamentada. É comum utilizar as plataformas de relacionamento para ampliar a sua visibilidade, melhorar a relação entre cliente – empresa, alcançar potenciais clientes, lançamento de produtos ou serviços, otimização da comunicação da marca, troca de conteúdos etc. 

Existem diversas maneiras de conseguir o sucesso dentro das redes sociais baseando-se em estratégia de marketing. Primeiro, é importante definir o objetivo que você pretende alcançar, entender, diferenciar o seu público e pensar na estratégia. 

É importante pensar no que você já faz para suas redes sociais. Qual foi o primeiro plano que você definiu para aumentar o tráfego do site com as redes sociais?

estrategia nas redes sociais
Estratégia para redes sociais

1 – Qual rede social tem direcionado mais público para o seu site?

Observe de uma forma ampla qual rede tem trazido o melhor retorno para sua empresa analisando as próprias plataformas de interação ou pelo Analytics do seu site. Aproveite para desenvolver o caminho de interação do cliente.

2 – Qual conteúdo tem o maior engajamento?

A partir daí, observe qual tipo de conteúdo está sendo mais procurado, compartilhado e comentado (meça o engajamento). Entenda sobre o que o seu público gosta de falar e como eles costumam se comunicar. 

3 – Observe as particularidades?

Quando falamos em estratégia de marketing digital, precisamos ficar sempre atentos às particularidades e segmentações. Cada rede social tem suas diferenças e regras para atingir o maior público possível. 

4 – Frequência

Qual a sua frequência de postagem? Sua empresa está saturando o cliente com informações ou deixando de entregar conteúdos importantes? As duas perguntas precisam ser respondidas para começar bem o planejamento estratégico. Observar o fluxo de postagem é essencial para criar um relacionamento mais próximo com o seu público. Com as particularidades de cada rede vêm as particularidade de cada consumidor de conteúdo.

5 – Omnichannel (canal inteiro)

A linguagem usada por sua empresa precisa ser única e passar uma ideia completa sobre o que é a sua marca e suas reais intenções. Podemos citar algumas vantagens da comunicação integrada como: aumentar a força da empresa, gerar proximidade com o público, melhorar o afeto do consumidor e otimizar vendas.

Você pede para seu público compartilhar?

Gerar tráfego para o seu site a partir das redes sociais é, na teoria, uma coisa simples: você precisa fazer a sua audiência compartilhar cada vez mais o seu conteúdo em suas próprias redes. Porém, como fazer o cliente compartilhar a sua publicação?

Existem algumas maneiras de pedir aos seus leitores que compartilhem o conteúdo. Você pode acrescentar alguns CTAs no meio ou no final do texto com um botão para compartilhar. Por exemplo: “Gostou das nossas dicas do dia?”; “Compartilhe com seus amigos”; “Não deixe de compartilhar o que aprendeu”. Você também pode buscar influenciadores da sua área, perguntando se eles poderiam compartilhar o conteúdo, que também é uma forma de obter resultados interessantes.  

Aproveite a sua base de e-mails e crie uma automação com as suas news e direcione o tráfego para matérias interessantes!

Por último, você deve compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais! Comece uma conversa com sua audiência pessoal, peça para os seus seguidores compartilharem também. Faça postagens dentro de grupos do seu segmento do mercado e vá atrás da audiência. 

Com essas dicas que separamos para você, provavelmente conseguirá aumentar o tráfego do seu site por meio das redes sociais e dos conteúdos. Analise bem cada uma delas e veja o que pode ser melhorado na sua estratégia de marketing digital! 

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