O que é SEO? – Guia rápido

O que é SEO? – Guia rápido


O que é SEO? Se você está familiarizado com o meio digital, provavelmente já ouviu falar nesse termo, e já deve ter feito esta mesma pergunta.  

SEO é a sigla dada para “Search Engine Optimization” ou em tradução livre “Otimização de ferramentas de pesquisa”. Se trata de uma série de ajustes feitos no seu blog com a intenção de ranqueá-lo de forma orgânica nas primeiras posições das ferramentas de pesquisa como o Google, Bing, Yahoo etc.

Essa técnica é muito utilizada com estudos de palavras-chave juntamente com a análise do comportamento de pesquisa dos consumidores (na qual conseguimos definir quais termos são mais pesquisados por determinado nicho). 

SEO e resultados de análise

“Tudo começou no ano de 1995, às três horas da manhã em plena segunda-feira. Heyman estava em casa, quando o telefone toca e um cliente da empresa de desenvolvimento de audiências da qual era vice-presidente, a Cybernautics, grita no outro lado da linha: ‘Por que nós não aparecemos antes da quarta página?’


A voz do outro lado da linha era do gerente da banda de rock Jefferson Starship. Ele queria mostrar para o promoter de uma casa noturna que eles eram tão legais que tinha até um site (lembrando que em 1995, a internet ainda era algo novo).
Mas, ele não lembrava a URL (link) da página, então pesquisou ‘Jefferson Starship’ em um site de buscas. A indignação apareceu quando ele percebeu que a página não aparecia entre os primeiros sites da lista de pesquisa.


No dia seguinte, Heyman chegou a Cybernautics e definiu que o objetivo da empresa tinha mudado e, a partir daquele momento, eles iriam atrás de resultados nas primeiras posições! Na época, o que ditava os resultados das buscas orgânicas era quantas vezes as palavras-chaves apareciam no site (hoje, essa relação ainda tem peso na hora do ranqueamento, mas é apenas uma das mais de mil atribuições que o Google impõe para conquistar as melhores posições).


Assim que perceberam isso, Heyman pediu aos designers que escrevessem as palavras “Jefferson Starship” diversas vezes, em fonte minúscula e na cor preta, contra um fundo de tela preto, atitude hoje extremamente mal vista e condenada pelo Google, conhecidas como Black Hat. Pouco tempo após a modificação, a página da banda voltou a ocupar o topo da lista de resultados em sites de busca.”

(Trecho retirado e adaptado do livro “Net Results: Web Marketing That Works” de 1998 escrito pela empresa Cybernautics)

Ainda existe uma outra versão para a origem do termo SEO, a qual mostra que o termo é uma criação da Multimedia Marketing Group (MMG), empresa online de John Audette, que possuía páginas no início de 1997 e que já mencionava o termo Search Engine Optimization

Como funciona o SEO?

As palavras-chave, hierarquia de títulos (H1, H2, H3…) e formatos de publicação precisam ser pensados de forma que o público-alvo as encontre. Um exemplo, se você pesquisar no Google “Carros esportivos”, você espera  encontrar exatamente essa informação nas primeiras posições da pesquisa certo?

As empresas que estão nas primeiras colocações do Google estão fazendo um trabalho de SEO muito bom, pois estão com conteúdos relevantes, palavras-chave, títulos organizados dentro da matéria e imagens com atributo ALT preenchidos, o site provavelmente já conseguiu um ranqueamento alto em Autoridade de Domínio (DA) e a página que leva o conteúdo possui um bom índice em Autoridade de Página (PA).

Além disso, precisamos sempre pensar em otimizar o site/blog para acessibilidade em todos os dispositivos (sites responsivos), arrumar sempre as cadeias de código de programação e observar o tempo que leva para carregar a página.

Métricas de SEO e KPI’s

Vamos observar agora algumas métricas e KPI’s (Key Performance Indicator) que você precisa ficar atento. Sabemos que cada negócio possui as suas particularidades, então fique de olho para analisar os KPI’s do seu nicho!

  • Tráfego

O Tráfego é relacionado ao volume direto de visitas no seu blog e/ou site. Os visitantes chegam por meio de pesquisas orgânicas, links de referência, pesquisas pagas, e-mails marketing etc. Nosso foco aqui é observar os acessos pelo tráfego orgânico (pode ser medido pelo Google Analytics). O ideal é permanecer em um crescimento contínuo de visitantes novos. 

  • Tempo de sessão

Podemos observar o tempo de visita por página que quanto maior, melhor! Essa métrica de visualização representa interesse nos conteúdos postados e isso gera maior relevância para o seu site em ferramentas de pesquisa. A melhor forma de aumentar esse tempo de leitura é criando conteúdos interessantes e focados em UX Writing (escrita focada em engajamento)

  • Páginas visualizadas

Esta métrica é essencial para verificar a permanência do público em seu site, ajuda a observar os conteúdos mais acessados e entender o que os clientes estão em busca quando acessam a sua página.

Você pode otimizar ainda mais as suas estratégias de SEO. Faça um planejamento de link building, encontre programadores focados em otimização de plataformas, crie uma lista de palavras-chave onde quer ranquear e foque em conteúdos relevantes.

Link Building

Link Building é uma técnica utilizada para melhorar o rankeamento dentro das ferramentas de pesquisa por meio de compartilhamento de links em outros sites, comentários, troca de conteúdos e otimização de materiais. Conheça mais detalhes:

Back Link: é quando algum blog posta algum tipo de conteúdo e no meio dele temos um link direcionando para o seu site. Pode ser feito em comentários de blogs, fóruns e sites que falam sobre o mesmo nicho. 

Guest post:  uma empresa pode entrar em contato com outras solicitando uma troca de posts e conteúdos ricos. Essa prática, chamada de Guest post, trata-se desta troca de conteúdos de uma forma que não pareça uma campanha ou promoção, mas sim um material que direciona para a respectiva funcionalidade

Correção de Link Quebrado: O segredo aqui é encontrar links que estão quebrados em sites e utilizá-los como redirecionamento para os seus conteúdos. Essa técnica é a mais demorada, mas pode trazer ótimos resultados se forem encontrados sites com PA e DA alto e com links quebrados dentro das matérias!

Troca de Links: bem parecido com a Correção de Link Quebrado, mas a diferença é que aqui você oferece ao dono do blog um link do seu conteúdo para alguma parte do material dele. Exemplo: caso você tenha uma empresa de jogos digitais e dentro do conteúdo de um blog você encontra um texto que mostra os melhores jogos do ano, você poderia solicitar uma troca de links.

O SEO é algo essencial para uma vida longa em seus negócios, com ele bem estruturado você economiza com mídias pagas, gera tráfego e vendas, fortalece a sua marca e ainda supera os seus concorrentes! Está precisando de ajuda para melhorar o SEO da sua empresa? Conte com a Thatto, nós te auxiliamos em todo o processo de otimização!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Converse com a gente!