A principal função de um catálogo de produtos é apresentar o seu portfólio de produtos e serviços, de uma forma completa e detalhada, para os seus potenciais clientes, parceiros e investidores. Ainda hoje, o catálogo é considerado uma das principais ferramentas de vendas, já que por meio dele o consumidor consegue ter uma boa ideia do que a sua empresa tem para oferecer.
Porém, a empresa tem que investir no desenvolvimento do catálogo, para ele ser preparado com cuidado e qualidade. Por exemplo, é necessário que o catálogo contenha apenas imagens de qualidade, para permitir que os produtos sejam bem visualizados. As informações devem estar o mais completas possível e o design deve ser bem trabalhado, para o produto final não ser poluído.
Quando o principal objetivo do catálogo é demonstrar os produtos que sua empresa tem a oferecer, é necessário colocar mais de uma imagem dele. Imagens em variados ângulos são uma ótima ideia, porque eles permitem que o seu cliente tenha uma visão mais palpável do item.
Ter um catálogo é uma vantagem muito grande para sua marca, ainda mais perante a sua concorrência. As empresas que não investem em catálogo, seja ele impresso ou digital, estão deixando de lado uma forma sofisticada de apresentar o produto. Estão deixando passar todas as vantagens que o catálogo apresenta para uma marca.
Quais as desvantagens de não ter um catálogo?
Não possui um auxílio para o argumento de vendas: as empresas que não possuem catálogo, não têm uma ajuda óbvia na hora de negociar. Elas não conseguirão apresentar os produtos da mesma forma de quem tem o material a mão.
Na hora da venda, o catálogo é uma forma de apresentar todos os benefícios de um produto, mostrar imagens e etc. Porém, sem esse auxílio, o vendedor acaba perdendo argumentos por não ter um material interessante para mostrar para o cliente.
Perde credibilidade, porque não parece profissional: quando uma empresa não tem nenhum material de apoio na hora das vendas, passa uma impressão pouco profissional. Isso faz com que ela também perca credibilidade perante seus clientes. Além disso, as informações extras que um catálogo traz, também influenciam positivamente. Quando uma pessoa tem mais informações sobre um produto, as chances de concluir a compra, são muito maiores.
Uma empresa que possui esse material ganha credibilidade, consolidação da sua imagem profissional, maior destaque em seus produtos e materiais para que seus vendedores fechem negócios de maneira mais assertiva.
Falta personalização para a marca: seguinte, quando você monta um catálogo para sua empresa, você monta ele do jeito que for o melhor para seu negócio. Isso é fato! Por isso, os catálogos são materiais altamente customizáveis. Quem escolhe o número de páginas, quantidade de produtos, cores, design e conteúdo é você.
As empresas que não possuem esse tipo de material, perdem na customização. Para ter um catálogo customizado, a melhor ideia é sempre contratar um serviço profissional que irá fazer o seu material da melhor forma, como a Publiks.
Falta facilidade na hora de se comunicar com fornecedores e distribuidores: um bom catálogo não é somente para a comunicação com os clientes, também serve para fornecedores e distribuidores observarem o seu portfólio e entenderem quais os serviços que você precisa. As empresas que não possuem catálogo têm muito mais dificuldade nesse momento do que as que possuem.
Com todos esses tópicos, você conseguiu entender um pouco mais sobre o porque que a sua empresa precisa investir nesse material? Pense nisso! Se precisar de um catálogo, impresso ou digital, fale com a Publiks!