O Dia dos Namorados está chegando! Com ele, inúmeras ações que podem ser feitas e pensadas para seus clientes, principalmente com estratégias de marketing de relacionamento.
O que é marketing de relacionamento?
Então, basicamente é o conjunto de estratégias de construção e disseminação da marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. Com essa tática, você consegue conquistar e fidelizar clientes.
Só que, olhando de maneira mais profunda, envolve construir uma conexão afetiva entre marca e cliente. Porém, é comum ouvirmos que “manter um cliente é mais difícil que conquistá-lo”, isto é, os dois processos são complicados e demandam esforço e tempo. Mas, outro fato é que fidelizar um cliente exige um conjunto de estratégias muito mais específicas.
Primeiro, começamos pela identificação de quais clientes são aqueles que fecham negócio com a gente com frequência e fazem a diferença no seu faturamento. Depois, entenda que esses clientes precisam de um acompanhamento personalizado e um diálogo, criando uma relação duradoura e sempre vantajosa para os dois lados.
Como criar uma relação com o cliente?
Bom, existem algumas estratégias que você pode usar dentro do marketing de relacionamento. Para, dessa forma, conquistar seus clientes. Veja quais são elas a seguir:
Trabalhar no atendimento
Atendimento de qualidade é ponto chave em qualquer estratégia de conquista do cliente. Pode parecer muito óbvio – e é mesmo – mas é essencial dentro do marketing de relacionamento e para conquistar a confiança do seu cliente.
Afinal, quem não fica feliz de ser bem atendido e sair de uma loja pensando que o valor do produto valeu a pena, principalmente por conta do vendedor que falou com você? Por isso, o atendimento é muito importante. Com uma boa experiência de compra, a chance do cliente retornar é muito maior.
Programas de fidelidade
Muito comum em comércios, os programas de fidelidade são táticas potentes para conquistar o cliente. Incentivar ele a consumir mais dos seus produtos ou serviços para obter vantagens é muitointeressante para os dois lados.
Porém, é necessário pensar bem antes de colocar essa estratégia. No dia dos namorados ainda, existem um número de coisas diferentes que podem ser pensadas. Aqui vão algumas perguntas para você entender se seu programa de fidelidade vai funcionar ou não…
1. Qual o tipo de premiação que vou oferecer?
2. Quais regras vou estipular?
3. Como vai funcionar a pontuação?
4. Como vou acompanhar a pontuação dos clientes?
5. Essa vantagem é algo realmente imperdível?
O prêmio precisa ser realmente atrativo, caso contrário, seus clientes podem se sentir usados e a tática pode acabar sendo ineficiente e causar dano a sua imagem.
Interação nas redes sociais
Criar perfis nas redes sociais, postar conteúdo regularmente e estimular a interação são passos básicos para conquistar novos clientes que estão conectados. Mas, como manter aquele que já consumiu comigo e segue interagindo nas minhas redes? Respondendo a eles.
Mas, e se ele estiver reclamando do seu produto? Mais importante ainda que você o responda. Se puder evitar que ele faça uma ligação ou mandar um e-mail, melhor ainda. Se o cliente entrou em contato pelas redes sociais diretamente, é porque ele não quer ter que falar com a sua empresa de nenhuma outra forma. Então, quando possível, resolva o problema dele por meio das próprias redes sociais.
Lembranças nas datas importantes
Procure sempre saber quais são as datas mais marcantes do ano para o seu cliente. É simples obter essas informações a partir de dados de cadastro ou atualizações e etc. Envie um e-mail, uma correspondência, ofereça descontos. Pense que seu cliente é um amigo e faça questão de se lembrar dele e fazer um contato! Isso é muito importante e gera um impacto muito positivo para sua marca.
Mas, agora, vamos ao ponto principal deste post…
Sugestões de ações para o Dia dos Namorados
Dia 12 de junho é uma data ótima para vender e conquistar e atrair novos clientes. Mas, como garantir que não vai acontecer só uma vez e trazer esse cliente de volta para o seu negócio? Aqui vão algumas dicas!
Brindes temáticos: brindes com a temática romântica podem dar aquela diferenciada no atendimento com o cliente. Ainda melhor se você conseguir personalizar o material com o seu logo ou algo que te ligue ao brinde que você mandou para o seu cliente (pode até mandar um a mais para ele dar para o parceiro)
Embalagem: personalize suas embalagens para a data! Coloque imagens temáticas e promocodes. Além disso, pode colocar textos diferentes, oferecer frete grátis ou um benefício exclusivo para a próxima compra. Incentive o presenteado a chegar até você, e ele vai se lembrar!
Cartões: envie cartões dentro do produto que o cliente adquiriu. Assim, ele pode escrever uma mensagem bem romântica para o parceiro. Ele mesmo pode não pensar em comprar um cartão junto com o presente de dia dos namorados, mas você pensou nisso por ele. Concorda que dá uns pontos a mais? Pense nisso!
Crie kits especiais: crie kits especiais para o seu cliente, e envie eles com embalagens diferentes e feitas especialmente para o dia dos namorados. Dessa forma, gera um ticket maior e deixa o cliente satisfeito por dar um presente mais completo na data!
Crie uma hashtag: é uma ótima maneira de promover uma campanha digital. E você pode misturar digital e offline, colocando a hashtag dentro da sua loja em cartazes e banners, incentivando seus clientes a postarem sobre o presente que compraram com a sua hashtag. Se seu estabelecimento for um restaurante, incentive seus clientes a tirarem uma foto do momento e compartilharem com a sua tag.
Lembre-se: quando for montar seu material promocional para o Dia dos Namorados, procure colocar imagens, frases e motivos românticos. Ter um material promocional pronto para a data é muito importante!
Procure fazer a impressão dos materiais com qualidade e sofisticação para mostrar para seus consumidores que sua marca e seus produtos têm um valor especial e que vai além na hora de conquistá-los.
Gostou desse texto? Dá uma olhada no resto do nosso conteúdo aqui!