Nós já falamos um pouquinho sobre a relevância dos catálogos. Mesmo com as novas tecnologias, eles ainda se mantêm relevantes na hora de divulgar seus produtos e serviços. Em alguns segmentos, o catálogo ainda é ferramenta de divulgação indispensável, por exemplo, para as marcas de moda.
Os catálogos de moda são uma das maiores ferramentas visuais, essencial na hora de encantar seus potenciais clientes e atingir públicos diversos. Por meio dele, a prospecção de clientes é facilitada, possibilitando a reativação de clientes inativos e a fidelização se dá como força primordial para crescimento das vendas.
Para o seu catálogo de moda ser uma ótima forma de captar clientes, ele precisa ter uma apresentação organizada e visualmente atraente. Como fazer isso? Levando em conta uma série de itens, desde a qualidade do papel até as cores utilizadas. Dentro do mundo da moda, existe uma variação entre os tipos de catálogos.
Quais são os tipos de catálogos de moda?
Revista de marca
Pode ser um material de circulação interna, feita especialmente para aqueles que trabalham com a marca. Sua finalidade principal é passar informações gerais sobre a empresa e mostrar ações em que a marca está inserida, além de falar sobre os produtos e dar dicas de moda e tendências.
Catálogo conceito
Esse catálogo fala sobre as coleções que uma empresa vai lançar. Além das próprias roupas em si, ele fala sobre todo o conceito que envolve a idealização das coleções. No caso dessa ferramenta, a mensagem deve ficar explícita por meio do ambiente e atitude dos modelos. Sua finalidade principal é despertar nos clientes o desejo de conhecer mais produtos da marca e o que ela apresentará para cada estação.
Lookbook
Montado por um stylist, o lookbook mostra diferentes formas e maneiras de compor combinações diárias com as peças da coleção. Ele possui um número maior de imagens e possui um forte apelo comercial. Na loja, ele também pode ajudar os vendedores a opinar e atuar como consultores dos clientes no momento da venda.
Catálogo técnico
Para falar sobre a parte técnica de tecidos, estampas e etc. o catálogo técnico é essencial. Ele discorre sobre todos os detalhes como medidas, composições de materiais, tamanhos e cores. Um material direcionado para representantes e/ou executivos de contas em showroom.
O que não pode faltar em um catálogo de moda?
Conceito – antes de começar a pensar em cores, imagens e quais produtos estarão dentro dele. Defina com sua equipe o conceito da campanha que vocês estão organizando, isso será a temática principal que irá definir todo o resto do conteúdo. A partir daí, organize o resto, criando uma história a ser contada.
Fotografia – muito se fala sobre fotografia de moda. Porém, é importante levarmos em conta que a foto não pode focar apenas nas roupas. Você deve estar atento a toda a composição da foto, exposição, iluminação.
Se você deseja trazer o conceito da sua coleção para a foto, precisa pensar no fundo, nas cores e nas poses dos modelos. Dessa forma, seu catálogo vai contar uma história, apenas por meio das imagens.
Design – toda coleção de moda começa com estudo das tendências que estão por vir. Por isso, um catálogo de moda deve ir além das tendências de imagens e focar também no design da composição como um todo.
Buscar referências na hora de montar é essencial para um catálogo atraente. Diagramação e design tornam o material mais sofisticado e profissional.
Qualidade do material – o mercado gráfico oferece diversos materiais de impressão, a escolha de qual você vai usar é um fator que irá influenciar diretamente o seu consumidor. Um material de qualidade entrega ao produto final – e a sua marca – um valor que pode ser decisivo.
Para um catálogo de moda, o ideal é um papel que passe a impressão de sofisticação e elegância. Além disso, a qualidade da impressão e textura também são pontos de diferencial.
Conteúdo memorável – fato é que, ainda existem muitos catálogos no mercado de moda. Por isso, é importante se destacar de maneira positiva e por isso que estamos fazendo essa lista. Um dos pontos chave para ser lembrado é um conteúdo diferenciado. A parte visual e física do catálogo também é muito importante, mas o conteúdo é o que vai marcar o seu potencial cliente.
Fotos bonitas com informações relevantes e uma narrativa fazem toda a diferença. Um conteúdo memorável une dois elementos: a satisfação pela beleza do produto, e a certeza de que ele seja lembrado e referenciado. Com trabalho, dedicação e atenção aos detalhes, suas vendas podem aumentar exponencialmente.
Uma das especialidades da Thatto Comunicação é justamente materiais offline. Aqui, nós estamos sempre atentos aos detalhes e ao conteúdo dos materiais que montamos. Para fazer um catálogo para sua marca, fale conosco!