SLA: descubra o que é e como pode ajudar sua empresa

Você sabe o que é SLA? É a sigla para Service Level Agreement. Geralmente, estipulado entre os departamentos de marketing e de vendas, o SLA foi criado para auxiliar as duas equipes a trabalharem juntas pelos mesmos objetivos.

Ele ajuda a estipular metas para ambas equipes cumprirem. Essas metas são colocadas da forma mais clara possível. É bem mais simples de estipular uma quantidade em número de Leads, e quais os critérios que eles devem preencher. Com metas claras e objetivas estabelecidas para as partes. O SLA ajuda a evitar conflitos e gerenciar expectativas.

Quer saber quais são os benefícios práticos do SLA? Então, vamos lá!

  1. Alinha objetivos: quando aplicado da maneira correta, o SLA mantém os objetivos de todos alinhados. Para tanto, ele é bem específico quanto às metas e prazos a serem cumpridos. Dessa forma, dificilmente as equipes terão alvos diferente em vista.
  2. Foco nas respectivas atividades: o acordo define exatamente quais atividades e aspectos do trabalho cada equipe deve se dedicar. É importante deixar claro que a ideia aqui não é ficar fiscalizando o trabalho dos colegas da outra equipe. Cada um no quadrado que foi incumbido a ele. Devem se concentrar em entregar o melhor trabalho possível com mais praticidade e um desempenho melhor.
  3. Facilidade de mensurar resultados: quer saber se o SLA está funcionando? É possível usar métricas para mensurar seus resultados. Melhor ainda é que não é difícil fazer isso. Com ferramentas de analytics é possível gerar relatórios detalhados sobre o desempenho de todos na equipe.
  4. Processos mais eficientes: a fim de cumprir com objetivos dentro do prazo estabelecido, é esperado que processos internos mais eficientes sejam desenvolvidos. Esses processos levam em conta a comunicação mais frequente entre duas equipes, assim como acompanhamento das métricas, para facilitar mudanças.
  5. Ambiente melhor no trabalho: vantagem que é percebida aos poucos e a longo prazo. Porém, é a principal vantagem, já que dentro das empresas ainda existe uma rivalidade entre as equipes de vendas e marketing. Por isso, é importante que elas trabalhem juntas para fazerem a empresa crescer junto.

 
Como aplicar o SLA na sua empresa:

  1. Estabeleça objetivos para o negócio;
  2. Defina os limites de atuação das equipes;
  3. Documente tudo que for decidido;
  4. Comuniquem-se constantemente;
  5. Acompanhe suas métricas;
  6. Adapte a estratégia conforme for necessário.

 
Precisa de ajuda para montar sua estratégia de marketing? Fale com a gente!

Gosta dos nossos conteúdos? Então, clica aqui pra dar uma olhada em mais textos!

Fernanda Pilão

Jornalista, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Redatora da agência Thatto Comunicação, apaixonada por livros, séries e hqs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *