20 filmes que todos os empreendedores deveriam assistir!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

20 filmes que todos os empreendedores deveriam assistir!

Quem nunca saiu de uma sessão de cinema animado e inspirado, com várias ideias? São milhares de filmes cheios de histórias motivacionais, baseadas em coisas que realmente aconteceram, ou simplesmente ficção mesmo. Nós sabemos que filmes ajudam empreendedores a ter ideias e aprender importantes lições.

Por isso, separamos uma lista de filmes para empreendedores, com lições importantes para o dia a dia. Eles são filmes que falam sobre: estratégia, superar fracassos, conquistar seus objetivos.

Então, pega a pipoca e confere a lista!

No final do post, para te ajudar a acompanhar quais filmes você já viu, colocamos um check-list para você!

Cidadão Kane (1941)

Escrito, produzido, dirigido e estrelado por Orson Welles esse filme é um dos grandes clássicos do cinema. É baseado na vida do magnata da comunicação William Randolph Hearst. O filme fala sobre como um garoto pobre do interior dos Estados Unidos se tornou dono de um império dos meios de comunicação.

O Poderoso Chefão (1972)

O clássico primeiro filme da trilogia é um dos mais famosos filmes de todos os tempos e mostra a trajetória da família da máfia, os Corleone. Tanto o primeiro, quanto o segundo, falam um pouco sobre empreendedorismo em família e as estratégias de administrar um negócio.

Jerry Maguire: A Grande Virada (1996)

O agente esportivo Jerry Maguire (Tom Cruise) é demitido da consultoria onde trabalhava depois de defender que os agentes deveriam cuidar dos atletas de maneira mais humana. Ele perde todos os clientes, exceto um, Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr.) e tem que reconstruir sua carreira. Esse filme fala sobre como empreendedores devem ter determinação e como se não se deixar abater pelo fracasso.

Walt Antes do Mickey (2015)

A Disney é uma das maiores empresas no mercado atual. Mas, até chegar onde está hoje, o criador da companhia, Walt Disney percorreu um longo caminho. No filme de 2015, conhecemos um pouco mais da história do homem que criou um mundo de mágica e fantasia. Cheia de altos e baixos, a mensagem que fica é de que com dedicação e esforço, conseguimos alcançar aquilo que a gente quer.

À Procura da Felicidade (2006)

Estrelado por Will Smith e baseado em fatos reais, o filme conta a história do vendedor Chris Gardner, desempregado, despejado e com um filho pequeno para sustentar. Morando em abrigos e até dormindo em banheiros públicos, o homem usa suas habilidades para tentar conseguir um emprego. O filme passa a mensagem sobre determinação para conseguir o que deseja.

Para ajudar a acompanhar essa lista, dá uma olhada no check-list que preparamos!

O Lobo de Wall Street (2013)

Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, está longe de ser um mocinho da vida real. Mas, sua história é uma lição sobre como a persuasão pode levar uma pessoa longe. Belfort chegou muito longe sendo um bom vendedor, mas depois foi preso. Isso também é uma lição para aprender com os erros dos outros.

Fome de Poder (2016)

A história da ascensão da rede de lanches McDonald’s faz você sentir nervoso com o personagem de Michael Keaton. Mas, não podemos ignorar que Ray Kroc foi persistente em seus objetivos, se dedicou e se entregou totalmente para fazer o negócio rodar. Com isso, ele revolucionou a maneira de fazer hambúrgueres.

Um Sonho Possível (2009)

Baseado em fatos reais, o filme conta a história do jogador de futebol americano, Michael Oher. Um jovem negro que vive na periferia e acaba sendo deixado de lado pela mãe. A trajetória de superação, persistência e saber que treinar é preciso deixa qualquer um inspirado.

O Homem Que Mudou o Jogo (2011)

Uma ótima história para assistir e ver como lidar como as pessoas lidam com baixo orçamento. O filme conta a história do treinador Billy Beanee (Brad Pitt) e o trabalho que ele fez no time de beisebol Oakland Athletics. O time perdeu jogadores importantes e precisou se reestruturar com pouquíssimo orçamento. A mensagem do filme é clara: analise seus resultados e trabalhe em equipe!

Coco, Antes de Chanel (2009)

Exemplo de empreendedorismo feminino, a história real de Gabrielle “Coco” Chanel, a estilista francesa que revolucionou o mundo da moda. Gabrielle começou a chamar atenção por se vestir de maneira diferente, com roupas de homem e deixando de lado os acessórios espalhafatosos da época. Ela começou a receber pedidos de encomendas e, assim, um império da moda começou. Esse filme mostra um pouco sobre a importância de estar um passo a frente, não seguir os padrões e ter coragem de impor seu produto.

