Como criar um canal no Youtube?

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Como criar um canal no Youtube?

O consumo de conteúdos em vídeos cresce diariamente. Várias empresas estão estudando como adicionar esse formato em suas estratégias de marketing digital. Uma das principais plataformas é justamente o Youtube.

Criar um canal no Youtube é uma das principais estratégias para começar a criar os vídeos para sua empresa. O Youtube é a rede de vídeos mais famosa do mundo, somente no ano passado, a rede social registrou mais de 1bi de usuários, os quais, geram milhares de visualizações diariamente.

De acordo com uma pesquisa feita pela Provokers, em setembro do ano passado, o consumo de conteúdo em vídeos para a internet cresceu nada menos que 135%. Aproveitar o cenário promissor é uma boa ideia nesse momento, porque a produção de conteúdo em vídeo ainda é aproveitada por muitos empreendedores.

Isso acontece porque existe uma falta de conhecimento sobre o formato e como colocar as ideias em prática.

Por que criar um canal Youtube?

Além de tudo aquilo que vimos acima, os vídeos do Youtube podem ser monetizados dentro da plataforma. De acordo com dados do próprio Youtube, o número de canais que tiveram receitas anuais de até seis dígitos cresce mais de 40% por ano.

Então, além de ganhar audiência por meio de conteúdos audiovisuais, pode ganhar dinheiro usando o Youtube. Mesmo com as estatísticas impressionantes, antes de criar seu canal, você precisa entender o seu modelo de negócio e estudar se existe conteúdo pode ser transformado em vídeo, ok?

Agora que já deu pra entender que o Youtube é uma ferramenta que pode melhorar o seu desempenho, trouxemos aqui uma lista de primeiros passos que você deve seguir antes de criar um canal na plataforma:

#1: estude sua persona e identifique se ela costuma consumir vídeos no Youtube;

#2: busque referências de outros canais da sua área;

#3: crie seu funil de vendas e identifique quais conteúdos podem ser transformados em vídeos.

Com tudo isso mapeado, você dá início a sua estratégia no Youtube com muito mais conhecimento sobre a sua audiência e expertise sobre os materiais de divulgação.

Como criar um canal no Youtube?

O primeiro requisito para criar um canal do Youtube é ter uma conta no Google. Para criar a sua, é simples, acesse a página de criação de contas do Google e preencha o formulário com os dados da sua empresa (ou os seus).

Lembre-se de que as informações são usadas para todos os outros acessos do Google, como: Gmail, Blogger, Adwords e, obviamente, o Youtube.

Agora, você já tem uma conta Google, então basta acessar a página inicial em www.youtube.com e clique em “Fazer login” no canto superior direito.

Após seu primeiro login você será levado à página de configurações de conta. Uma vez nessa tela, selecione a opção “Criar um novo canal” na parte inferior.

Logo, a página de criação de marcas estará disponível para você.

A diferença entre a conta tradicional do Google e a conta de business estão na possibilidade de ter múltiplos proprietários com acesso ao canal. Por conta disso, essa é uma alternativa altamente sugerida se você trabalha com uma equipe de marketing, por exemplo.

Além do próprio Youtube, contas de marca podem ser sincronizadas com todas as outras contas do Google. Enfim, assim que for escolhido o nome da sua conta de marca, clique no botão “criar”.

Feito isso, agora você terá o seu primeiro canal pronto para usar!

Obviamente, que o trabalho não vai acabar por aí, já que agora você tem que customizar seu canal e torna-lo apresentável para seu público.

Coloque a capa no seu canal: comece clicando na opção “adicionar arte do canal” no banner superior. Na tela seguinte você poderá escolher entre fazer o upload de uma foto ou buscar algo na galeria vinculada à sua conta. O tamanho recomendado é 2560 x 1440 pixels.

Adicione uma descrição ao canal: o segundo passo é o de adicionar uma descrição ao seu canal. Clique no botão “adicionar descrição” e a tela se abrirá com espaço para texto. Esse campo é ideal para que você apresente aos usuários uma visão geral do que será postado no seu canal. Você tem até mil caracteres, incluindo links. Aproveite para adicionar uma imagem ao avatar.

Como apagar um canal no Youtube?

Se, por algum motivo, você quer deletar o seu canal do Youtube, lembre-se sempre de que é possível apenas ocultá-lo temporariamente. Essa funcionalidade permite que você esconda o conteúdo do seu canal para reativá-lo mais tarde, evitando a perda de dados e envios importantes para seu negócio.

Na hora de ocultar, porém, todos os comentários e respostas feitas por sua conta serão excluídos permanentemente da rede. A boa notícia é que informações como nome, vídeos, curtidas, inscrições e inscritos do seu canal se manterão, caso você decida retornar.

Essa alternativa é altamente recomendada, já que a exclusão é 100% irreversível, enquanto que o ocultamento pode ser revertido caso os planos de sua empresa mudem no futuro. Para ocultar ou excluir o canal, basta acessar as configurações avançadas da conta. Em seguida, clique na opção “excluir canal” no canto inferior de sua tela.

Você vai ser convidado a fazer um novo login e as seguintes opções ficarão visíveis:

Quero ocultar meu canal

Quero excluir permanentemente meu conteúdo

A partir daí é só selecionar a alternativa desejada e prosseguir com a exclusão ou ocultamento. Se você optou por apenas ocultar o canal temporariamente, poderá reativá-lo pela tela de criação de contas do Youtube. Depois de preenchido o formulário, seu antigo canal estará de volta e pronto para ser usado.

Sete dicas para quem está começando

sete dicas para criar um canal no youtube
Agora que você já sabe como criar um canal no Youtube, é hora e torna-lo ainda mais interessante para o seu público. Sete dicas que separamos para que podem ajudar na hora da customização do seu canal!
escolha um nome fácil para criar um canal no youtube
#1
Escolha um nome fácil de ser lembrado e digitado!
#2
Procure investir em identidade visual que seja capaz de traduzir o seu negócio e lembre-se de combiná-la com suas outras redes e blogs.
anáslise do seu canal no youtube
#3
Faça análises constantes no seu canal. Métricas como visualizações, curtidas, taxa de abandono, comentários etc. essas métricas são fundamentais para que você entenda o que o seu público realmente quer no canal.
#4
Não economize na hora de editar e garanta equipamentos de qualidade para seu canal. Esse pode ser o diferencial do seu conteúdo.
#5
Assista canais de sucesso e estude sua fórmula. Opte por negócios que tenham um público próximo do seu, assim fica muito mais fácil entender o que dá certo ou não no Youtube.
#6
Construa relações duradouras dentro da rede social. Você pode até conseguir parcerias com canais e influenciadores para seus vídeos, basta procurar e se mostrar aberto a parcerias.
#7
Considere a monetização do canal, levando em conta a persona. De nada adianta colocar anúncios em seus vídeos se a taxa de abandono se multiplicar. Avalie bem o comportamento do seu público e invista em diferentes frentes de monetização. Vale até vídeo patrocinado no seu canal.

Além de tudo isso, trabalhe o Storytelling, afinal de contas quem não quer ouvir uma boa história? Considere seu público e invista em maneiras interessantes de prender sua intenção. Também é importante buscar entender como a tag funciona na rede, eles têm um papel fundamental na categorização do seu vídeo. Busque otimizar os títulos, descrições, imagens, tags e meta, tudo que for possível dento do seu canal.

Já tem seu canal do Youtube? Conta pra gente como está sua estratégia no seu canal do Youtube!