Storytelling e a importância da narrativa para sua marca

Storytelling e a importância da narrativa para sua marca

Storytelling é uma tendência do momento.

Ele é a capacidade de contar histórias de maneira relevante. Onde recursos visuais são combinados com as palavras. Uma forma de promover seu negócio sem precisar existir uma venda direta.

Essa técnica é muito mais persuasiva do que invasiva. Ela busca cativar seu público-alvo. Contar uma história com vocabulário rico, enredo inteligente e provocativo, personagens que provocam identificação e, junto com elementos visuais de suporte, sua marca cria uma narrativa que apresenta o produto de maneira sutil. Com isso, você se aproxima mais do seu público.

Qual é a importância do Storytelling para minha marca?

A maioria dos consumidores gosta de ver e ler histórias envolventes, com personagens reais ou que trazem pontos de identificação para nós. Não é segredo nenhum que os shoppers de hoje em dia gostam de consumir produtos que tenham um algo a mais por trás. Por isso que, na hora de pensarmos em ações de publicidade, não basta apenas falarmos sobre os produtos e seus preços.

Já ouviram aquela máxima: não venda a furadeira, venda o furo na parede? Então, é disso que estou falando aqui. Qual é a última propaganda que você se lembra? Ela fez você se emocionar? Levantou um questionamento? Trouxe algum sentimento seu à tona? Pois é, nós temos a tendência de ficarmos marcados por propagandas que mexem com nosso emocional.

Dentro da técnica do Storytelling, a empresa pode ajudar a contar histórias que mostram seus valores e crenças, o estilo de vida que a sua marca defende. Lembra quando falamos de branding, e como as pessoas estão comprando produtos pelo que eles significam mais do que pelo que eles são? Então, storytelling é sobre isso!

Separei aqui 05 dicas rápidas para aplicar esse conceito na sua marca!

  1. Autenticidade

Primeiro temos que entender que clientes valorizam honestidade, então seja fiel à mensagem que você quer passar, use detalhes e personagens reais.

  • Escolha os personagens certos

Todo mundo gosta de heróis e vilões. As boas historias sempre são casos de “Bem vs. Mal”. Seu vilão pode ser o problema de seu cliente, e o herói a solução que você tem a oferecer. Por isso, procure personificar os valores da sua marca.

  • Faça uso de gatilhos mentais

Quando utilizadas de maneira assertiva, cores e formas podem estimular certas respostas dentro do nosso cérebro. Então, utilize essas ferramentas como gatilhos mentais para alcançar respostas dentro de seus objetivos.

  • Pense no formato

Como a história será veiculada? Será através de imagens? Um texto no seu blog? Uma série de vídeos no YouTube? Pense muito bem, pois o formato que irá definir se sua tática terá o efeito desejado ou não.

  • Estruture sua narrativa com cuidado

Pense em todos os detalhes, desde inicio, conflito e resolução até os pequenos detalhes ao longo da narrativa. Fique atento ao ritmo que será imposto, mantenha seu público intrigado e ligado na história até o final.

Deu para entender um pouco mais sobre esse conceito? Na forma em que consumimos conteúdo atualmente, as narrativas são fundamentais para criar um vínculo entre a marca e seus consumidores. Procure investir em criar uma história para sua marca e depois conta pra gente como foi!

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