Catálogos de produtos são uma ferramenta básica de venda direta e, desde que surgiram, se tornaram um fenômeno ao redor do mundo. No Brasil, os catálogos já possuem pelo menos 60 anos. Em 1942, a marca Hermes foi a primeira empresa a utilizar os catálogos de produtos para vender relógios. Depois da estratégia ter funcionado muito bem, passou a vender muito mais itens.
Desde então, o catálogo é bastante procurado quando a intenção é vender mais e gerar mais credibilidade para a marca. Já foi adaptado para o mundo digital e possui diversas vantagens, entre elas a capacidade de conseguir mais alcance e visibilidade.
Um exemplo, os catálogos da Hinode foram recentemente adaptados, tornando-se uma revista de beleza, com dicas para os clientes aprenderem a se cuidar mais. Para que o catálogo de produtos faça sucesso, ele precisa ser atrativo, com boas imagens e ter uma linguagem leve e acessível. Os catálogos devem sempre lembrar de datas comemorativas, para que ele seja priorizado e visto pelo maior número de pessoas.
Outro exemplo, e uma boa dica de uso do catálogo nas datas especiais é o Submarino. A marca disponibilizou catálogos promocionais para todos os clientes cadastrados, e a tática funcionou. Em uma ação de Dia dos Namorados, o Submarino conseguiu dobrar perante o ano anterior.
Essa ferramenta vai ajudar você a aumentar sua base de clientes e, ao mesmo tempo, expor todos os itens que sua empresa oferece de forma prática e com a facilidade de o interessado já estar conectado com o site de vendas, podendo assim fazer a compra imediata de qualquer item.
O ideal é ter catálogos de produtos digital e impressos, assim você vai vender mais ao combinar a potência de vendas das duas ferramentas. Principalmente, porque os catálogos digitais possuem funcionalidades avançadas, que permitem a implementação de formulários de contato ou disponibilizar a compra diretamente do catálogo. Isso faz com que seus catálogos possam ser uma loja virtual disponível 24/7.
Porém, para que todos esses benefícios sejam alcançados, é necessário pensar nas estratégias que vão deixar o seu catálogo digital mais atrativo. Vamos falar com um pouco mais detalhes sobre as dicas do que o seu catálogo precisa ter para vender mais!
Você sabe o que os catálogos de produtos precisam ter para vender mais?
1 – Foque na capa perfeita
Impresso ou digital, a capa do catálogo de produtos também é muito importante, pois ela tem uma função de apresentação. Se o público se identificar com a sua capa vai ter vontade de olhar os seus produtos. Do contrário, seu catálogo pode não ganhar o clique. Uma dica é colocar informações sobre descontos e promoções para chamar a atenção e incentivá-lo a dar uma olhadinha nas demais páginas.
2 – Crie um conteúdo nota 10
O conteúdo está sendo cada vez mais valorizado nos materiais para vendas. Isso acontece porque o texto tem como objetivo criar um relacionamento com o público a partir de informações interessantes. Pensando nisso, é possível inserir conteúdo personalizado que combine com o universo do seu público-alvo. Só tenha cuidado: é preciso focar nas imagens dos produtos, então crie conteúdos curtos e leves para não poluir a página e cansar os leitores.
3 – Mantenha o catálogo atualizado
Nada pior do que uma plataforma de vendas desatualizada. Ter um catálogo sem constantes atualizações é um verdadeiro “tiro no pé”, pois isso pode ocasionar problemas com um consumidor que queira obter um item que não está mais disponível ou veja um conteúdo fora de época (exemplo: dia das mães no mês de julho). Esse tipo de prática gera má impressão para o negócio, pois demonstra falta de atenção. Portanto, para ter um catálogo digital que funcione bem, não deixe de atualizá-lo sempre que necessário.
4 – Invista na comunicação via e-mail
Por ser um canal de comunicação muito usado para fechar negócios, o e-mail é uma poderosa ferramenta de marketing. Por isso, não se esqueça dele na hora de divulgar seu catálogo. Mande um e-mail para os seus clientes informando sobre o seu catálogo. Outra dica é enviar newsletters para comunicar promoções e descontos. Conte com uma agência de comunicação para te ajudar com essa ação.
5 – Escolha um design apropriado
O design do seu catálogo digital é extremamente importante (Inserir link do post sobre o design do catálogo). Para não errar, sempre pense no seu público-alvo e no que ele se interessa. Somente a partir dessas informações é possível pensar nas melhores estratégias para as imagens, cores, fontes e demais elementos.
Agora que você já sabe as principais estratégias para fazer com que o seu catálogo de produtos amplie as vendas dos seus produtos, que tal deixar a elaboração com a gente? Aqui na Publiks somos especializados na criação de catálogos. Peça um orçamento sem compromisso.