Catálogo de Natal: dicas para aproveitar a sazonalidade

Catálogo de Natal: dicas para aproveitar a sazonalidade

Saiba como aproveitar a sazonalidade com o catálogo de Natal

Querendo ou não, essa época de fim de ano serve tanto para passar um tempo com a família e celebrar quanto para gastar dinheiro com presentes. Segundo projeções da Boa Vista, as vendas do comércio para o Natal de 2019 deverão crescer 4,5% comparadas ao mesmo período de 2018.  

Se você possui um e-commerce, esse período é uma grande oportunidade para aumentar as vendas. E se você tiver em mãos um catálogo de Natal, seus resultados podem ser ainda melhores! 

Se for bem feito, esse material pode tanto exibir seus produtos como também inspirar seus clientes a comprá-los. No entanto, não basta apenas reunir todos os seus itens e montar uma lista do que você tem para oferecer.

Para entender melhor como usar o catálogo de Natal a seu favor, confira as dicas que preparamos para alavancar seu negócio.

Analise dados e tendências de vendas

Você pode até pensar que já sabe o que as pessoas mais procuram durante essa temporada, mas se basear apenas no “achismo” não é a melhor estratégia. A única maneira de realmente saber o que seus compradores querem é dar uma olhada nos dados, coletar informações de vendas e, também, as principais tendências no fim de ano. 

Por exemplo, você pode dar uma olhada nos relatórios para determinar quais itens são mais vendidos no período e reuni-los em uma seção separada como “Nossos favoritos”, “Melhores presentes” ou algo do tipo.

Além disso, existem produtos que parecem se tornar populares de repente sem motivo aparente. Observando essas tendências no seu nicho ou próximo, você pode usá-las a seu favor e selecionar as peças que refletem essas manias e modismos temporários.

Pergunte o que os clientes querem

Quando se trata do seu público e suas necessidades, você deve deixar as suposições de lado. Às vezes, a maneira mais fácil e efetiva de descobrir o que seus clientes desejam é simplesmente perguntar a eles. Nesse momento, você pode aproveitar o poder das redes sociais como o Facebook e o Instagram para criar enquetes e pesquisas. 

Uma maneira mais sutil de fazer isso seria começar a postar imagens dos seus produtos e ver como seu público reage a elas. Você não apenas terá todos os dados da pesquisa à sua disposição como também envolverá seus clientes e irá obter boas informações, já que as pessoas gostam de expressar suas opiniões sobre qualquer coisa nas mídias. 

Fale com seus fornecedores

Confiar nos dados coletados até então é ótimo. Porém, se você estiver vendendo produtos de outras marcas, pode não ter uma visão completa do que se passa na mente do seu público-alvo. Além de observar suas próprias análises, entre em contato com seus fornecedores, perguntando o que tem saído mais no momento.

Essas informações, em complemento com as suas, servirão de orientação para decidir quais produtos entram ou saem do seu catálogo de Natal. Além disso, ter uma comunicação transparente com seus parceiros também melhora o relacionamento, podendo oferecer melhores oportunidades futuras. 

Ofereça pacotes no catálogo de Natal

As pessoas estão dispostas a gastar mais nessa época e seu catálogo de Natal deve servir para incentivá-las. Um dos métodos mais eficazes para isso é reunir pacotes de produtos, incluindo itens complementares ou relacionados e com preços mais acessíveis. Você pode, por exemplo, agrupar coisas como maquiagem, perfumes e cremes em um único pack.

Invista nos vídeos

Se sua empresa puder investir nesse tipo de mídia, não pense duas vezes. O vídeo não apenas é extremamente eficaz para envolver seu público como também para demonstrar todos os recursos dos seus produtos em detalhes. Fazer gravações originais e em alta qualidade é uma ótima estratégia para instigar as pessoas a adquirirem os itens. 

Afinal, as imagens, apesar de serem muito úteis, são estáticas e não são tão atrativas. O vídeo, por outro lado, permite apresentar a aparência e o funcionamento das suas peças. Procure agregar valor ao vídeo, demonstrando todas suas particularidades. 


Se você procura por uma empresa para realizar os catálogos de Natal, conte com a Publiks. Além dessa sazonalidade, produzimos materiais com qualidade e agilidade durante o ano todo! Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso.

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