10 tipos de promoções para atrair clientes ao seu PDV

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10 tipos de promoções para atrair clientes ao seu PDV

Conheça dez tipos de promoções que você pode implementar para aumentar as vendas do seu PDV!

As promoções quase sempre fazem parte do mix de marketing e vendas das empresas varejistas. Isso tem um motivo: elas são fundamentais para impulsionar as vendas ou ajudá-lo a mexer no estoque.

Porém, executar essas ofertas não é tão simples. Não basta apenas reduzir os preços e colocar uma placa de “saldão” na entrada da loja. Para poder aproveitá-las ao máximo, deve-se considerar quais promoções fazem mais sentido para o seu negócio e como implementá-las. 

Nesse post, apresentaremos os principais tipos de promoções e também algumas dicas úteis para ajudá-lo a executá-las. Aproveite para atrair clientes novos ou reter os já existentes no seu PDV!

10 tipos de promoções para a sua loja aderir

1. Produtos com desconto

Quando falamos em tipos de promoções, os mais comuns são os descontos em produtos. Os clientes ficam muito felizes quando conseguem pagar mais barato em um item que costumam comprar. 

Porém, para poder fazer esse desconto de uma forma que seja benéfica para ambas as partes, é necessário pensar naquilo que é mais atraente para o cliente, mas que não prejudique o caixa da loja. Além disso, certifique-se de fazer isso com os produtos certos, como aqueles que estão muito tempo parados em estoque

2. Pontos de fidelidade

Esse tipo de promoção é excelente para aumentar as vendas e atrair clientes. Ela funciona entregando uma recompensa aos clientes, ajudando sua empresa a criar uma base sólida de fãs e incentivando as pessoas a realizarem ainda mais compras em sua loja

Por meio de um sistema de pontuação, os planos de fidelidade proporcionam uma melhor satisfação ao cliente e fazem com que eles continuem voltando para conquistar prêmios.

3. Cupom de oferta

Essa é uma maneira diferente de oferecer descontos. O envio de cupons faz com que esse tipo de promoção pareça ainda mais exclusiva, dando a sensação de imediatismo ao cliente. Ele precisa comprar logo, antes que acabe o prazo ou quantidade de vouchers.

É possível ainda enviar os cupons para clientes que tiveram alguma experiência ruim a fim de engajá-los novamente. Uma ótima forma de reconquistar clientes insatisfeitos!

4. Frete grátis

A própria palavra “grátis” já atrai o consumidor rapidamente. Quando falamos em entrega gratuita, esse tipo de promoção dá ao cliente não apenas a sensação de que está pagando mais barato no item (por não ter de arcar com a entrega), como também ajuda a fidelizá-lo e fazê-lo querer adquirir mais produtos na mesma entrega, aumentando assim o ticket médio. 

5. Amostras grátis

As amostras grátis são uma ótima oportunidade de conquistar clientes indecisos ou que ainda não conhecem o seu produto. Um ótimo exemplo disso são as amostras de cheiro embutidas nas revistas de cosméticos e perfumes. Esse tipo de promoção também é muito comum quando falamos de alimentos que costumam ser entregues em supermercados para promover esse tipo de produto. 

6. Concursos e competições

É comum que as empresas realizem esse tipo de promoção para aumentar as vendas de um item. Alguns dos principais exemplos disso são as embalagens que incluem um código para ser cadastrado ou já apresentam no próprio rótulo se o cliente ganhou o prêmio ou não. 

Além de fazer com que os consumidores comprem mais os seus produtos em comparação aos concorrentes, também é uma oportunidade de adquirir o contato dessas pessoas quando elas se registram no site.

7. Desconto na compra

Muitas vezes o cliente visita a loja, mas desiste da compra por conta do preço. Oferecer um desconto na compra serve como um incentivo para que eles optem por comprar mais itens. 

Não se preocupe, não é necessário oferecer grandes descontos, mas ainda ele deve ser atraente o suficiente para converter o público. Esse tipo de promoção leva o cliente a adquirir ainda mais produtos, já que a oferta é aplicada em cima do valor total.

Quem não gosta de uma oferta? Confira os tipos de promoções que você pode implementar no seu PDV para atrair clientes e aumentar as vendas!

8. Cashback

Essa modalidade relativamente nova está dando o que falar! O cashback é muito atraente tanto para os lojistas, que conseguem fortalecer as relações com a clientela, quanto para o público que recebe de volta parte do valor da compra. 

O conceito não é tão novo como pensamos. O cashback já é utilizado desde a época dos cartões de fidelidade no qual a pessoa ganhava um carimbo por cada compra. A grande sacada atualmente é que todo esse processo é digitalizado e a pessoa pode receber os créditos diretamente pela internet.

9. Brindes

Outra técnica muito utilizada pelas empresas é oferecer um brinde, seja como mercadoria grátis ou com valor mais baixo na compra de outro produto. O seu objetivo é atrair tanto clientes novos como aqueles já existentes.

Essa estratégia também funciona perfeitamente para oferecer mais valor. Quem não gosta de ganhar algo de graça ou pelo menos mais barato, não é mesmo?

10. Leve 2, pague 1

Por último, essa famosa estratégia consiste em incentivar o cliente que provavelmente iria comprar apenas uma unidade do produto a levar mais. Dessa forma, você consegue eliminar mercadorias que estão em excesso no estoque e ainda agradar o seu consumidor.

Esse tipo de promoção é muito comum em prateleiras de mercado. Você com certeza já deve tê-la visto em pacotes de bolacha, bebidas, sabonetes, cremes dentais e muitos outros produtos.


Esperamos que essas ideias te ajudem a construir promoções que aumentem as vendas do seu PDV. Para implementar estratégias de marketing que trazem resultados reais, conte com a Thatto Comunicação. Nossos profissionais são especializados em trade marketing, marketing digital, publicidade, propaganda e muito mais! Entre em contato conosco e solicite um orçamento!