Estamos em uma época em que todas as pessoas estão conectadas e existem dispositivos para praticamente tudo, que os restaurantes também entrem nessa tendência da tecnologia. Uma opção que deve ser lembrada é que o estabelecimento disponibiliza o seu cardápio digital.
Se você tem um restaurante ou está pensando em montar um, o carro-chefe será o cardápio. Seja um estabelecimento moderno, sofisticado, exótico ou uma lanchonete. Ao disponibilizar um cardápio no formato digital, o cliente não apenas pode conferir detalhes sobre cada prato como também um atendimento agilizado, o que pode melhorar significativamente a experiência do consumidor.
Afinal, o que é um cardápio digital?
O cardápio digital é uma tecnologia que vem sendo utilizada em vários restaurantes ao redor do mundo e também no Brasil. Essas casas têm optado por usar tablets para permitir que seus clientes escolham suas refeições e bebidas com mais flexibilidade, autonomia e facilidade.
Além da rapidez e eficiência destes equipamentos, o tablet melhora a interação do cliente com o restaurante. Existem várias opções, modelos e formatos de cardápios digitais que são oferecidos no mercado com os mais diversos nomes e funcionalidades. Mas, você sabe qual a diferença entre eles e como podem ajudar a melhorar o seu faturamento?
Tipos de cardápio digital
Cardápio virtual
Nada mais é, do que uma versão virtual do cardápio físico, que pode ser exibido em fanpages (Facebook) ou no próprio site. O intuito desse tipo de cardápio é exibir os pratos que a casa oferece para atrair mais clientes ou permitir que os clientes encomendem os pratos para comer em casa, podendo ser através do serviço de delivery ou para retirada no balcão.
Aplicativo de cardápio digital
Neste modelo, o cliente tem que baixar um app, que pode ou não ser exclusivo do restaurante, e pode consultar o cardápio do estabelecimento. Em alguns casos, o aplicativo serve apenas para consultar o cardápio. Em outros, é possível utilizar a função de delivery e receber o pedido no conforto do seu lar.
Devido ao fato do cliente utilizar seu próprio celular para ter acesso ao cardápio, o estabelecimento evita custos de aluguel e/ou compra de equipamentos. No entanto, está sempre sujeito à ação do cliente em contar com um smartphone e manter o app instalado em seu dispositivo, o que muitas vezes não acontece.
Utilizar um aplicativo de cardápio digital, pode parecer mais barato, mas não traz grandes benefícios para a operação do restaurante, já que são poucos os clientes que fazem o download do aplicativo.
Cardápio digital em tablet
A solução substitui o cardápio em papel e é facilmente alterada com o uso de um computador. O atendimento em si, não sofre alterações. O garçom anota o pedido, leva até a cozinha e o pedido também precisa ser lançado na comanda da mesa.
A diferença desse modelo para o cardápio tradicional é a possibilidade de colocar descrições elaboradas e fotos atrativas no cardápio digital. Aumentando assim, as vendas. Nessa opção, a compra ou locação do tablet é de responsabilidade do estabelecimento, o que é mais cômodo para o cliente.
Cardápio em tablet integrado ao sistema de gestão
Funciona da mesma maneira do cardápio digital mencionado anteriormente, porém, no formato de uma solução completa. Além de ter o cardápio completo nas mãos, o cliente pode fazer o pedido pelo tablet e chamar o garçom com apenas um toque.
O fato de estar integrado com o sistema de gestão possibilita que o salão, a cozinha e o caixa se conectem. Isso significa que o cliente faz o pedido através do tablet, esse pedido vai diretamente para a cozinha e/ou bar e, ao mesmo tempo, é lançado na comanda da mesa.
Essa integração permite ainda maior controle de estoque e também receber feedbacks dos clientes pelo cardápio digital.
Através de um painel administrador, que pode ser acessado através de qualquer computador, o gestor do restaurante consegue acompanhar como estão as vendas, saber quais produtos vendem mais, em quais dias/horários e planejar o estoque para reduzir as perdas.
Quais são as vantagens do cardápio digital?
A maior vantagem é a rapidez da escolha por parte dos consumidores. Já são muitos os restaurantes que abriram mão do cardápio em papel. O cliente chega e pode realizar o autoatendimento através do tablet, sem necessariamente ter que aguardar um garçom para fazer o pedido.
Com consequência, os pedidos chegam sem risco de falhas até a cozinha e o garçom não fica muito afogado com tantas atividades, podendo atender com mais qualidade e atenção cada mesa.
Outra grande vantagem para o estabelecimento é a facilidade de renovar o cardápio sem precisar gastar com novas impressões. Se um prato sofre modificação ou mesmo se a casa quer fazer uma promoção do dia, a flexibilidade é muito maior com o apoio de uma plataforma digital.
Essa praticidade pode fazer com que as pessoas visitem com mais frequência o restaurante e levá-las a fazer uma importante e positiva propaganda boca a boca.
Por fim, um diferencial bem interessante é que você pode atrair um número maior de clientes estrangeiros, disponibilizando o cardápio em outras línguas, como inglês e espanhol. Isso é bastante desejável em cidades que recebem turistas de todo o mundo, como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo.
Qual cardápio digital é o mais indicado?
Obviamente, cada tipo de cardápio tem o seu valor e melhor aplicação. Se você está buscando cardápios nas redes sociais e site, existem os cardápios virtuais, inclusive gratuitos, que resolvem seu problema.
Para começar a mudar a experiência do cliente dentro do seu restaurante, o aplicativo digital pode ser um diferencial competitivo. A vantagem do aplicativo no smartphone do seu cliente é ser uma solução mais barata, pois você não precisa investir em equipamentos.
A desvantagem é que a adesão é muito menor, poucos clientes baixam o aplicativo, e você não tem benefícios operacionais. O app é um diferencial sim, mas não se iluda, pois ele não vai resolver seus problemas operacionais ou trazer grande impacto.
Se você busca melhorar a operação do seu restaurante, agilizar o atendimento, diminuir o tempo de espera dos clientes e consequentemente movimentar mais pessoas no seu salão, a solução ideal é o cardápio digital em tablet. Se for um produto integrado ao seu sistema de gestão, você ainda tem mais vantagens, pois os pedidos feitos pelos seus clientes já são impressos direto na cozinha.
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