É muito incomum iniciarmos uma conversa de negócios, principalmente de compra e venda, sem antes apresentar uma lista de produtos ou serviços que a empresa oferece. Quanto mais organizada e detalhada essa lista de produtos for, maiores são as chances de fechar negócio!
Entender bem como fazer um portfólio da sua empresa pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso dela. Por isso, é essencial entender que o catálogo ou portfólio de produtos da sua empresa precisa ser tratado de maneira muito estratégica. Organizá-lo, gerenciá-lo e ter sempre o tipo de catálogos correto para a sua audiência vai contribuir para que ele amplie os seus resultados.
Para isso, é necessário ir além dos produtos, é preciso observar o crescimento do segmento do mercado e a participação que sua empresa possui dentro desse cenário. Esses são dois elementos decisivos para avaliar se há espaço para crescimento e em qual direção sua empresa quer ir.
Quando analisamos esses itens, é possível identificar quais os produtos que são o seu porto seguro, embora tenham pouco potencial de evolução, quais demandam mais pesquisas e investimentos para melhorar ainda mais o seu catálogo de produtos, que servirá como portfólio. Caso você tenha algum produto que acredita que pode melhorar a visibilidade, o ideal é dispensar um destaque maior para eles e, com isso, dar mais oportunidades de venda para ele.
É uma forma de organizar o conteúdo e potencializar os produtos diante da demanda existente. No entanto, ainda é possível utilizar de maneira hábil a apresentação de todo esse portfólio para que também seja possível realizar a venda diretamente da plataforma de apresentação daquilo que você oferece.
É aqui que entra a parte de encarar os catálogos como mais do que apenas formas de divulgação, eles são essenciais para aproveitar toda a potência que o material tem para suas vendas. As oportunidades são imensas é possível integrar com as redes sociais e fazer do seu catálogo um verdadeiro e-commerce. E, pelo menos, desenvolver uma relação mais profunda e próxima com outros integrantes da sua cadeia de suprimentos.
Quais são os tipos de catálogos e portfólios?
Para ajudar você a montar de forma ainda mais assertiva o seu catálogo, vamos falar sobre quais são os tipos de catálogos que você pode montar para sua empresa.
Catálogo de produtos
Online ou impresso, o catálogo de produtos contém dados detalhados sobre todas as mercadorias que a sua empresa possui para comercializar ao público. O seu principal objetivo é justamente potencializar os números de vendas da empresa. Por isso que ele tem todos os produtos que o negócio vende, geralmente divididos em categorias maiores e com dados mais importantes sobre as suas características. Dessa forma, o consumidor consegue entender muito mais a fundo sobre os produtos da empresa e encontrar itens que estejam alinhados às necessidades.
Catálogo de apresentação da empresa
Se o catálogo de produtos é uma apresentação de todos os produtos e é normalmente utilizado para falar com consumidores e/ou parceiros. Já o catálogo de apresentação da empresa é um material mais institucional e são mais voltados realmente para informações da empresa e para reforçar a imagem da marca. Os catálogos para apresentações institucionais são muito mais voltados para o corporativo, por isso cada detalhe deve reforçar a competitividade do negócio e seus pontos fortes. Dessa forma, é possível passar uma mensagem clara, objetiva e bem estruturada.
Catálogos para investidores
Nada mais comum do que uma empresa contar com o apoio de investidores. Eles podem dar uma injeção de capital e permitir a criação de novos projetos e fortalecer o aumento da presença de mercado da companhia. O catálogo para investidores é fundamental, ele traz todos os dados relevantes sobre a performance comercial da companhia, como indicadores de performance, a sua missão, valores e as metas de médio e longo prazo. Além disso, esse tipo de catálogo também pode trazer dados sobre projetos internos e projeções comerciais. Assim, a empresa pode demonstrar o seu potencial a investidores e garantir novas parcerias para as empresas.
Catálogo de serviços
O uso mais comum do catálogo de serviços é interno, dessa forma os colaboradores da empresa tenha uma visão completa sobre o trabalho de cada área. Ele vai ter informações sobre o escopo de atuação de cada time, metas de performance e as interações que os profissionais podem realizar com outros times. Colocando isso em outra forma, o catálogo de serviços traz um resumo sobre o que cada área realiza e como o seu trabalho impacta nos resultados gerais do negócio. Dessa forma, os gestores podem avaliar melhor como a cadeia operacional está estruturada e tem uma rotina de gestão mais eficiente.