Redes sociais mais usadas no Marketing Digital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Redes sociais mais usadas no Marketing Digital

Conheça sobre as redes sociais mais usadas no marketing digital e suas particularidades

Houve um tempo em que a comunicação era feita por meio de cartas e pergaminhos. A mensagem em si demorava dias, semanas e até meses para serem entregues aos destinatários. 

Alguns anos se passaram e criou-se o jornal, outra forma de comunicação, dando os primeiros passos para um contato em massa. Logo em seguida, nasceu o rádio, que com suas ondas invisíveis a olho nu conseguiam um alcance até 1000 vezes maior que o do jornal. 

Continuando na linha do tempo, nós temos o nascimento dos primeiros televisores e telefones, momento histórico para comunicação e o início de uma nova era. Saltando alguns anos, chegamos ao nascimento do computador, o marco da comunicação e da interação tecnologia/ser humano e entramos aqui na era da informação. 

Hoje, em pleno século XXI, a comunicação humana já não é mais um problema, contamos com aparelhos mobile e e-mails, possibilitamos as videoconferências, chamadas por aplicativos e muitas outras tecnologias. A informação que antes demorava meses para chegar onde era preciso, hoje viraliza a uma velocidade absurda e é sobre essa questão que as empresas mais precisam se preocupar.

Uma informação negativa sobre a sua empresa pode se espalhar exponencialmente e, em alguns casos, o boato pode nem ser verdadeiro! Isso ocorre por conta da facilidade de comunicação e distribuição de informações pelas redes sociais mais usadas pelo seu público. Não pense apenas de forma negativa, afinal notícias boas também são espalhadas pelo mesmo público que negligencia a sua marca.

Vamos falar um pouco sobre as redes sociais mais usadas para divulgação de conteúdos e como elas podem trazer o retorno almejado para sua empresa!

Redes sociais e o futuro da comunicação
Redes Sociais mais usadas
  • Facebook

Esta é a querida dos brasileiros. A rede social do jovem Mark Zuckenberg, conquistou o mundo e continua sua expansão em diversos mercados. Fundada em 4 de fevereiro de 2004 e lançada no Brasil em 2008, chegou desbancando o Orkut e outras redes sociais grandes da época.

Hoje é considerada a melhor rede para branding, divulgação e anúncios patrocinados. O Facebook conta com o melhor alcance de público entre as redes e cerca de 75% dos brasileiros possuem uma ou mais contas criadas nela.

Ótimo para gerar engajamento por comentários, compartilhamentos e reações pagas, funciona muito bem para criação de identidade de marca e comunicação direta com o público-alvo. 

Pontos positivos do Facebook:

  • Alcance e segmentação de público para criação de campanhas;
  • Rápida distribuição de conteúdos;
  • Integração com outras redes sociais e de streaming (Instagram e Youtube).

Pontos negativos do Facebook:

  • Perfis falsos;
  • Quantidade excessiva de comentários (difícil de controlar comentários de todas as postagens);
  • Em alguns casos pode ocorrer a criação de notícias falsas que viralizam.

A rede mais visual junto com o Pinterest (que em breve vamos falar sobre) e a melhor para gerar materiais visuais e lembrança de marca. No Instagram, utilizamos as hashtags (#) para atrair o público desejado e ainda podemos usar os Stories para engajar e gerar um buzz sobre a marca.

Essas palavras-chave precisam ser exploradas dentro da rede com o intuito de encontrar a que melhor atinge o seu objetivo. Uma dica aqui é criar uma planilha com as palavras que utilizará para cada tipo de postagem, seja ela institucional, comercial, com CTAs etc. Algumas das vantagens dessa rede social é a integração com o Ads do Facebook, tornando muito fácil a parte de criação de campanhas.

Pontos positivos do Instagram: 

  • Rede social imagética, ótima para criar uma identidade visual para a sua marca;
  • Interação com os Stories superior a qualquer outra rede;
  • Possibilita seguir algumas hashtags de interesse (ótimo para acompanhar a concorrência).

Pontos negativos do Instagram:

  • Poucos dados analíticos nativos da plataforma;
  • Não é possível colocar links nas publicações.

Diversas redes sociais, escolha as melhores par ao seu negócio

A plataforma de vídeos mais acessada da internet e a segunda maior rede de pesquisa, perdendo apenas para o Google, muito utilizada pelas empresas como central de cursos, criação de canais para vídeos institucionais e propagandas. 

Diferente das mídias de massa como a televisão, aqui o valor para uma campanha publicitária é bem inferior e a mensuração agrega mais pontos a essa plataforma.

É comprovado que o público tem dado muito mais atenção aos vídeos do que textos e, por conta disso, muitas empresas estão abrindo os próprios canais na plataforma. Existe uma discussão sobre o Youtube ser ou não uma rede social, então deixamos a seu critério decidir sobre isso.

Pontos positivos do Youtube:

  • Um dos canais mais acessados depois do Facebook;
  • Exposição mundial;
  • Pode ser criado diversos atrativos visuais para captação de clientes.

Pontos negativos do Youtube:

  • Para criar campanhas, é preciso investir mais em materiais do que outras redes sociais;
  • Políticas de veiculação rígidas para criação de conteúdo e campanhas (direitos autorais, identidade, conteúdo adulto entre outros).

O Pinterest pode ser considerado uma mistura entre Google e Instagram. Ele se baseia em uma mecânica de pesquisa similar a de plataformas como Google, Bing e Yahoo, mas traz os resultados em forma de imagens. Entre as redes sociais mais usadas, o Pinterest é o que possui a maior porcentagem do público feminino e está em fase de ascensão e descoberta pelas empresas como uma potencial ferramenta de marketing digital! 

Pontos positivos do Pinterest:

  • Funciona como uma rede de pesquisa similar ao Google;
  • Poucas empresas estão utilizando da forma correta para gerar engajamento;
  • É a rede social que mais gera tráfego orgânico para blogs e sites;
  • Taxa de viralização de conteúdos alta.

Pontos negativos do Pinterest:

  • Rede com poucos dados analíticos e que não são atualizados em tempo real;
  • Precisa ser alimentada diariamente para trazer um retorno em curto prazo.

A rede social voltada para o profissional ou, em outras palavras, a rede voltada para os negócios! Bem similar ao Facebook, mas nela você pode encontrar pessoas pelo cargo, escolaridade, currículo e experiências de trabalho. Possui uma comunicação mais formal e voltada para empresas.

Pontos positivos do LinkedIn:

  • Direcione campanhas para determinados cargos;
  • Rede boa para gerar credibilidade para sua empresa por meio de postagens;
  • Lugar para encontrar profissionais capacitados.

Pontos negativos do Linkedin:

  • Precisa acessar uma plataforma externa para criar campanhas;
  • Investimento mais caro de todas as redes sociais.

Essas são as redes sociais mais usadas para o marketing digital. Além de criar um perfil e mantê-lo atualizado, é preciso elaborar uma estratégia de marketing para ter um retorno positivo dentro delas. Nós fizemos outras matérias comentando sobre essas estratégias de divulgação para cada rede, aproveite e leia os nossos conteúdos de redes sociais e, também, veja um infográfico sobre como ter um perfil de sucesso no Linked In.

Redes sociais e seus positivos e negativos, vantagens e desvantagens redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe conhecimento!