Estamos constantemente discutindo a importância do branding, da difusão da sua marca, certo?
Também já conversamos algumas vezes sobre como as formas de consumir mudaram na nossa sociedade atual. Agora, mais do que o produto, consumimos os valores, a missão, a identificação que sentimos.
Por isso, na hora de criar sua imagem, suas histórias, você tem que pelo menos passar por alguns desses passos. Com técnicas de Branding, sua marca pode ser difundida na mente dos consumidores.
Na hora de pensar em começar a construir a sua, podemos evocar um conceito criado por Simon Sinek, em um TEDtalk. A teoria é chamada O Circulo Dourado e explica que algumas empresas conquistam a fidelidade de seus consumidores com uma prática relativamente simples.
Elas não vendem O QUE elas fazem, elas vendem o PORQUE elas fazem. Dessa maneira, a empresa consegue evocar uma inspiração em seu público. Essa tática é essencial para criar um branding de presença e difusão mais fácil do seu negócio.
De acordo com o exemplo utilizado por Sinek, se pegarmos a marca Apple e fizermos uma análise. O que ela vende? Eletrônicos, certo? Mas não é somente isso, ela vende também a criatividade, inovação e quebra do status quo.
Quem compra produtos da Apple, compra porque querem se sentir inovadores, diferenciados. Não compra o produto em si, compra o que eles representam, compra o fato dele identificar coisas em que acredita.
Essa é uma das formas mais assertivas de se diferenciar da sua concorrência e de comunicar como você pode melhorar ou tornar mais fácil a vida do seu cliente. Atualmente, essa é uma forma de criar uma comunidade de clientes leal ao seu produto. Para chegar onde outros negócios estão nesse momento, com alto nível de difusão, você deve passar por alguns passos.
Organizamos os cinco passos essenciais para você começar!
Pense em um nome
A primeira forma de identificação de uma marca é através do seu nome. Por isso, a escolha dele é fundamental para o sucesso da sua empresa e para dar uma boa base para sua estratégia de branding. O nome é o primeiro contato da pessoa com ela, então deve seguir algumas regras na hora da escolha.
- Curto: um nome ideal não pode ser muito longo, para facilitar a memorização;
- Pronunciação: escolha um nome de fácil pronunciação, para ser simples na hora de lembrar ou fazer uma indicação boca-a-boca;
- Letras repetidas: auxiliam a escrita e memorização do nome;
- Pensando no futuro: tenha em mente e não coloque números que possam ser confundidos com datas. Além disso, pense que podem existir subprodutos para sua marca
Pense na sua imagem
Nós já falamos sobre identidade visual. Com isso, podemos dizer que a identidade visual é um fator imprescindível na hora da construção do branding. Assim, esse é um dos primeiros e mais importantes dos passos. Defina seu logotipo, paleta de cores e outros elementos, dando bastante destaque para facilitar sua identificação e difusão da marca.
Leve em consideração: o processo de difusão leva tempo e paciência. Então, tenha em mente que vale mais a pena investir e acertar de primeira, do que trabalhar com redesign.
Pense em um conceito
Quais são os valores que a sua marca quer representar? Quais são os seus porquês? O que você quer resolver na vida do seu cliente? Pense em cada uma dessas respostas.
A resposta delas é algo próximo do conceito pensado. Quem é o seu público? Também é uma questão importante na hora da criação. Assim, quando você for pensar em gerar conteúdo e pensar estratégias de publicidade tem um norte muito maior. Esse conceito é fundamental na hora de gerar expectativas e uma relação com sua marca.
Pense em uma narrativa
Storytelling é uma tática de construção de relação com seu cliente muito utilizada hoje em dia. Ela consiste em criar uma história com a sua marca, onde você tenha personagens com os quais seu público consegue se identificar.
Uma narrativa bem construída faz maravilhas pelo branding de uma marca. Coloque os problemas de seus clientes como os vilões e suas soluções como potenciais na sua narrativa.
Fale com a gente aqui da Thatto, que nós podemos ajudar a criar um conceito de marca.
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