São tantos filmes, que no final da lista, deixamos um check-list para ajudar!

A Rede Social (2010)

A história do Facebook e de seu criador, Mark Zuckerberg. Assim como o filme sobre Walt Disney, é interessante ver como foi criada uma das maiores empresas do mundo atual. Ele também traz uma mensagem importante sobre como às vezes, os empreendedores passam por cima de relações pessoais em nome do sucesso.

Em Boa Companhia (2004)

O filme fala sobre um chefe de vendas de publicidade de uma revista que, aos 50 anos, perde seu posto para um jovem com a metade de sua idade e tem que batalhar para se segurar no emprego e pagar as contas da casa. A principal mensagem desse filme é que períodos de mudança acontecem e é sempre bom estar preparado para elas.

Piratas da Informática (1999)

Também conhecido como Piratas do Vale do Silício, esse filme conta um pouco sobre o começo das duas principais empresas de tecnologia do mundo, Apple e Microsoft. Ele conta sobre as brigas nos bastidores entre Steve Jobs e Bill Gates, e como se deu a concorrência entre as duas companhias e a importância delas para o setor.

O Jogo da Imitação (2014)

O filme conta a história do matemático Alan Turing e se passa durante a Segunda Guerra Mundial. O matemático é contratado pelo governo inglês para decifrar o código alemão, Enigma. Turing tinha muita dificuldade de lidar com pessoas, mas ao longo do filme vemos que ele faz progresso e consegue se dar bem com seus colegas para conseguir decifrar os códigos. É um filme para empreendedores aprenderem que o trabalho em equipe vai mais longe do que trabalhar sozinho.

Joy: O Nome do Sucesso (2015)

Ela inventou o esfregão no momento em que as pessoas precisavam de um item para facilitar a limpeza. A lição da história de Joy Mangano é que todo o empreendedor busca facilitar a vida das pessoas com soluções simples. Também tem uma mensagem de persistir mesmo quando nem sua família te apoia.

A Grande Aposta (2015)

Esse filme conta a história de quatro investidores que fizeram fortuna no mercado imobiliário dos Estados Unidos. Ele fala sobre a importância de se antecipar com seus produtos e serviços para ter sucesso, porque o personagem Michael Burry consegue prever a crise em que o sistema imobiliário vai entrar em breve.

A Teoria de Tudo (2014)

A história do astrofísico Stephen Hawking é muito inspiradora, ele fez diversas descobertas relevantes no mundo científico. As maiores lições do filme são que nem sempre teremos todas as respostas – e tá tudo bem! – e que você nunca deve deixar de expressar o que pensa e compartilhar conhecimento. Mesmo com uma doença, Stephen Hawking conseguiu arrumar uma forma de se comunicar.

Um Senhor Estagiário (2015)

O personagem de Robert De Niro é Bem Whitaker, um senhor de 70 anos, aposentado, que começa em um projeto como estagiário em uma empresa de grande porte. A presidente da empresa Jules Ostin (Anne Hathaway) é uma workaholic que aprende muito com os ensinamentos do estagiário. Esse filme mostra para empreendedores como um mentor faz a diferença, seja na vida profissional, ou pessoal.

Startup.com (2001)

O documentário de Chris Hegedus e Jehane Noujaim, fala sobre a meteórica trajetória da govWorks, uma startup que propunha facilitar a relação entre governo e população. Recebeu investimentos milionários, mas por conta de erros gerenciais e falhas na execução do serviço, acabou falindo em 2000. O documentário mostra o que não fazer na hora de gerenciar seu negócio.

Quem Quer Ser Um Milionário (2008)

O filme conta a história do jovem Jamal Malik, que participa de um famoso programa de perguntas e respostas na TV. Jamal busca em sua própria história, marcada pela miséria e violência as respostas para as perguntas do apresentador. É um filme que fala sobre força interior, algo essencial para todo o empreendedor.

Para ajudar você a acompanhar desses filmes para empreendedores, você já viu e quais ainda estão faltando, segue um check-list feito especialmente para você!

check-list filmes para empreendedores devem assistir

Então, depois de ver tantos filmes sobre empreendedores, pessoas que alcançaram o sucesso – e algumas que falharam também – pega o notebook ou o controle remoto e vai se inspirar com essas histórias!