15 Termos sobre Marketing Digital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

15 Termos sobre Marketing Digital

15 termos essenciais que você precisa conhecer para falar sobre Marketing Digital!

Todas as profissões têm suas peculiaridades e seus jargões. O marketing é uma profissão que precisa estar atualizada, junto com os hábitos de consumo da sociedade. Com essas mudanças, os termos de marketing digital se atualizam e ficam meio complexos. Às vezes, a gente acaba se sentindo meio perdido nos termos e conceitos e tem uma hora, no meio da reunião que alguém vira para você e fala:

“Precisamos trabalhar no SEO do site, para essa keyword render mais acessos ao site e, com isso, mais leads.”

Você olha para a pessoa e concorda, mesmo que não tenha entendido nem metade do que ela te falou. Pensando nisso, reunimos aqui 15 termos de marketing que você precisa saber.

glossário marketing digital

AIDA
Essa sigla representa as etapas do processo de relacionamento com o consumidor utilizado no marketing (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) e se baseia no comportamento humano. Essa técnica pode ser usada desde títulos de conteúdos até vídeos, passando por todos os tipos de contatos com o público.

Analytics
Se trata da plataforma criada pelo Google que apresenta os dados de conversão, visualização, acessos ao sites, visitantes únicos e muito mais.

Autoridade de página
Nível de valorização de uma página da internet em comparação com suas concorrentes. Essa relação ajuda a determinar o posicionamento nos resultados da busca referentes a uma determinada palavra-chave. Os principais parâmetros
usados para determinar a autoridade de página são a quantidade e qualidade de links que direcionam para ela.

Black Hat
Conjunto de práticas de SEO consideradas antiéticas. Têm a finalidade de posicionar bem um site nas ferramentas de busca, como o Google mas de forma negativa, pois o Google penalize sites que utilizam de Black Hat para ter este tipo de ranqueamento.

CAC (Custo de aquisição do cliente)
Métrica que permite que as empresas saibam o quanto estão gastando para conquistar cada cliente novo. Conhecendo esse número é possível criar ou adaptar orçamentos e estratégias de marketing.

CTR (Taxa de Clique)
Referente à porcentagem da audiência que visualizou sua mensagem e clicou no link disponibilizado, sendo redirecionada à sua página da web. Este é um dos índices de Performance mais importantes para a maioria dos nichos de mercado.

Edge Rank
Algoritmo do Facebook que determina quais posts são relevantes o suficiente para aparecer nos feeds de notícias de usuários. Leva em consideração três fatores principais: formato do post (imagem, texto, vídeo), idade da postagem (quanto mais recente, melhor) e afinidade (se houve interações anteriores com a fanpage).

Growth Hacking
Conjunto de estratégias para gerar crescimento rápido na base de clientes. Essas estratégias, geralmente, envolvem diferentes setores e canais, testando várias ações diferentes.

KPI (Key performance Indicator)
Indicadores quantitativos definidos como parte da estratégia de marketing digital de uma empresa. São utilizados para mensurar as ações e monitorar o cumprimento das metas, acompanhando o progresso com base nos números.

Leads
Os potenciais clientes de uma empresa. No marketing digital, o termo é usado para se referir a um usuário que demonstrou interesse na sua empresa e inseriu seus dados (e-mail, nome, etc) em um formulário de conversão. Esse processo é denominado “geração de leads”. Normalmente, o lead recebe mais conteúdos e informações através do funil de venda, podendo se transformar em cliente.

Long Tail (Cauda Longa)
As palavras-chave de cauda longa, representam termos de pesquisa mais específicos. Sofrem menos concorrência tanto na busca orgânica como nos leilões de palavras-chave para quem trabalha com links patrocinados. Por exemplo: em vez “sapato feminino”, pode ser o termo “sapato de salto alto vermelho”.

ROI (retorno sobre investimento)
O retorno sobre investimento é um dos dados de análise mais importantes. Esse indicador é a forma mais simples de ter uma visualização de quanto de lucro seu departamento de marketing está revertendo, ou não.
Esse cálculo é fundamental para garantir que todas as ações que são feitas estão obtendo a maior margem de lucro possível. Dessa forma, sua empresa não perde dinheiro investindo em ações que não funcionam.

SEO (Search Engine Optimization)
A otimização para motores de busca é uma das estratégias mais importantes dentro de qualquer planejamento de marketing digital. Por meio de técnicas de SEO, seu site pode conquistar posições melhores dentro do Google. Dessa forma, seu site começa a obter mais tráfego orgânico.

SEM (Search Engine Marketing)
Conjunto de técnicas para promover um site em sites de busca, como
Google, Yahoo!, Bing, entre outros. Engloba todas as estratégias, tanto
orgânicas, como SEO, quanto Links Patrocinadas (Google Adwords).

Teste A/B
Testes realizados para avaliar quais versões de e-mails, páginas ou publicações estão obtendo mais resultado para o seu público. Por exemplo: enviar dois e-mails com assuntos diferentes e testar quais deles conquistam maior taxa de abertura.

Estes foram os 15 principais temas para se aprender sobre Marketing Digital, agora ficará muito mais fácil de conversar sobre este assunto! Gostou do conteúdo? Compartilhe!